COMÉRCIO: Haddad sanciona lei que simplifica obtenção da Licença de Funcionamento

 

O prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou no último dia 16 o Projeto de Lei 238/2013, que elimina burocracias para a obtenção de licença de funcionamento de estabelecimentos em imóveis com até 1500 m². Na prática, a lei dispensa a apresentação do Habite-se (documento emitido pela Prefeitura que atesta a conclusão da obra), Auto de Vistoria, Alvará de Conservação, Auto de Conclusão, Certificado de Conclusão e Auto de Regularização relativos à edificação para a obtenção da Licença de Funcionamento.

 

O prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou no último dia 16 o Projeto de Lei 238/2013, que elimina burocracias para a obtenção de licença de funcionamento de estabelecimentos em imóveis com até 1500 m² (Foto: Aldo Shiguti)

 

Em outras palavras, a lei – que ainda precisa ser regulamentada – desvincula o imóvel da atividade econômica. Ou seja, se o prédio ou edificação em que o comércio está instalado estiver com sua situação irregular (sem o Habite-se, por exemplo), continuará irregular, mas o comerciante poderá sair da ilegalidade.

O projeto foi apresentado pelos vereadores do PMDB, Ricardo Nunes, Calvo, George Hato e Nelo Rodolfo. Em entrevista ao Jornal Nippak, George Hato explicou que a cidade de São Paulo “possui muitos estabelecimentos comerciais que não estão legalizados devido à burocracia para se tirar o documento necessário para o seu funcionamento”.

 

O comércio do bairro da Liberdade deve ser beneficiada com este novo Projeto-lei. (Foto: Aldo Shiguti)

 

De acordo com a Secretaria da Coordenação das Subprefeituras, atualmente há aproximadamente 2 milhões de pessoas jurídicas com CNPJ cadastradas na cidade, enquanto existem apenas 380 mil licenças de funcionamento emitidas. Com a desburocratização, estima-se que cerca de 1 milhão de pequenos empreendedores possam regularizar suas atividades.

Com a nova legislação, o responsável terá de garantir a segurança do estabelecimento apresentando atestado em que garante que cumprirá a legislação vigente sobre as condições de higiene, acessibilidade, segurança de uso, estabilidade e habitabilidade da edificação. O documento deverá ser assinado em conjunto com um responsável técnico legalmente habilitado e apresentado à subprefeitura da região do estabelecimento.

Outros documentos específicos – como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para locais de reunião ou atestado da Vigilância Sanitária para o comércio de alimentos- seguem obrigatórios.

 

 

Vereador George Hato com o Prefeito Haddad (foto: divulgação)

 

Avanço – Na assinatura da sanção, o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Chico Macena, ressaltou que apesar de não se exigir mais o Habite-se para emissão da licença de funcionamento de negócios em imóveis menores, não existe anistia para a obra e a construção. “Não é anistia. Pelo contrário. Todos os imóveis que se encontram irregulares, o seu processo junto a Prefeitura, seja ele administrativo ou no Judiciário, correrão em paralelo”, afirmou. “Estamos separando a atividade econômica da regularização do imóvel”, disse. ”Estamos falando de uma cidade que está ilegal e queremos levá-la para a legalidade”, afirmou Macena.

“Trata-se de um grande passo rumo a modernização da cidade de São Paulo”, comemorou George Hato.

 

(Aldo Shiguti, com o site da Prefeitura de São Paulo)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ABASTECIMENTO: Secretária estadual de Agricultura ... Na tarde de sexta-feira (13), a secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamaschi participou da abertura oficial da 53ª Festa do ...
COMUNIDADE: Cônsul visita obras do Centro Cultural... O cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, visitou, no último dia 18, as obras do Centro Cultural da Aliança Cultural Brasil Japão, no ba...
Nikkey Palace Hotel comemora Dia das Mães no dia 1... O Nikkey Palace Hotel preparou um Almoço Especial para o Dia das Mães. Pelo segundo ano, o hotel, localizado no coração da Liberdade, traz para o bair...
MÚSICA: O cantor Joe Hirata fechou o ano de 2015 ... JOE HIRATA – O cantor Joe Hirata fechou o ano de 2015 como começou: com muito trabalho. No dia 12, o cantor esteve em São José do Rio Preto, no clube ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *