COMUNIDADE: 5º Japan Sul conquista espaço no calendário de eventos da zona Sul

A União das Associações Culturais de Santo Amaro realizou nos dias 13 e 14 de setembro, no Clube da Eletropaulo, na região de Santo Amaro (zona Sul de São Paulo), a quinta edição do Japan Sul. Segundo o presidente da União, Julio Uehara, o evento superou as expectativas dos organizadores. “Em relação ao ano passado, tivemos um crescimento de cerca de 10% no número de visitantes”, disse Uehara, lembrando que a edição anterior recebeu aproximadamente 20 mil pessoas.

 

5º Japan Sul conquista espaço no calendário de eventos da zona Sul (foto: Aldo Shiguti)

5º Japan Sul conquista espaço no calendário de eventos da zona Sul (foto: Aldo Shiguti)

 

“Um bom termômetro para avaliarmos o sucesso do evento é a quantidade de alimentos arrecadados. Este ano, foram cerca de sete toneladas”, destaca o dirigente, explicando que os produtos serão doados para “seis ou sete entidades assistenciais da região”.

“Apesar de ainda estarmos na quinta edição, o Japan Sul já consolidou seu espaço no calendário de eventos não só da comunidade nikkei como também dos moradores de Santo Amaro e região”, afirma Uehara, que em seu discurso lembrou a trajetória dos pioneiros, especialmente a contribuição na agricultura. “Os nossos antepassados tiveram um início difícil mas superaram as adversidades com muito trabalho e dedicação. Hoje, juntamente com os filhos, netos e bisnetos, os japoneses estão totalmente integrados à sociedade brasileira”, disse Uehara, lembrando que a União das Associações Culturais de Santo Amaro reúne, em sua diretoria, muitos agricultores de Santo Amaro e região.

 

Cerimônia de abertura contou com a presença de políticos (foto: Aldo Shiguti)

Cerimônia de abertura contou com a presença de políticos (foto: Aldo Shiguti)

 

“Para nós é um orgulho podermos contribuir para a preservação e divulgação da cultura japonesa”, explicou o presidente, acrescentando que o evento faz parte do Calendário de Eventos Turísticos do Estado de São Paulo através de Lei de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), que esteve presente na cerimônia de abertura realizada no sábado.

 

Preparo atersanal do moti chamou a atenção (foto: Aldo Shiguti)

Preparo atersanal do moti chamou a atenção (foto: Aldo Shiguti)

 

 

União – Para Hélio Nishimoto, que também empenhou emenda parlamentar para a realização do 5º Japan Sul por intermédio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) e o deputado estadual Jooji Hato (PMDB), “é com grande alegria que podemos ajudar regiões que acolheram também os imigrantes japoneses, como é o caso da zona Sul de São Paulo”. “Temos grandes eventos culturais japoneses espalhados pela cidade de São Paulo e Santo Amaro não poderia ficar de fora, pois conta com uma comunidade nikkei forte e organizada”, disse Hélio Nishimoto.

Presente à cerimônia, o vereador Aurélio Nomura (PSDB) fez um discurso bastante eloqüente e deu seu recado aos eleitores. “Precisamos eleger pessoas sérias para juntos mudarmos os rumos do país. É um momento de reflexão para que possamos escolher os melhores representantes para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados”, afirmou Nomura, que elogiou ainda os organizadores do Japan Sul, “um evento que navega com tranqüilidade e que está recebendo cada vez mais apoio”.

 

Público compareceu em bom número (foto: Aldo Shiguti)

Público compareceu em bom número (foto: Aldo Shiguti)

 

A cerimônia de abertura contou ainda com as presenças do deputado estadual Jooji Hato (PMDB), dos vereadores Goulart (PSD) e George Hato (PMDB), do chefe de Gabinete do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), José Kanashiro, e do diretor do Clube da Eletropaulo, Paulo Henrique Marinheiro, entre outros.

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

REGISTRO/SP: Vale do Ribeira recebe primeira unida... O KKKK não pense que é a sonorização de uma risada das redes sociais. Pelo menos em Registro, interior de São Paulo o KKKK (Complexo Kaigai Kogyo Kabu...
JAPÃO / MÚSICA: Ale Vanzella divulga novo disco no... O músico, cantor e compositor Ale Vanzella passou pelo Japão em maio para divulgar o novo álbum, “Indie Bossa”, que será lançado ainda neste primeiro ...
SÃO PAULO: Ushitaro Kamia retorna à Câmara Municip... No ano em que comemora 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, a comunidade nipo-brasileira acaba de ganhar mais um vereado...
INTERCÂMBIO: Itu e Ito firmam acordo de cidades ir... Antonio Tuize, prefeito de Itu (foto: Jiro Mochizuki) Com a presença do prefeito da Estância Turística de Itu, Antonio Tuize, e de representantes ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *