COMUNIDADE: 44º PRÊMIO KIYOSHI YAMAMOTO: Comissão antecipa indicações de candidatos para 30 de junho

 

A Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), presidida pelo engenheiro agrônomo Guenji Yamazoe, antecipou em um mês o prazo para as indicações de candidatos para a cerimônia de entrega do 44º Prêmio Kiyoshi Yamamoto, a ser realizada em novembro deste ano, na sede da entidade. Desta forma, as entidades – pelo menos duas e, preferencialmente, que uma delas tenha o mesmo domicílio do indicado – têm até o dia 30 de junho para indicarem os candidatos.

 

Indicados de 2013 com membros da Comissão Organizadora e autoridades (foto: Jiro Mochizuki)

 

“O prazo normalmente termina no dia 30 de julho, mas este ano decidimos antecipar em um mês pois estava muito corrido para os membros da Comissão”, justificou Yamazoe, lembrando que entre junho e julho o Brasil estará sediando a Copa do Mundo. A solenidade faz parte das comemorações dos 106 da imigração japonesa no Brasil.

Os imigrantes japoneses são reconhecidos por sua grande contribuição ao desenvolvimento da agricultura brasileira e o Prêmio Kiyoshi Yamamoto tem como objetivo prestar uma homenagem aos agricultores que trabalharam para o melhoramento de variedades de produtos agrícolas; ou que tenham mérito em áreas de especialidades agrícolas, por exemplo, inovação tecnológica; ou, ainda, que tenham uma importante contribuição social, educacional e/ou cultural em qualquer das áreas agrícolas podem ser candidatos ao prêmio.

“Neste cenário, e graças ao seu esforço e dedicação, alguns produtores têm se destacado e são chamados de ‘campeões da agricultura’ em suas respectivas especialidades. O Prêmio, instituído em 1965, há quase 50 anos, presta uma homenagem a esses agricultores”, conta Yamazoe, que destaca outra novidade para este ano.

 

Critérios – Além dos cinco critérios constantes nas edições anteriores – 1) Inovação tecnológica; 2) Originalidade e pioneirismo; 3) Capacidade multiplicadora dos resultados; 4) Sucesso econômico financeiro e 5) Atuação na comunidade regional e contribuição à sociedade – foi acrescido mais um: Preservação do meio ambiente.

Guenji Yamazoe, que preside também a ABJICA (Associação de Bolsistas da Jica), esclarece que a forma de apresentação é livre mas solicita que as justificativas sejam feitas “item por item” parta facilitar o trabalho da Comissão.

 

O engenheiro Guenji Yamazoe, presidente da Comissão do 44º Prêmio Kiyoshi Yamamoto (foto: Jiro Mochizuki)

 

Em 2013, o Prêmio Kiyoshi Yamamoto foi outorgado a quatro personalidades – Walter Yukio Horita (de Barreiras/BA); Munefumi Matsubara (Sinop/MT); Hiroshi Okajima (Castanhal/PA); Yoshimi Shintaku (Marília/SP). Yamazoe lembra ainda que as indicações que não foram contempladas continuam valendo este ano. “Dos quatro premiados em 2013, três foram indicações do ano anterior. Para o 44º Prêmio, ficaram nove indicações remanescentes”, destaca Yamazoe, acrescentando que a Comissão tem procurado dar ênfase a agricultores. “Excepcionalmente premiamos também pesquisadores, professores e extensionistas que, de uma forma ou de outra tenham trabalhado em prol da agricultura”, destaca o presidente, que espera que este ano sejam indicados candidatos diferenciados.

(Aldo Shiguti)

 

======================================================================

 

Endereço para o envio de correspondências:

Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – 01508-900 – São Paulo – SP.

Mais informações com Regina pelo tel.: (011) 3208-1755 – Fax: (011) 3208-5519

E-mail: evento@bunkyo.org.br

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SUMÔ: Hatiro Shimomoto apresenta estandarte feito ... O presidente de honra da Confederação Brasileira de Sumô, o ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto, apresentou, no último dia 13, em seu escritório, na...
20º FESTIVAL DO JAPÃO: Representante da Bahia venc... Larissa Lopes Mano, representante da Bahia, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, foi eleita a mais bela nipo-brasileira no concurso de beleza...
IKEBANA: Centro Cultural de São Paulo recebe neste...   A Associação de Arte Floral Kado Iemoto Ikenobo em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Cultura realizam a 23ª Exposição de...
COMUNIDADE: André Korosue é homenageado na Câmara ... Em sessão solene realizada no último dia 22, a Câmara Municipal de São Paulo prestou uma homenagem ao presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *