COMUNIDADE: 10º Bunka Matsuri espera 10 mil visitantes neste fim de semana

O Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – realiza neste fim de semana (21 e 22), em suas dependências, a 10ª edição do Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa. Este ano, o evento acontece simultaneamente à décima segunda edição da Virada Cultural, evento promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo e que este ano apresenta uma novidade: um happy hour nesta sexta-feira (20).

 

Foto: Arquivo / Aldo Shiguti

Foto: Arquivo / Aldo Shiguti

 

Segundo o diretor cultural do Bunkyo, Carlos Kendi Fukuhara, o Bunka Matsuri é um evento em que a entidade abre suas portas e convida o público em geral para diferentes atrações da cultura japonesa praticada no país. Este ano, explica, a ideia é “intensificar a integração entre as várias gerações e também agregar um público diferente ao evento”.

 

Pedra com mensagem de Shinzo Abe onde se lê: “Prosperidade do Japão e do Brasil Juntos”. Foto: Nikkey Shimbun.

Pedra com mensagem de Shinzo Abe onde se lê: “Prosperidade do Japão e do Brasil Juntos”. Foto: Nikkey Shimbun.

 

Para isso, explica a presidente do Bunkyo, Harumi Goya, o evento está tentando se adequar aos novos tempo como, por exemplo, ao buscar divulgação em outras mídias sociais. “A proposta é mostrar nossa cultura principalmente para aquelas pessoas que não estão habituadas a frequentar o Bunkyo e assim mostrar a força da cultura japonesa, porque queira ou não foi através da cultura que conquistamos o respeito da sociedade brasileira”, conta Fukuhara, lembrando que o Bunka Matsuri foi idealizado pela Comissão de Jovens, então presidida por Marcelo Hideshima, em 2005 – de lá para cá, o evento só não foi realizado em 2013.

 

Exposição Anual das Escolas de Ikebana do Brasil deve reunir cerca de 60 arranjos florais. Foto: Aldo Shiguti

Exposição Anual das Escolas de Ikebana do Brasil deve reunir
cerca de 60 arranjos florais. Foto: Aldo Shiguti

 

A programação é a mais variada possível e tem como proposta envolver os visitantes das mais variadas faixas etárias. A programação reúne desde eventos relacionados à tradição japonesa: a culinária, os arranjos florais, a cerimônia do chá, a música e dança folclórica, o taiko, entre outros, como também, os eventos mais atuais, tais como cosplay, yosakoi, origami, entre outros. Além das novidades para as compras no Espaço Bazaristas e os saborosos pratos da Praça de Alimentação.

A exemplo da edição anterior, um dos destaques deste 10º Bunka Matsuri será a Exposição Anual das Escolas de Ikebana do Brasil, que deverá reunir cerca de 60 arranjos florais. Este é evento é um dos mais importantes eventos que reúne todos os professores responsáveis pelas escolas radicadas no Brasil.

 

Público poderá conferir apresentação de dança. Foto: Aldo Shiguti

Público poderá conferir apresentação de dança. Foto: Aldo Shiguti

 

Restaurante Vip – Outra realização, que já se transformou numa atração especial do Bunka Matsuri, é a presença do chef Shin Koike do restaurante Sakagura A1 e recentemente nomeado pelo governo japonês como Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa. Teruco Kamitsji, vice-presidnete do Bunkyoe uma das coordenadoras do Bunka Matsuri, lembra que será o terceiro ano consecutivo que o chef estará presente no evento.

“O Restaurante Vip acontece somente no domingo e são apenas 120 lugares. Por isso, é bom as pessoas garantirem seus lugares pois o evento costuma ser muito concorrido”, conta Kamitsuji.

Para o restaurante especial, o chef Koike repetirá uma parte do cardápio da edição anterior: o item sushi inclui sete variedades de sushi, hosomaki e bara-tirashi. Nos grelhados estão: peixe com missô, salmão com shoyu, contra-filé shogayaki, costelinha de porco e coxa de frango. Nas frituras: tempurá de pupunha, de legumes, peixe branco e lombo de porco à milanesa. Os convites para o Restaurante VIP custam R$ 150,00 e não incluem bebidas.

 

Taikô. Foto: Aldo Shiguti

Taikô. Foto: Aldo Shiguti

 

Hashi e Kimono – E a própria Teruco anuncia outras duas novidades deste ano: o Campeonato de Hashi e o 1º Desfile de Kimono. O primeiro, destaca Teruco, foi uma ideia “importada” do Festival do Japão em Minas e visa testar a habilidade dos participantes. Já o Desfile de Kimono deve reunir 15 participantes, de 16 a 35 anos e tem como objetivo “valorizar este elemento que é um dos mais emblemáticos da cultura tradicional japonesa”.

Outra novidade desta 10ª edição do Bunka Matsuri é o acréscimo de cerca de 800 m² no local onde será instalado o Espaço Cultural Bunkyo. O local, onde antes funcionava uma unidade do Enkyo, abrigará as oficinais culturais.

 

Kenko taissô na edição de 2015. Foto: Aldo Shiguti

Kenko taissô na edição de 2015. Foto: Aldo Shiguti

 

Carlos Fukuhara explica que, “apesar da situação extremamente complicada que o país atravessa, fizemos questão não só de manter todas as atrações como também agregar outras”. “Está sendo um grande desafio para todos nós”, explicou ele, acrescentando que, nos dias 21 e 22 o Museu Histórico da Imigração Japonesa estará com as portas abertas para receber o público.

A expectativa dos organizadores é receber cerca de 10 mil visitantes nos dois dias de evento.

 

Bunka Matsuri oferece atividades para todas as idades. Foto: Aldo Shiguti

Bunka Matsuri oferece atividades para todas as idades. Foto: Aldo Shiguti

 

Cerimônia – A abertura oficial do 10º Bunka Matsuri está marcado para o meio-dia de sábado (21). No mesmo dia, às 11h30, no jardim – localizado próximo às escadarias que dão acesso ao hall de entrada – acontece a inaguração da pedra com a mensagem escrita pelo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

A pedra, em granito, ficará ao lado de uma outra já existemte no local, esta com uma mensagem escrita pelo ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi. A cerimônia deve contar com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    10º BUNKA MATSURI

    Quando: Dias 21 e 22. Sábado, das 10 às 19h, e no domingo, das 9 às 17h

    Onde: Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, Liberdade – próximo à estação São Joaquim do metrô)

    Entrada franca

    Informações pelo telefone: 11/3208-1755.

    Site: www.bunkyo.org.br

     

     

    Related Post

    COMUNIDADE: ‘Faria tudo outra vez’, afirma embaixa... No último dia 12, tão logo terminou a queima de fogos de artifício no Autódromo de Interlagos (zona Sul de São Paulo), o embaixador do Japão no Brasil...
    PARQUE DO CARMO: 37ª Festa das Cerejeiras deve atr... Acontece nesta sexta-feira (31), das 12h às 17h, e 1, 2 de agosto, das 9h às 17h, a 37ª edição da Festa das Cerejeiras, no Bosque das Cerejeiras, que ...
    ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MUNICÍPIOS: Membro do Conse... A Associação Paulista de Municípios (APM) realizou no dia 14 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, a solenidade de poss...
    KARAOKÊ: Paulistão 2013: Renato Chibana é Bicampeã... Renato Chibana é bicampeão do Grand Prix XIX Concurso de Karaokê  do Estado de São Paulo  (foto: UPK/divulgação) Ele já é um velho conhecido dos p...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *