COMUNIDADE: 10º Okinawa Festival terá apresentação de Awaodori e Wadaiko

 

A comunidade nipo-brasileira, em especial a okinawana – além dos moradores da zona Leste de São Paulo – já estão em contagem regressiva para a realização da décima edição do Okinawa Festival.

Realizado pela Associação Okinawa de Vila Carrão, o Okinawa Festival, que desde 2007 consta no Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, é considerado o maior evento da cultural uchinanchu e este ano acontece nos dias 15 e 16 de setembro, no Clube Escola Vila Manchester. A entrada é franca, mas solicita-se a colaboração com 1 kg de alimento não perecível.

 

Cultura okinawa estará em alta nos dias 15 e 16 (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Trata-se, na verdade, de uma “volta à origens” uma vez que, até a quinta edição, o Okinawa Festival era realizado sempre neste mês.

Em 2008, na 6ª edição, o festival foi antecipado para agosto em razão das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa e acabou permanecendo. “Outro motivo para a antecipação foram as chuvas, já que agosto é um mês excelente para realização de festivais ao ar livre, pois dificilmente chove”, disse Tério Uehara, responsável pela programação de palco.

 

Danças Típicas também fazem parte do Okinawa Festival (foto: Aldo Shiguti)

 

Segundo ele, a mudança também aconteceu com o objetivo de não coincidir com outros eventos realizados em agosto. “Mas é uma experiência. Estamos torcendo para São Pedro mostrar o seu lado uchinanchú. Pelo menos estamos torcendo para um final de semana especial”, brinca Tério, que presidiu a Comissão Organizadora em 2004 e em 2008 coordenou o Desfile Comemorativo do Centenário de Imigração Okinawa no Brasil, que contou com a participação de 1.600 visitantes estrangeiros, inclusive da então vice-governadora de Okinawa, Katsuko Asato e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

 

Evento deve receber cerca de 30 mil visitantes (foto: Aldo Shiguti)

 

Para comemorar uma década do evento, a Comissão Organizadora, presidida este ano por Antonio Kishimoto, está trabalhando a todo vapor. “Nosso objetivo é nos superarmos a cada ano, realizando um evento cada vez melhor para o público. Para isso, estamos buscando novas atrações e teremos muitas novidades nos dois dias de evento”, antecipa Kishimoto.

“Ao final de cada edição nos reunimos e fazemos uma avaliação minuciosa dos erros e acertos. Com essa prática conseguimos eliminar diversas falhas, amadurecemos bastante desde a 1ª edição, mas o aprendizado é constante. Estamos sempre trabalhando para proporcionar ao público uma experiência nova e inesquecível. Esse é o combustível que nos alimenta”, conta Tério, que revela algumas novidades para esta décima edição.

 

Programação terá apresentação de músicas folclóricas (foto: Aldo Shiguti)

 

 

 

Awaodori e Wadaiko – Além das já tradicionais atrações, como as apresentações de artes marciais – entre elas karatê e aikidô – shows musicais (Joe Hirata, Melissa Kuniyoshi, Tontomi) danças e músicas folclóricas peculiares da terra da Banda Begin, a performance dos grupos de taikô Requios Gueinou Dokou Kai e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko já são marcas registradas do Okinawa Festival.

 

 

Ryukyu Koku Matsuri Daikô apresenta sempre um número especial (foto: Aldo Shiguti)

 

“A partir desta edição buscaremos também apresentar ao público danças e atrações artísticas de outras províncias do Japão. O foco continuará sendo a cultura e tradição de Okinawa, mas a ideia é trazer, a cada ano, uma apresentação de outra província. Esta iniciativa visa aproximar o público das diversas formas de arte e integrar toda a comunidade. Desta forma, nesta décima edição teremos, pela primeira vez, teremos a apresentação de uma dança típica de outra província: o famoso Awaodori, da região de Tokushima. Igualmente inédita será a apresentação de Wadaiko, tambores mais comuns em outras regiões do Japão”, destaca Tério, lembrando que “além da programação artística, que conta com a participação de mais de 1000 artistas, a área de alimentação, com mais de 100 barracas, é outra grande atração. “A variedade é incrível e imperdível”, afirma, explicando que a expectativa da Comissão Organizadora é receber cerca de 30 mil pessoas nos dois dias de evento.

(Aldo Shiguti)

 

 

SERVIÇO

10º Okinawa Festival

Quando: Dias 15 e 16 de setembro. Sábado, das 11 às 21 horas, e domingo, das 11 às 20h

Local: Clube Escola Vila Manchester (Praça Haroldo Daltro, s/ nº – Vila Manchester)

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Informações: www.okinawafestival.com.br

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

NEGÓCIOS: Com 32 mil visitantes, Beleza do Bem bat... O 10º Beleza do Bem – Sumirê Fashion Show, realizado nos últimos dias 25 e 26 de junho pela Perfumaria Sumirê, maior rede de perfumarias do país, com ...
GASTRONOMIA: Sakagura lança 1ª edição do “Comida d...   Neste sábado (12), das 12h30 às 16 horas, o restaurante Sakagura A1, do premiado chef Shin Koike, lança a 1ª edição do “Comida de Rua, né?”....
OSASCO: 8º Japan Matsuri confirma expectativas da ... A oitava edição do Japan Matsuri, realizada nos dias 10 e 11 pela Acenbo – Associação Cultural e Nipo-Brasileira de Osasco – em sua sede esportiva, no...
POLÍTICA: Jamil Ono acompanha posse de Dilma e vê ... Ao acompanhar a cerimônia de posse do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT), no dia 1º de janeiro, no Palácio do Planalto o prefeito de An...

One Comment

  1. Pingback: 10º Okinawa Festival terá apresentação de Awaodori e Wadaiko « aquiemsp

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *