JORGE NAGAO: Escolhas

 

“O destino é uma questão de escolha”. (Augusto Cury)

 

Brazuca foi o nome escolhido para a nossa Jabulani para a Copa-2014, numa eleição que pouca gente deu bola. Agora a Fifa se superou com as sugestões para o nome do mascote: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco? O pobre do tatu-bola vai carregar um destes nomes horrorosos e nós teremos que conviver com ele. Tatudo errado, mas tatudo decidido não há o que fazer, a não ser o “juris esperniandi”, o direito de espernear e lamentar.

Quantas pessoas sofrem porque seus pais escolheram nomes inadequados e algumas depois se vingam repetindo o nome nos filhos: Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado Junior.

Excetuando as tragédias, tempestades ou acidentes a que estamos sujeitos, podemos escolher sempre. TV ou livro? Cerveja ou coca-cola? Sair ou ficar? Malhar ou meditar? Rezar ou chorar? Este livre arbítrio molda a saúde, o caráter, o afeto ou o respeito que os outros terão por nós. Escolha bem, portanto.

Paulistanos, em breve, escolherão o novo prefeito. O favorito é uma incógnita. Se ele vencer, vamos ter que engolí-lo como engolimos Zagallo, Collor, Pitta e outros. Ninguém é perfeito mas escolha bem o prefeito.

Por ter escolhido o Palmeiras, seus torcedores estão sofrendo muito. Muitos escolhem apoiar o time, outros preferem depredar o clube ou agredir diretores ou jogadores. Escolhas.

Ser pessimista ou otimista é uma escolha. O pessimista diz que é realista e que o otimista é um cara mal informado. O otimista, que acha que tudo está ótimo, diz que o pessimista é mal-humorado, chato e depressivo. Cada um que colherá o que plantar/escolher: o péssimo ou o ótimo.

Chefe a gente não escolhe. É imposto, como o imposto de renda, então escolha, sem ser puxa-saco, a melhor postura para o bem de todos e felicidade geral da seção.

Escolher o síndico pode garantir tranquilidade ou dor de cabeça. Edifício mas, more na jogada, e escolha o sujeito com domínio de todas as habilidades para que a casa não caia.

Escolher um amor é correr o risco de não ser escolhido pela pessoa amada. O coração erra muito em suas escolhas como atestam as canções de amor e desamores. Faça boas escolhas para ser bem escolhid@.

Amigos você tem muitos no facebook, mas quantos são de verdade? Se escolher um amigo-da-onça, você ficará num mato sem cachorro. Cuidado com as escolhas.

Vestibulandos e concurseiros estão ansiosos com as provas que vêm por aí. Escolham a alternativa certa: estudar muito. E boa sorte.

Estar inadimplente ou ser um poupador é fruto de suas escolhas passadas. Se escolheu mal, a velha receita está gasta mas funciona: escolha gastar menos do que ganha.

Faça boas escolhas e tudo vai ficar bem.

 


*Jorge Nagao é colunista do site Primeiro Programa (www.primeiroprograma.com.br). E-mail:jlcnagao@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

AKIRA SAITO: SUNAO   “O poder de um grande líder em mandar, está diretamente ligada à capacidade que este teve em aprender a obedecer.”   Nas artes ma...
JOJOSCOPE: Oriente-se: ampliando fronteiras     A Pós-Graduação de História da Arte da Unifesp e o  Grupo Outros Orientes realizam o 1º Encontro de Pesquisadores de Arte Orie...
MUNDO VIRTUAL: Privacidade e o local de trabalho Os recursos tecnológicos trazem inúmeras comodidades à nossa vida, em áreas que muitas vezes nem imaginamos, mas também trazem ônus e restrições, pois...
AKIRA SAITO: Garra de Campeão   “Quando entramos em uma competição em que a bandeira do nosso grandioso País está em nosso peito, a garra floresce de forma inexplicável” &nb...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *