COMUNIDADE: 10ª edição do Nikkey Matsuri comemora sucesso de público e reforça parceria com o Memorial

Organizada por diversas entidades nikkeis da zona Norte de São Paulo nos dias 12 e 13, no Memorial da América Latina (zona Oeste da capital paulista), a décima edição do Nikkey Matsuri confirmou o sucesso de público, mesmo após ter sido realizado durante nove anos no Clube Escola Jardim São Paulo, na zona Norte. “Seguramente recebemos mais de 30 mil visitantes. Por ter sido a primeira vez no Memorial da América Latina foi maravilhoso”, disse o presidente da Comissão Organizadora, Toshiaki Tamae, o Toshi. Segundo ele, a manifestação convocada pelas redes sociais para o domingo, 13, não prejudicou a presença de público. “Os paulistanos puderam exercer seu direito de cidadão, ou seja, protestar pacificamente, e também visitar o evento”, explicou Toshi, lembrando que a partir deste ano o evento passou a se chamar “Nikkey Matsuri América Latina” e ganhou a adesão de comunidades de países vizinhos: a peruana e a chilena.

 

resized_Abre

Cerimônia contou com a presença de políticos e lideranças da comunidade nipo-brasileira. Foto: Aldo Shiguti

 

“Para o ano que vem, já recebemos convites da diretoria do Memorial para permanecermos no local. A ideia é agregarmos, além de Chile e Peru, outras comunidades como o Paraguai e Bolívia, e fazermos uma festa ainda maior”, disse Toshi, acrescentando que a diretoria do Memorial ficou admirada com a limpeza do local depois após o evento.

 

 

resized_IMG_1790

As vencedoras o concurso Miss Nikkey Matsuri América Latina. Foto: Fran Rojas.

 

Miss e exposição – Durante dois dias, o público conferiu uma série de atrações como a apresentação de cantores, grupos de taiko e dança e o concurso Miss Nikkey Matsuri, que elegeu Jéssica Kiomi Hisatoshi de Oliveira, além de Melissa Yuri Campos Imai (1ª Princesa)e Mayara Pardi Ikeda (2ª Princesa).

Destaque também para a exposição “A moradia dos imigrantes japoneses”, organizada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, que enfoca a presença dos japoneses nas diversas frentes de colonização, principalmente no Estado de São Paulo, e as soluções adotadas na construção de suas casas somando as técnicas trazidas da terra natal às existentes no Brasil. A mostra ficará aberta ao público até o próximo dia 22 na Biblioteca Latino-Americana do Memorial.Neste ano, o instrumentalista Horacio Camargo ofereceu um workshop de instrumentos musicais peruanos nativos e o grupo Qhantati Ururi apresentou danças da região de Puno, a capital folclórica do Peru. Já a gastronomia peruana contou com a participação da chef Patricia Yamamoto do restaurante Hosso Sushi & Cebiches de Lima, que apresentou iguarias típicas como makis nikkeys (peruano-japoneses) e a pâtisserie amai miski sorvetes peruanos e japoneses.

 

resized_DSCF3699

Mostra “Moradia dos Imigrantes Japoneses” permanece até 22/3. Foto: Aldo Shiguti.

 

 

Abertura – A cerimônia de abertura, realizada no sábado, contou com as presenças do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; do cônsul geral do Peru, Arturo Jarama; do diretor de Atividades Culturais do Memorial, Felipe Macedo e dos apoiadores do evento, o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) e os vereadores Ushitaro Kamia e Rubens Calvo (PMDB), além do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB).

Para Rubens Calvo, apoiar um evento como o Nikkey Matsuri é “estar condizente com a oportunidade que Deus me deu de estar junto daqueles que trazem exemplo de vida, de solidariedade e de respeito aos seus antepassados”.

 

resized_DSCF3650

Evento foi realizado pela primeira vez no Memoral da Amérca Latina. Foto: Aldo Shiguti.

 

“O Brasil é um país forte e maravilhoso, de muitas riquezas naturais, mas requer essa tradição, essa cultura e essa força aguerrida do povo japonês. No Japão não tem tsunami, não tem terremoto, não tem bomba atômica que o povo japonês não supere. E essa superação só é possível através, do trabalho, do amor e do agradecimento, principalmente aos pais e aos avós, respeito que falta à cultura Ocidental”, disse Calvo, acrescentando que “quando participo de eventos como o Nikkey Matsuri agradeço, primeiro a Deus, por fazer parte de um movimento que é importante para toda a humanidade, que é o melhor exemplo que os japoneses podem dar para a mundo, que é a força, a união e o respeito aos seus antepassados”.

 

resized_DSCF3762

Peru esteve representado na gastronomia pelo restaurante Hosso. Foto: Aldo Shiguti.

 

 

Coragem – Já para Ushitaro Kamia, o Nikkey Matsuri contribui para consolidar cada vez mais a comunidade nikkei ao fazer com que valores da cultura de nossos antepassados não se percam através das gerações. “É importante levar esse legado para as futuras gerações. E o Nikkey Matsuri ajuda manter viva essa cultura através da gastronomia e das artes”, disse.

 

resized_DSCF3687

Apresentação de taiko durante o Nikkey Matsuri no Memorial. Foto: Aldo Shiguti.

 

Para o deputado Hélio Nishimoto, “nesses oito anos que acompanhamos o evento, fico feliz em constatar a evolução do Nikkey Matsuri, principalmente no que se refere à organização e ao profissionalismo”. “E em especial este ano, em que o Brasil atravessa um período de crise, foi preciso muita coragem e determinação, características demonstradas pelo presidente Toshiaki Tamae juntamente com a Comissão Organizadora, que  enfrentaram os desafios, como a falta de recursos financeiros e foram buscar novos parceiros que foram novidades este ano”, destacou Nishimoto.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    SOFTBOL: MARÍLIA CAMPEÃ da X Taça Brasil de Softbo...   Realizado nos dias 18 e 19 de maio, no campo do Coopercotia em São Paulo, a 10ª edição da Taça Brasil de Softbol Interclubes Junior, com a p...
    JORGE J. OKUBARO: Os primeiros 15 de muitos anos Por Jorge J. Okubaro*   A avidez com que nossos pais se lançavam à leitura do jornal que acabara de ser entregue pelo distribuidor ou pelo ...
    LINS-SP: Gatebol de Lins faz 30 anos   Gatebol de Lins faz 30 anos. (foto: divulgação)   Neste domingo, dia 27, foi celebrada a efeméride com inauguração da cobertura de...
    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

    One Comment

    1. Parabéns Aldo Shiguti.

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *