COMUNIDADE: 19ª edição do Festival do Japão recebe cerca de 170 mil visitantes

Com cenário mais  “tranquilo” – se comparado às últimas edições – a 19ª edição do Festival do Japão, realizada nos dias 8, 9 e 10, no no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, confirmou as expectativas otimistas do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) – entidade responsável pelo evento – e dos kenjinkais (associações de províncias). A previsão era “recuperar parte do público de 2014”, quando o festival recebeu cerca de 180 mil pessoas, bem acima dos 150 mil do ano passado, considerado um ano atípico com chuva e reformas no centro de exposições.

 

19ª edição do Festival do Japão recebe cerca de 170 mil visitantes. Foto: Aldo Shiguti

19ª edição do Festival do Japão recebe cerca de 170 mil visitantes. Foto: Aldo Shiguti

 

Segundo o presidente da Comissão Organizadora do 19º Festival do Japão, Toshio Ichikawa, este ano passaram pelo local 168 mil pessoas. “Ainda não sabemos de quanto, mas o balanço financeiro também será positivo”, anunciou Ichikawa na tarde desta segunda-feira (11) ao Jornal Nippak.

 

Toshio Ichikawa. Foto: Aldo Shiguti

Toshio Ichikawa. Foto: Aldo Shiguti

 

“Entendemos que foi um sucesso porque tão logo terminou o festival recebemos congratulações não só de visitantes como também de expositores e dos kenjinkais”, disse ele, explicando que, por causa do feriado estadual de 9 de julho, quando comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932, “o público decidiu antecipar a vinda no sábado”. “Isso acabou dando a sensação que o movimento de domingo foi fraco, mas o que houve foi uma antecipação”, disse Ichikawa, lembrando ainda que “o movimento de sexta-feira também foi muito bom”.

 

O embaixador do Japão Kunio Umeda (centro, agachado) com os presidentes dos kenjinkais. Foto: Aldo Shiguti

O embaixador do Japão Kunio Umeda (centro, agachado) com os presidentes dos kenjinkais. Foto: Aldo Shiguti

 

Três presidentes de Kenjinkais e um representante de entidade assistencial ouvidos pelo Jornal Nippak confirmaram a leitura feita por Ichikawa. A própria reportagem do Jornal Nippak esteve presente nos três dias e constatou que a frequência de público este ano foi maior nos três dias em relação a 2015.

 

Foto: Aldo Shiguti

s autoridades e convidados presentes à cerimônia de abertura, realizada no sábado, também engrossaram o coro de elogios ao Festival do Japão e ao Kenren. Foto: Aldo Shiguti

 

Abertura – As autoridades e convidados presentes à cerimônia de abertura, realizada no sábado, também engrossaram o coro de elogios ao Festival do Japão e ao Kenren. Presente pelo terceiro ano, o embaixador do Japão Kunio Umeda disse que “este Festival do Japão serve de modelo para todos os outros festivais realizados no país em termos de conteúdo”. “Os esforços dos nipo-brasileiros em preservar e divulgar a cultura japonesa através de eventos como o Festival do Japão faz com o Brasil se torne num dos maiores parceiros do Japão”, explicou Umeda, que visitou o evento acompanhado de sua esposa, a embaixatriz Keiko Umeda. O casal aproveitou para comprar maçãs e própolis – o embaixador comprou 10 sprays e ganhou um de brinde – e visitar estandes, como os do Cotia Seinen e do Jornal Nippak.

 

Walter Ihoshi, Koji Kondo Kunio Umeda, Kamia e Yasuo Yamada. Foto: Aldo Shiguti

Walter Ihoshi, Koji Kondo Kunio Umeda, Kamia e Yasuo Yamada. Foto: Aldo Shiguti

 

Umeda destacou que a escolha do tema deste ano – “Cultura e Esporte – Uma Vida Saudável” – às vésperas da abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, “é bastante propício” pois os japoneses, que sediarão as Olimpíadas de 2020, têm especial interesse em tudo que está acontecendo no Rio de Janeiro. Além disso, discursou, atletas das delegações japonesa de rugbi e da natação estarão desembarcando em São Paulo nos próximos dias para se prepararem para os Jogos.

 

Uma novidade deste ano, para relaxar os pés. Foto: Aldo Shiguti.

Uma novidade deste ano, para relaxar os pés. Foto: Aldo Shiguti.

 

“Em São Paulo foi criada a Comissão Nipo-Brasileira de Apoio às Olimpíadas para receber atletas e turistas japoneses e agradeço a iniciativa. Há dois anos, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, recebeu o então presidente do Kenren, Mikihisa Motohashi, que solicitou apoio para a realização do Festival do Japão. De lá para cá, o vice-chefe de Gabinete do Japão, Hiroshige Seko tem empenhado esforços junto a vários Ministérios e, nesta edição do Festival do Japão, o governo japonês está presente através da agência nacional de turismo, do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia e do  Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca, além da Universidade de Tsukuba, da Jica, da Jetro, do Consulado Geral do Japão e da Japan House”, destacou Umeda, que desejou um estreitamento ainda maior entre o Japão e o Estado de São Paulo bem como entre o Japão e o Brasil.

 

Embaixador visitou o estande do Jornal Nippak no Festival. Foto: Aldo Shiguti

Embaixador visitou o estande do Jornal Nippak no Festival. Foto: Aldo Shiguti

 

Crise – Já entre os parlamentares nikkeis, a crise econômica deu a tônica dos discursos. O vereador George Hato (PMDB) disse que o Brasil vive uma crise “sem precedentes” e que os japoneses, “que enfrentaram várias crises, têm a obrigação de dizer o segredo aos brasileiros de como superá-la, que é através do trabalho e da união”.

 

No sábado, público superou as expectativas. Foto: Aldo Shiguti

No sábado, público superou as expectativas. Foto: Aldo Shiguti

 

O também vereador Aurélio Nomura, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal, afirmou que o dia era “de comemoração e agradecimento”. “Comemoração pois no Festival do Japão é possível encontrar diversas manifestações da cultura japonesa como a arte, esportes e a culinária. E agradecimento porque precisamos enaltecer a figura dos pioneiros, que derramaram sangue, suor e lágrimas para ajudar a construir este país”, disse Nomura, afirmando que “somente inspirados nos exemplos de dedicação e honestidade dos nossos maiores é que vamos conseguir superar esta crise”.

 

A cantora Marina Kondo foi uma das atrações internacionais. Foto: Aldo Shiguti

A cantora Marina Kondo foi uma das atrações internacionais. Foto: Aldo Shiguti

 

Emenda – Ota (PSB) falou sobre a “feliz escolha do tema” e o deputado estadual Jooji Hato (PMDB) destacou seu respeito pelo festival” Já a deputada federal Keiko Ota (PSB) disse que o festival celebra a cultura “de nossos queridos ancestrais” enquanto o também deputado Walter Ihoshi (PSD-SP) lembrou que o país atravessa um momento “bastante difícil”. “Mas sou otimista. Nossos ancentrais trouxeram valores como fibra, garra e a vontade de vencer. E é com este espírito que nós descendentes temos que contribuir com este país”.

 

Festival contou com a participação do Ministério da Agricultura do Japão. Foto: Aldo Shiguti

Festival contou com a participação do Ministério da Agricultura do Japão. Foto: Aldo Shiguti

 

Para o vereador Ushitaro Kamia (PDT), que empenhou emenda parlamentar no valor de R$ 184 mil,  possibilitando a Secretaria de Relações Governamentais a autorizar a São Paulo Turismo a montagem do palco principal, som, iluminação, gerador e cadeiras, disse que “todo esforço é importante para preservar a cultura japonesa”. “Este festival, que ontem era semente, hoje é forte e amanhã será eterno, vai se fortalecer cada vez mais com a ajuda de toda a comunidade”, discursou.

 

Parada Taikô, mais uma vez esteve presente. Foto: Aldo Shiguti

Parada Taikô, mais uma vez esteve presente. Foto: Aldo Shiguti

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    COMUNIDADE: Aliança Cultural Brasil-Japão agradece... A Aliança Cultural Brasil-Japão (ACBJ) já “escalou” a Diretoria do Centro Cultural Pinheiros, previsto para ser inaugurado no dia 29 de julho deste an...
    ESPETÁCULO: Show Beneficente do Cantor Eduardo no ... Show Beneficente do Cantor Eduardo no Brasil Pos 5 anos de Vida no Japao!!! O Primeiro Cantor Profissional Brasileiro do Estilo Enka : EDUARDO, lançad...
    CAMPOS DO JORDÃO: 46ª Festa da Cerejeira em Flor c...   A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) – que mantém o Recanto de Repouso Sakura Home –  e o Clube Cultural e Recreativo Cereja,...
    JAPÃO por SILVIA KIKUCHI: Brasileira detida por ma... Julia Yoshie Kato Inui, de 42 anos, é suspeita de ter provocado a morte da mãe com sedativos   As imagens da emissora ANN mostram a resid...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *