COMUNIDADE: 29º Kyodo Matsuri – Miss Ryuso acontece em dois dias

O que era bom ficou ainda melhor. Este ano, a 29ª edição do Kyodo Matsuri – Miss Ryuso ganhou um dia a mais e será realizado no sábado e domingo, dias 30 e 31 de julho, no CCOB, em Diadema (região do ABCD paulista). Isso graças à parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Diadema. Sorte do público, que assim terá mais um dia para conferir a série de atrações programadas pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil.

 

Miss Ryuso tem apoio da Prefeitura de Diadema e um dia a mais. Foto: arquivo

Miss Ryuso tem apoio da Prefeitura de Diadema e um dia a mais. Foto: arquivo

 

A ideia, explica o coordenador geral José Kanashiro, é agregar um público diferente, considerado um dos principais eventos da comunidade okinawana, mesclando atrações brasileiras e japonesas. Tanto que este ano o cartaz de divulgação ganhou o acréscimo de “Integração Cultural Brasil-Japão”. Desta forma, as atrações que o público já está acostumado a conferir, como apresentações de grupos de eisa, de músicas folclóricas de Okinawa (sanshin), artes marciais (karatê e kobudô) e, é lógico, as performances dos grupos de taiko Requios Gueinou Doukokai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, terá a companhia de grupos de dança country e show de viola. Destaque para a participação do cantor Joe Hirata, que estará se apresentando pela primeira vez no evento.

 

Este ano, concurso Miss Ryuso acontecerá no dia 31 com a participação de 15 candidatas. Foto: arquivo/Jiro Mochizuki

Este ano, concurso Miss Ryuso acontecerá no dia 31 com a participação de 15 candidatas. Foto: arquivo/Jiro Mochizuki

 

 

Miss Ryuso – O ponto alto, no entanto, continua sendo o concurso  Miss Ryuso, que este ano terá a participação de 15 candidatas. Diferentemente das edições anteriores, quando as representantes desfilavam em traje de gala e com o tradicional quimono Bingata, haverá somente o desfile de bingata.

O início do desfile está marcado para às 15 horas de domingo e costuma lotar o auditório do CCOB com a presença de torcidas fervorosas. O júri deverá escolher a candidata que melhor representa os valores de graciosidade, elegância, beleza e comunicação dos uchinanchus.

 

Apresentação dos grupos de taiko são um dos pontos altos. Foto: arquivo/Aldo Shiguti

Apresentação dos grupos de taiko são um dos pontos altos. Foto: arquivo/Aldo Shiguti

 

As quatro primeiras candidatas receberão diversos prêmios. A Miss Ryuso terá direito a uma passagem de ida e volta para Okinawa, com cinco dias de hospedagem e participação no tradicional festival Naha Matsuri de 2016. A segunda colocada receberá um Smartphone e a terceira um Tablet. Já a Miss Simpatia levará uma TV para casa.  Também a melhor Torcida recebe um troféu.

No sábado (30), os portões serão abertos às 11 horas e no domingo, às 10 horas. Nos dois dias os visitantes poderão saborear pratos típicos da culinária okinawana como o Okinawa Sobá, Hijá nu Shiru (sopa de cabrito), Ashitebiti (joelho de porco) e o famoso Saatá Andagui (bolinho de chuva), além de iguarias da culinária brasileira, como churrasco e cachorro quente.

 

Evento terá também apresentação músicas folclóricas. Foto: arquivo/Jiro Mochizuki

Evento terá também apresentação músicas folclóricas. Foto: arquivo/Jiro Mochizuki

 

Destaques também para o setor de bazaristas e o Espaço Cultural para Crianças, que este ano poderão participar da “Leitura ao Pé da Árvore”.

Haverá transporte gratuito saindo do Terminal de Tróleibus de Diadema. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    29˚ Kyodo Matsuri Miss Ryuso

    Integração Brasil – Okinawa

    30/07 (sábado): 11h as 22h

    31/07 (domingo): 10h as 20h – Dia do Concurso

     

    Centro Cultural Okinawa do Brasil

    Av. Sete de Setembro, 1670 – Diadema – SP

    inf. CCOB – 4057-2275 AOKB – 3106-8823

    Transporte: Condução grátis saindo do Terminal de Tróleibus de Diadema

    Entrada: 1kg de Alimento não perecível

     

    Related Post

    SALVADOR-BA: Mostra de cinema japonês Mikio Naruse...   O evento é itinerante e deve percorrer diversas capitais do país até 2014   Cena do filme “A Married Life” (Meshi / めし, 1951) (f...
    JUSTIÇA: Comunidade nikkei participa da Semana da ... Iniciativa da Comissão da Anistia, instituição vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania, a Semana da Anistia reúne mais de 50 atividades espalha...
    GUARULHOS: Ikoi-no-Sono realiza seu 43º Bazar Bene... Considerado o maior evento de arrecadação para a manutenção das atividades do Jardim de Repouso São Francisco, em Guarulhos (SP), que atualmente abrig...
    JOJOSCOPE: Emi Ogawa em versão Mix   Lembram da cantora Emi Ogawa, que veio apresentar o programa Vamos Cantar em Japonês, da NHK World Radio Japão , em abril deste ano? Ela ...

    One Comment

    1. Oi Aldo, a sua reportagem enalteceu o evento !!
      Grata sempre !!! por sua colaboração !!

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *