COMUNIDADE/106 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Pelo segundo ano, vereadores e deputados organizam cerimônia conjunta

 

A exemplo do que ocorreu no ano passado, a cerimônia em comemoração aos 106 anos da imigração japonesa no Brasil será organizada em conjunto pelos deputados federais, deputados estaduais e vereadores nikkeis. De acordo com o “rodízio” estabelecido, este ano o palco será o Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo – no ano passado, a solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A medida foi adotada para evitar “coincidências” de comemorações em um único dia, como aconteceu em 2012.

 

Em 2013, evento foi realizado na Assembléia Legislativa com pouco público. (foto: divulgação)

 

 

Este ano, o ato foi convocado pelos deputados federais Junji Abe (PSD-SP) e Keiko Ota (PSB-SP), pelos deputados estaduais Jooji Hato (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB), e pelos vereadores Masataka Ota (Pros), Aurélio Nomura (PSDB) e George Hato (PMDB).

E assim como em 2013, quando começavam a pipocar protestos pelo país – o que acabou afugentando um pouco a presença de público –, também este ano a cerimônia acontece em meio a uma série de manifestações em meio à Copa do Mundo.

Para Aurélio Nomura, o cenário não mudou muito desde o ano passado, mas as condições são favoráveis para mudanças. “Estamos em ano de eleição e temos que ter consciência e escolher melhor os governantes, começando pelo presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. É preciso que haja uma limpeza e essa limpeza começa necessariamente pela eleição”, justifica o vereador, que defende um novo “pacto social” na tentativa de mudar o país.

“Nada melhor do que relembrar estes antepassados. Eles amassaram barro e mesmo assim nunca se dobraram, nos dando essa condição diferenciada que não vemos em nenhuma outra imigração”, afirma Nomura.

“Isso mostra a união da comunidade nipo-brasileira no cenário político, de respeito e ética entre os parlamentares. Mostra que todos os parlamentares trabalham juntos para fortalecer a cultura e, consequentemente, a comunidade nikkei. Todos buscando o mesmo objetivo porque unidos somos mais fortes”, destaca o vereador George Hato.

Para o seu pai, o deputado estadual Jooji Hato, “o lugar não tem muita importância, desde que seja para enaltecer os antepassados”. “Com esse propósito, vou onde me chamarem”, disse Hato, afirmando que “o fundamental é relembrar a sagacidade e a coragem dos imigrantes”.

“Os pioneiros nortearam nossa conduta. Graças ao legados que eles nos deixaram, hoje somos respeitados”, lembra o deputado, que costuma contar uma passagem sobre a trajetória da imigração para destacar a importância dos antepassados. “Nossos país e avós moravam em casas precárias, muitas vezes nem tinham roupas, que eram sacos de farinha costurados. Apesar de todas as dificuldades, eles sempre tiveram honra e nunca deixaram faltar comida na mesa”. “Por tudo que fizeram, nosso sentimento hoje não poderia ser outro a não ser o de gratidão”, explica Hato, lembrando que cada participante escolheu uma personalidade para ser homenageada.

 

Homenagens – Desta forma, serão homenageados o desembargador aposentado do Tribunal de Justiçado Estado de São Paulo e ex-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Jo Tatsumi (escolhido pelo vereador Aurélio Nomura); o empresário e administrador Oswaldo Kazumi Takata (escolhido pelo deputado estadual Jooji Hato); o fundador da marca URGH, Jorge Kuge (escolhido pelo vereador George Hato); o ex-presidente da JCI Brasil-Japão, Rafael Jun Mabe (escolhido pelo deputado estadual Hélio Nishimoto); a delegada Elisabete Sato (escolhido pelo vereador Masataka Ota); o empresário japonês Tetsuhito Amano, benfeitor da Uces – União Cultural e Esportiva Sudoeste (escolhido pelo deputado federal Junji Abe); e a única instituição representada será a Seicho-No-Ie (indicada pela deputada federal Keiko Ota).

(Aldo Shiguti)

 

 

SERVIÇO

Sessão Solene em Comemoração aos 106 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

Quando: Dia 16 de junho (segunda-feira), a partir das 19h

Onde: Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista)

Presenças devem ser confirmadas pelos telefones: (11) 2092-3337 (Keiko Ota); (11) 3207-9104 (Junji Abe); 11) 3886-6735 / (11) 3886-6764 (Helio Nishimoto); 3886-6407/ 3886-6408 (Jooji Hato); 11) 3396-4286/3396-4000 (Aurelio Nomura); (11) 3396-4498/3396-5043 (George Hato) ou (11) 3396-4542 (Ota)

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BRASIL-JAPÃO: Ministro para Política Nacional do J... Ás vésperas da Conferência Rio + 20, o ministro de Política Nacional e ministro de Estado para Política Econômica e Fiscal, Motohisa Furukawa, desemba...
CARNAVAL: Águia de Ouro levará os 120 Anos do Trat... Terceira colocada no Carnaval paulistano deste ano, a Escola de Samba Águia de Ouro, do Grupo Especial, promete surpreender no Sambódromo em 2015 e co...
ORATÓRIA: Conheça os vencedores do 20º Concurso Na... A Fundação Japão em São Paulo promoveu, no dia 30 de novembro do ano passado, no Auditório do Instituto de Cultura da PUC-RS, o 20º Concurso Nacional ...
EXÉRCITO: Nikkeis são promovidos a generais de bri...   Coronel Matsuda (foto: divulgação) O Alto Comando do Exército Brasileiro anunciou as promoções de oficiais generais e de coronéis. Entre...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *