JORGE NAGAO: Os Maias, Segundo Burraldo

O Burraldo era um aluno de um programaia humorístico de 1900 e hebecamaiargo. O ator Germaiano representava este estudante desengonçado, estrábico, que usava óculos tipo fundo de garrafa. A leitura de suas hilárias redações era uma das principais atrações do “Balança mas não cai”. O espírito burraldino baixou em mim e fiz o download da sua “discomposição” sobre os Maias. Se você nunca viu/ouviu falar nele, certamente não apreciará este neo-Burraldo, maia, tudo bem. Se quiser, maiar, maia.
Os Maias
Os maias viveram na Amaiaca Central e do Norte especialmente no país dos maiariachis, dizem os historiadores. Maias eu acho que o Brasil foi a pátria-maiãe deles. Foi, não, ainda é. Eles estão por aí se maianifestando em todas as áreas. Por exemplo, quem é a maiaral do Brasil? Dilmaia. Quem maianda na Economia? O Maiantega. O que mais se vê neste país? Maiaracutaia. Maias friends já pensaram em políticos maiandrakes como Sarney, do Maianhão, amigo do Collor, o caçador de maiajás, e do Maialuf. Ah, e ainda tem o Cesar Maia e o deputado Rodrigo Maia, dois maias sem alça, segundo a maiaoria dos cariocas.
Qual é a maior paixão do brasileiro? O futebol de Maiané Garrincha que reinava no Maiacanã, na cidade maiavilhosa. Na CBF, após a fuga do maiaquiavélico Ricardo Teixeira, assumiu o José Maria Maiarin. E quem é a gandula mais maianhosa e famosa? Fernanda Maia que passou a bola pro Maiacossuel que lançou pro Maiárcio Azevedo que tocou pro Loco Abreu que maiacou o gol.
Grandes artistas? Tim Maia, Maiatinho da Vila, Maiarisa Monte, Dorival Caymmaia que cantava assim: “O maia quando quebra na areia é bonito, é bonito…” Jorge Benjor criou o hit “Maias que nada”. Chico César criou fama com Maiama África. “Sonho maiaeu” aconteceu com a Maiaria Bethânia. E quem não se lembra dos Maiamonas Assassinas?
Na programaiação da TV: os jovens curtem Maiação; no canal Viva ainda passa a minissérie Os Maias; na Globonews, tem o Maiahatan Conection. E, de vez em quando, passa “Maia fair lady”, de maiadrugada.
Ditados maias populares: cada maiacaco no seu galho; quem não é cumaiandante é pau-maiandado (royalties para os cassetas); quem semaia vento, colhe tempestades; quem tem boca vai à Romaia; não deixe para amaianhã o que você pode fazer hoje; cada louco com a sua maiania; camaiarão que dorme a onda leva; errar é humaiano; a maiantira tem perna curta; água maiansa não forma bons marinheiros; têm muito maias por aí.
A escola de samba mais badalada? A Maiangueira.
Quais são os quadrinhos mais vendidos no Brasil? Maiangá, aqueles desenhos maiade in Japan.
Quais as lutas da moda? UFC, Maiauy Thai e MMAia. Ai!
O primeiro maiandamento, qual é? “Amaia Deus sobre todas as coisas”.
Os maiares escritores do Brasil? Maiachado de Assis e Guimaiães Rosa.
Os pastores mais famosos? Edir Maiacedo e Maiafaia.
O arquiteto mais famoso? Oscar Nyemaiar.
Um comaiadiante popular? Sergio Iéié Maiandro.
O humorista mais lido? José Simaião.
O pioneiro de nosso cinema? Maiazzaropi.
Nos primeiros dias de maiao, onde aconteceu a maiarcha da maiaconha? No Rio, onde, em 1988, apareceram maialhares de latas de maiaconha, na praia, pra alegria dos maialucos.
Alguns amigos se lembrarão do simpático casal Maia, da Maiatropolitana Av. Paulista: Elisa e Batata Maia que se mudaram, de maia e cuia, pra Maianaus. Não confunda Maia com a Tereca que era de outra civilização maiaxicana.
Domingo é o dia das maiães. Parabéns às mães Maiagarida, Fatimaia, Maiaricy, Maiatê, Maiarelena, ah, são tantas que nem lembro maias. Vocês mãerecem uma viagem maiavilhosa para Maiami.
Os maias previram que o mundo se acabará em dezembro. Pior, pode virar fumaiaça ainda no primeiro semestre se o Corínthians conquistar a Libertadores. Você confia num bando de loucos? Sou Burraldo mas acho que será o fim do mundo. Neymaia, help, maya day! Mamaia mia!

*Jorge Nagao é colunista do site Primeiro Programa (www.primeiroprograma.com.br). E-mail: jlcnagao@uol.com.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SILVIO SANO: Vamos nos contagiar… em verde e...   Antes de tudo, não creio que esteja sendo repetitivo por trazer aqui o mesmo tema da semana passada visto que se o próprio título indica...
MUNDO VIRTUAL: Críticas a agentes políticos atravé... Como apaixonado pelas questões ligadas ao mundo virtual, trago aqui mais um paralelo com o mundo real, que considero importante para o bom exercício d...
JORGE NAGAO: Ruas da Liberdade e poema Ruas da Liberdade I A maioria das pessoas que circula pelo bairro oriental não tem a mínima ideia da origem do nome das ruas. Curioso, fiz esta ...
ERIKA TAMURA: Japão, exemplo em atendimento ao cli... O Japão é um dos melhores países, senão o melhor, em respeito ao cliente. Para nós, brasileiros, isso é um diferencial, afinal, no Brasil, o atendimen...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *