COMUNIDADE – 7º Nikkey Matsuri acontece neste fim de semana; Kabuki e Concurso de Miss são os destaques

Considerado o maior e também o principal evento de cultura da comunidade nipo-brasileira realizado em área livre na cidade de São Paulo, o Nikkey Matsuri aposta suas fichas no 1º Concurso de Miss Nikkey Matsuri e no Kabuki, aliás, tema deste ano. “Por sinal, são duas das nossas novidades para este ano”, confirma o coordenador, Toshiaki Tamae referindo-se ao evento que chega a sua sétima edição neste fim de semana (dias 31 de março e 1º de abril), no campo do Clube Escola Jardim São Paulo – ao lado da estação Jardim São Paulo/Ayrton Senna do Metrô, na zona Norte. A cerimônia de abertura oficial, com a presença de autoridades e políticos, entre eles o vereador Ushitaro Kamia (PSD) e o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) – dois grandes parceiros do Nikkey Matsuri – está prevista para as 16 horas de sábado.

Os portões do Clube Escola Jardim São Paulo serão abertos as 10 horas nos dois dias. No sábado, o destaque fica por conta da apresentação do teatro Kabuki, marcado por volta das às 12h20, com a professora Yoshinojo Fujima, que atua desde 1961 e é licenciada pelo iemoto do Japão no estilo Fujima (o iemoto é um mestre-guia que outorga a seus discípulos o título de natori e um nome artístico, bem como a permissão para ministrar aulas de um determinado estilo de dança clássica japonesa).

“O Kabuki também estará presente na decoração e as crianças poderão ter contato direto com essa manifestação da cultura japonesa através de um maquiador, que estará pintando os rostos dos pequeninos”, antecipa o coordenador.

Já a vencedora do Miss Nikkey Matsuri será anunciada no domingo por volta das 14 horas. O concurso deve contar com a participação de 20 candidatas nikkeis que desfilarão em traje de passeio e quimono. No sábado, elas farão breves aparições ao longo do dia no palco do Nikkey Matsuri. “Por ser o primeiro concurso, nossa expectativa é muito grande”, conta Tamae, afirmando que tanto o concurso de beleza quanto o teatro Kabuki devem ser as grandes atrações deste ano.

Mas não as únicas. “Como nas edições anteriores, teremos uma programação diversificada, como os cantores Joe Hirata e Karen Ito, danças folclóricas, yosakoi soran e show de mágica e ilusionismo, além de vários workshops”, explica o responsável pelo palco, Yoshio Imaizumi, que destaca também a realização do Nikkey Solidário. “Trata-se de uma atividade que mobilizará lideranças de associações da zona Norte em prol das entidades nikkeis. A ideia é arrecadarmos duas toneladas de alimentos não perecíveis e doá-los a Kodomo-no-Sono e a Yassuragui Home, além de uma entidade filantrópica a ser indicada pela diretora do Clube Escola Jardim São Paulo”, conta Imaizumi.

Churrasco e yakissoba – Segundo Toshiaki Tamae, outro ponto forte do Nikkey Matsuri é a praça de alimentação, que este ano contará com a presença do grupo Montana Grill. Neste ano, o yakissoba, prato mais consumido na festa, diferentemente dos anos anteriores, será servido por várias associações, numa espécie de campeonato interno, para ver quem faz o melhor prato. “Quem ganha é o público, que poderá saborear e escolher o seu tempero preferido”, destaca Tamae, acrescentando que, além do yakissoba e churrasco, o público poderá encontrar ainda os tradicionais pratos da culinária japonesa, incluindo iguarias que caíram no gosto dos brasileiros, como o sorvete de tempurá.

“O Nikkey Matsuri surgiu em 2006 justamente com o objetivo de integrar as associações nikkeis da zona Norte com os moradores da região. Hoje, felizmente, o evento ultrapassou os limites da zona Norte para se tornar uma referência para as outras associações. Exemplo no sentido de mostrar para as entidades nipo-brasileiras que é possível resgatar a participação dos jovens e, desta forma, continuar contribuindo para a preservação da cultura de nossos ancestrais”, explica Tamae, que espera receber um público estimado entre 35 e 40 mil visitantes nos dois dias de programação.

 

Entidades promotoras – O 7º Nikkey Matsuri é organizado por 11 entidades da comunidade nikkei de São Paulo: Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa Casa Verde, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Carandiru, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, Instituto Bicultural Hei Sei, Seinen Nikkey, Kibo-no-Iê, Yassuragui Home, Kodomo-no Sono e Ikoi-no-Sono.

O evento conta com o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo; Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer; SPTuris – São Paulo Turismo; Secretaria de Estado da Cultura

Consulado Geral do Japão; Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo; União Cultural e Esportiva São Paulo Norte; Instituto Nikkeyweb; Metrô – SP; TV Minuto; Jornal Nippak.

(Aldo Shiguti)

SERVIÇO

7º Nikkey Matsuri

Quando: Dias 31 de março e 1º de abril, das 10 às 20 horas. Cerimônia de abertura: Sábado, às 16 horas

Onde: Clube Escola Jardim São Paulo: Rua Viri, 425, no Jardim São Paulo (ao lado do Metrô Jardim São Paulo/Ayrton Senna)

Entrada franca, mas pede-se a contribuição com um quilo de alimento não perecível

Informações: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

SÁBADO (31/03)

10H: Radio Taissô – Grupo de V. N. Cachoeirinha e Casa Verde – Ginástica

10H45: Lojinkai Tucuruvi – Dança Folclórica

11H: Kasa Odori – Totori Kenjinkai – Dança Folclórica

11H20: Apresentação de Ninjutsu _ Artes Marciais

11H50: Kenko Taisso Jd Tremembé – Ginástica

12H: Mika Taikô – Taiko

12H20: Kabuki – Dança Folclórica

12H30: Passagem Som Heros Sanshin Band

12H45: Heros Sashin Band – Música

13H20: Hissato Yoshitake – Performance

13H40: Melissa Kuniyoshi – Música

14H10: Yanagui Taiko São Carlos – Tambores

14H40: Yuka Ozawa – Música

14H55: Sanae Imamura – Música

15H10: Meiry Kamia & Kamia Show – Ilusionismo

16H: Cerimônia de Abertura

16H20: Yosakoi Soran de São Carlos – Dança

16H50: ACET Seinen  Buyôu

17H: Joe Hirata – Música

17H55: Grupo Minyô Kyokai com o professor Seitoku Nakandakare – Instrumental

18H15: Matsuri Dance Sapo Carlos – Dança Jovens

18H45: Requios Doukokai Eisá Okinawa – Taiko

19H15: Karen Ito – Música

19H45: Banda Uchiná – Música

DOMINGO (01/04)

10H: Radio Taissô com Grupo de Guarulhos – Ginástica

10H30: Fujinkai Casa Verde – Odori

10H50: Shamissen Okinawa Casa Verde – Instrumental

11H20: Apresentação de Ninjutsu – Artes Marciais

11H40: Taishogoto Kinseikai – Instrumental

12H: Fujinkai Cachoeirinha

12H10: Fujinkai Cachoeira Nihon Buyo – Dança

12H20: Miss Nikkey Matsuri – Concurso

12H50: Hissato Yoshitake – ACE Tucuruvi Yakuza Odori

13H10: Miss Nikkey Matsuri – Final

13H30: Bete Max – Música

14H10: ACET Seinen Tucuruvi – Buyôu

14H20: Joe Hirata – Música

15H: Melissa Kuniyoshi – Música

15H30: Grupo Minyo Kyokai Okinawa Santa Maria – Instrumental

15H50: Lojinkai Tucuruvi – Dança

16H: Fujinkai Tucuruvi – Dança

16H10: Fujinkai Imirim – Dança

16H20: Seinen Inirim – Dança

16H50: Isabel Tsuruhama – Música

17H10: Yuka Ozawa – Música

17H30: Kenko Taisso Jd Tremembé – Ginástica

17H40: Mario Kamia Ilusionista

18H15: Passagem de som Banda Uchiná – Banda

18H30 Banda Uchiná – Banda

19H: Grupo Fujinkai do Okinawa Santa Maria – Dança

19H15: Matsuri Dance São Paulo – Dança

19H45: Ryuku Koku Matsuri Daiko – Taiko

20H15: Karen Ito – Música

(*)Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

REPORTAGEM: ALDO SHIGUTI

Related Post

KARAOKÊ: EM PLENO CARNAVAL, 340 CANTORES PARTICIPA... Abertura Oficial (foto: Sunao Inoue)   Comissão Organizadora (foto: Sunao Inoue)   A própria comissão organizadora do 29º Taik...
CAMPINAS: ‘Noite Solidária’ reúne cerca de 300 pes...   presidente do Kodomo no Sono, José Taniguti e o professor Renato Chibana   Isadora Kataoka no piano Foi uma noite do bem. As...
MÚSICA: Concerto neste sábado comemora 50 anos da ...   Um show para comemorar e também para agradecer. Neste sábado (18), o Espaço de Eventos Hakka, em São Paulo, será palco de um evento que prom...
NATSU MATSURI 2015 Onde: Assoc. Hokkaido de Cult.e Assist. (Rua Joaquim Tavora 605, V Mariana, próx. Estação Ana Rosa) Dia 22/03/2015 Horário: das 10h às 18h In...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *