COMUNIDADE: 20º Sakura Matsuri supera expectativas dos organizadores

Depois de um sábado “que mais pareceu domingo”, o domingo, propriamente dito, superou as expectativas dos organizadores do 20º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos, realizado nos dias 2 e 3, no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque, e que teve o sol como “convidado de honra”. Logo nas primeiras horas da manhã do domingo, se formou uma imensa fila de carros desde a entrada do Kokushikan até o estacionamento, provocando um congestionamento que duraria até a tarde.

 

20º Festival das Cerejeiras Bunkyos supera expectativas. Foto: Aldo Shiguti

20º Festival das Cerejeiras Bunkyos supera expectativas. Foto: Aldo Shiguti

 

A espera, no entanto, valeu a pena. Embora ainda não estivessem totalmente floridos, os cerca de 400 pés de sakura deram um colorido todo especial ao evento, que teve ainda atrações artísticas e diversas oficinas.

No sábado, durante a cerimônia de abertura, foram homenageadas 22 pessoas “que contribuíram de alguma forma para que o Kokushikan existisse”. Foram homenageados presidentes da Comissão de Administração do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku e/ou presidentes da Comissão Organizadora Sakura Matsuri (Toyohiro Shimura, Minoru Ito, Akio Ogawa, Sadao Kayano, Yuho Morokawa, Gerson Kunii e Kihatiro Kita) e personalidades ou entidades que, ao longo desses 20 anos, realizaram trabalhos vinculados ao Sakura Matsuri e/ou Centro Esportivo Kokushikan Daigaku (Atushi Yamauchi, Masato Ninomiya, vereador Etelvino Nogueira, Prefeitura da Estância Turística de São Roque, Hisahiro Inoue, Akio Hashizume, Tadao Tamura, Tadashi Shakuda, Jorge Suzuki, Lídia Shimura, Shunichi Matsusako, Kazuyuki Yasutake, Amélia Masako Hirakawa, Hatiro Shimomoto e Comissão de Jovens do Bunkyo).

 

Cerimônia de abertura homenageou personalidades e associações que contribuíram com o Kokushikan. Foto: Jiro Mochizuki

Cerimônia de abertura homenageou personalidades e associações que contribuíram com o Kokushikan. Foto: Jiro Mochizuki

 

Melhorias – Segundo a presidente do Bunkyo, Harumi Goya, a edição deste ano “superou todas as nossas expectativas”. Apesar de ainda não ter uma estatística oficial, ela calcula que o evento recebeu cerca de 20 mil visitantes nos dois dias. No ano passado, por causa do frio, cerca de 15 mil visitantes passaram pelo local.

“O que chamou a nossa atenção foi a presença de muitas crianças pequenas, de 2 a 5 anos”, disse Goya, explicando que foi seu segundo Sakura Matsuri como presidente do Bunkyo. “Estamos satisfeitos e gratificados com a presença de público, mas sempre podemos melhorar”, destacou a presidente, revelando que uma das melhorias em questão será “desafogar” o congestionamento na entrada do Kokushikan.

 

Visitantes aproveitaram o domingo de sol para passear e contemplar as cerejeiras no Kokushikan. Foto: Aldo Shiguti

Visitantes aproveitaram o domingo de sol para passear e contemplar as cerejeiras no Kokushikan. Foto: Aldo Shiguti

 

“Vamos sentar e conversar com o pessoal responsável. Podemos utilizar um acesso para a entrada e outra para saída”, diz, acrescentando que outra ideia é “distribuir” os estandes de alimentação patra ocupar melhor os espaços do Kokushikan. “Este ano, em função da crise, não deu para fazer tudo que estávamos planejando”, argumentou Goya, afirmando que “assim mesmo tivemos recorde de público”.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    AVIAÇÃO: Lufthansa tem promoção especial para o Ja...   Até o próximo dia 16 de dezembro, é possível comprar passagens aéreas para diversos destinos no Japão com tarifas a partir de US$ 1.800 na c...
    TÊNIS DE MESA: 36º, Tsuboi conquista posição histó...   A melhor posição de todos os tempos nos registros da ITTF – International Table Tennis Federation. (Thiago Monteiro 59º, Hugo Hoyama 51º, Ca...
    HOMENAGEM: Governo japonês homenageia oito mulhere... O cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, realizou, no último dia 20, em sua residência oficial, no bairro do Morumbi (zona Sul de São P...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *