SILVIO SANO: O povo não sabe votar… O nikkei sabe?

 

Há muitos anos, quando Pelé afirmou que o povo não sabia votar, recebeu uma saraivada de críticas por isso. De minha parte, sempre concordei com ele, mas com a ressalva de que o fato tinha a ver com a formação geral e falta de informação… Desse povo. Tanto que, com a melhora nos índices educacionais nacionais e o advento da internet, com as informações mais facilmente ao alcance de todos (que tenham computador), desde então a situação já mudou um pouco, apesar dos ainda Tiriricas da vida. Se bem que, neste caso, é mais devido ao outro caráter típico do brasileiro, do esculacho, de levar tudo na brincadeira.

Aliás, mais uma das razões daquela afirmação que citei em artigo anterior de que “O Brasil não é um País sério”. Daí porque ainda temos altos índices de abstenção nas eleições… “Porque, afinal, a praia nos espera, né”. Até acho que essa indiferença do povo em relação à importância do próprio papel perante a Nação é que também deve ser o terror dos institutos de pesquisas que não acertam uma! Se bem que há também outras explicações. Bem entendido.

E quanto aos nikkeis, não só tidos como também comprovados de que, na média, têm índice de escolaridade dos mais altos do país e que, em princípio, também estão bem informados… Por suas situações econômicas, médias, também das melhores? Bom, para se eleger um consanguíneo já provaram que não estão preparados.

Afirmo isso não porque seja meu desejo, mas porque é o de muitas associações ávidas pelas emendas parlamentares que eles trazem a seus eventos… Mas nem tanto assim para levá-los àquelas Casas, conforme já debatido aqui.

E como se portam quanto aos poderes executivos? Uma parte até que está preocupada com os rumos da Nação, mas a outra apenas com as conquistas de seus status sociais. Esta ainda não percebeu que para usufruí-las, depois, há de se ter “clima” para isso e que, por suas posturas, poderão acabar se transformando em parceiros… Ou cúmplices do que poderá vir a ser seus cotidianos.

Vamos ver como se portarão, agora, no 2º turno já que são apenas dois candidatos e que, portanto, não perderiam muito de seus tempos para compará-los! A opção de ser cúmplice ou parceiro é de cada um! Né, não?!

 

 

*Silvio Sano é arquiteto e escritor. E-mail: silviossam@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Sem qualquer ar... Sem qualquer arrependimento   Que sensação é esta em que O tempo do agora não clama por saudade Nem a idade que marca na pele Uma cor cinza d...
AKIRA SAITO: APEGO OU DESAPEGO “Muito se diz, mas pouco se faz, o importante é ter equilíbrio e bom senso”   Dizemos que no Budô (Caminho Marcial) tudo é um paradoxo, e no ...
MUNDO VIRTUAL: Armazenamento de dados em condomíni... Nos dias atuais, em nome da praticidade e da segurança, os condomínios passaram a implantar a informatização nas portarias de acesso, garagens e áreas...
AKIRA SAITO: Os benefícios da prática do Budô As Artes Marciais japonesas são regidas pelos conceitos samurais de caráter e de honra. A este conjunto de regras e conceitos dá-se o nome de Budo que...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *