Comissão Organizadora divulga atrações do 7º Nikkey Matsuri

O 7º Nikkey Matsuri, tradicional festival de cultura japonesa e que este ano será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril no campo do Clube Escola Jardim São Paulo (ao lado da estação Jardim São Paulo/Ayrton Senna do Metrô, na zona Norte), terá como tema o Kabuki, forma de teatro do Japão.

De acordo com a Comissão Organizadora, a ideia é fazer com que mais associações, clubes, entidades e associações nikkeis se envolvam com a realização do evento, que já conta com co-promoção de 11 entidades da comunidade nipo-brasileira, principalmente da zona norte de São Paulo. E, pelo jeito, a semente já surtiu efeito. Pela primeira vez, a Associação Cultural e Esportiva Okinawa Carandiru estará participando da organização.

“Na verdade, o Nikkey Matsuri nasceu com o propósito de integrar a comunidade nikkei com os paulistanos, especialmente os da região, além de intensificar o intercâmbio com outras entidades nikkeis de São Paulo”, conta o presidente da Comissão Organizadora, José Kanashiro.

Segundo ele, a parceria tem sido uma marca registrada do Nikkey Matsuri e um dos motivos para o sucesso do evento. “Trata-se de um evento que cresce a cada ano e cada vez mais se consolida no calendário da cidade e do Estado de São Paulo”, explica Kanashiro, lembrando que, por iniciativa do vereador Ushitaro Kamia (PSD), o Nikkey Matsuri, a partir de 2010, passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo e em 2011 passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo, numa iniciativa do deputado estadual Hélio Nishimoto.

“Sem esses parceiros não seria possível a realização de um evento deste porte. Através de emendas parlamentares à Prefeitura, o vereador Ushitaro Kamia garante toda a infraestrutura de palco, passando pela iluminação e tendas. Com o trabalho conjunto do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) e do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo disponibilizou recurso no valor de R$ 60 mil para o Nikkey Maturi deste ano”, comenta o coordenador de palco, Yoshio Imaizumi.

Responsável pelas atrações do evento, Imaizumi antecipa algumas novidades. “Já estão confirmadas as presenças dos cantores Joe Hirata e Karen Ito. Nos dois dias teremos a participações das bandas Uchiná e Heroes, muito conhecidas na comunidade okinawana, além do grupo de taikô de São Carlos, que no sábado estará comandando um workshop e apresentação de matsuri dance”, revela Imaizumi, acrescentando que outro destaque será a realização, pela primeira, do Concurso Miss Nikkey Matsuri, que deve reunir 20 candidatas.

Para José Kanashiro, além das atrações, outra preocupação deste ano, a questão burocrática, já foi sanada para alívio da Comissão Organizadora. “Me encarreguei de resolver pessoalmente os problemas de documentação e já está tudo ok com a Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, a CET e a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer”, assegurou Kanashiro, acrescentando as melhorias na infraestrutura e na decoração têm sido o objetivo permanente da Comissão Organizadora. Para melhorar o atendimento ao publico, as atividades do 7º Nikkey Matsuri, a exemplo do ano passado, serão realizadas no espaço do campo de futebol do Clube Escola. Neste ano, teremos também uma concorrida praça de alimentação e cerca de 40 bazaristas”, conta Kanashiro, que espera um público estimado em 40 mil visitantes nos dois dias de evento.

(Aldo Shiguti)

SERVIÇO

7º Nikkey Matsuri

Quando: Dias 31 de março e 1º de abril, das 10 às 20 horas

Onde: Clube Escola Jardim São Paulo, com acesso pela Rua Viri, 425, no Jardim São Paulo, ao lado do Metrô Jardim São Paulo/Ayrton Senna.

Mais informações no site: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

Related Post

ANDRADINA: 1º Encontro de Mulheres Nikkeis tem par... A prefeita Tamiko Inoue recebeu em seu gabinete, no último dia 4, a cônsul-adjunta do Japão, Hitomi Sekiguchi, e a presidente da Sociedade Brasileira ...
COMUNIDADE: Consulado e Bunkyo comemoram aniversár...   O Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realizou nesta quinta-feira (5), no Museu Histórico da Imigração...
NITEN: Grupo de Jovens participa de campanha em pr...   O Hayabusa-kai – Grupo de Jovens do Instituto Niten – promoveu mais uma ação social. Depois da Pastoral da Criança da Igreja São Miguel Arca...
SÃO BERNARDO DO CAMPO: ‘Japão em São Bernardo’ esp... A União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo, entidade que reúne quatro associações – União Cultural Nipo-Brasileira de São Berna...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *