COMUNICAÇÃO: Ihoshi participa de maior Congresso de telefonia móvel do mundo

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da Câmara Federal, participou do evento com o objetivo de trazer novidades que pudessem ampliar a cobertura e os serviços desse setor no Brasil. (foto: divulgação)

Dentre as novidades encontradas pelo deputado para trazer ao Brasil estão a tecnologia 5G e aplicativos que podem ajudar o consumidor e o serviço público a economizarem

As mais novas soluções voltadas para a ampliação da rede de telefonia móvel e banda larga foram apresentadas e debatidas entre os dias 24 e 27 de fevereiro no GSMA Mobile World Congress, maior congresso de telefonia móvel do mundo, em Barcelona, na Espanha. O deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da Câmara Federal, participou do evento com o objetivo de trazer novidades que pudessem ampliar a cobertura e os serviços desse setor no Brasil.

O congresso, realizado há mais de 10 anos pela Associação Internacional da Indústria Móvel, atrai executivos das maiores e mais influentes operadoras móveis do mundo, empresas de software, fornecedores de equipamentos e companhias da internet. O evento também reúne delegações governamentais de todo o globo. Neste ano foram 74.

A delegação brasileira, composta por Ihoshi, pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Anatel, João Rezende, o conselheiro da Anatel, Igor Villas Boas, o secretário de Planejamento do Estado de São Paulo, Julio Semeghini, o senador Walter Pinheiro (PT/BA), e mais sete deputados federais, cumpriu uma ampla agenda de trabalho. Entre debates, reuniões e apresentações, eles se atualizaram a respeito do que há de mais novo nesta área, considerada estratégica para o crescimento e economia do país.

Logo no início do congresso, Walter Ihoshi participou de uma reunião com executivos da Nokia Solutions Network (NSN), com o intuito de buscar alternativas para suportar o crescimento do tráfego de dados para os próximos anos. Segundo o deputado, nessa conversa ficou evidente a necessidade de realização do leilão da freqüência de 700 MHz em condições que estimulem o desenvolvimento, e a aprovação da Lei das Antenas, em trâmite no Congresso Nacional. A delegação brasileira também se reuniu com os dirigentes da Alcatel-Lucent, Centro Inovação Telefônica, Cisco, Ericsson, Huwaei e Qualcomm.

As autoridades ainda participaram de painéis e reuniões que debateram a evolução da tecnologia no planeta. Conheceram as redes 5G e discutiram a ampliação da rede 4G nas capitais brasileiras em grandes eventos, como a Copa do Mundo.

Um dos principais destaques do congresso girou em torno da ‘Internet de todas as Coisas’ – que conecta todos os tipos de dispositivos, criando uma rede aberta de objetos inteligentes que podem compartilhar informações e dados. “Discutimos qual seria a capacidade dessa rede para suportar todos os serviços novos que aparecerão em breve, e que soluções aplicar. São ideias interessantíssimas”, relatou Ihoshi.

Outro debate importante foi o uso das novas tecnologias a serviço da segurança e eficiência energética. Alguns exemplos foram abordados como de sucesso, em soluções utilizadas em edificações e áreas de transporte. Em um deles, uma cidade conseguiu reduzir em até 30% o consumo de energia por possibilitar aos seus moradores o monitoramento de uso diário através de um dispositivo móvel. Essa mesma tecnologia será implementada este ano pela Inglaterra.

A pauta do último dia foi centrada em dois temas: serviços de pagamentos via dispositivo móvel celular e os aplicativos para as Cidades Inteligentes (“Smart City”).  Foi um dia voltado à apresentação dos aplicativos para vida das pessoas e para diversas áreas, dentre elas, saúde, educação, trânsito, mobilidade, informação, serviços, lazer, segurança, formação e desenvolvimento.

Para o deputado, a missão oficial foi bastante positiva. “Conhecer as novas tecnologias, tendências e visão de futuro num grande evento em âmbito global; visualizar e interpretar as prioridades dentro da realidade brasileira, sobretudo no âmbito das regulações e das relações governamentais, faz parte do nosso papel como legisladores. Foi um privilegio participar do MWC, que nos aproxima do futuro – um mundo incrivelmente conectado”, finalizou.

Números – O Congresso Mundial de Telefonia Móvel estabeleceu recordes adicionais, com mais de 1.8 mil companhias expositoras, apresentando produtos e serviços de ponta distribuídos em 98 mil metros quadrados de espaço de exposição e hospitalidade. Mais de 3.8 mil analistas da indústria e mídia internacional participaram do evento.

Já o programa das conferências contou com a palestra de grandes nomes da tecnologia, como o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e a presidente e CEO da IBM, Virginia Rometty.

Sobre a GSMA – A Associação Internacional da Indústria Móvel abrange mais de 220 países, e possui escritório em nove nações. Ela reúne 800 operadoras de serviços móveis globais, com mais de 230 companhias do mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, companhias de software, fornecedores de equipamentos e companhias de internet.

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

EMPRESAS: Empresa japonesa do setor de autopeças c...   A multinacional japonesa Toyoda Gosei - que produz materiais da parte interna de veículos para a Toyota e outras montadoras - confirmou a in...
NIPPAK: CADERNO ESPECIAL DEZEMBRO 2012   O Jornal Nippak publicou um Caderno Especial com tiragem de 30 mil exemplares e distribuição gratuíta, com o objetivo de expandir a informaç...
LAZER: CDC UCRA, NO HELIÓPOLIS, RECEBE NOVA ESTRUT... O CDC Ucra, no bairro de Heliópolis (zona Sul de São Paulo), foi inaugurado no último dia 22 com a presença do prefeito João Doria (PSDB), do deputado...
LINS: Papa do Budismo Primordial e comitiva visita... O papa do Budismo Primordial da Honmon Butsuryu-Shu Nitikai Shounin Yamauti e a comitiva de 30 pessoas vindos do Japão foram recebidos pelo titular do...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *