COMUNIDADE: 9º Nikkey Matsuri comemora sucesso de público. E fica mais próximo do espaço Tietê em 2015

Cerimônia de abertura do 9º Nikkey Matsuri (foto: Aldo Shiguti)

 

Como já havia ocorrido no ano passado, São Pedro mais uma vez insistiu em aparecer no domingo, segundo dia do 9º Nikkei Matsuri, no Centro Esportivo Jardim São Paulo (zona Norte de São Paulo). E a exemplo de 2013, os organizadores não se abateram. “Foi ruim para ao bazaristas e o setor de alimentação, mas os shows puderam transcorrer normalmente graças à mudança que fizemos, deixando  o palco mais próximo do público e n uma área coberta”, disse o presidente da Comissão Organizadora, Gerson Kunii.

 

O presidente do 9º Nikkey Matsuri, Gerson Kunii (foto: Aldo Shiguti)

 

“No final, calculamos entre 35 e 40 mil o número de visitantes nos dois dias”, destaca Kunii, acrescentando, que além da mudança na disposição das barracas, o 9º Nikkey Matsuri apresentou outras inovações, como a arrecadação de um quilo de alimento não perecível (não obrigatório), que foram doados a seis entidades beneficentes.

 

Ritual da quebra do barril de saquê (foto: Aldo Shiguti)

 

“No geral, ficamos satisfeitos”, disse Kunii. E não é para menos. No sábado, com sol, a presença de público superou as edições anteriores. Além das oficinas e da culinária, os visitantes puderam conferir diversas apresentações artísticas como grupos de dança e cantores como Karen Ito e Sergio Tanigawa. Destaques para os cantores mirins, Ryu Jackson e Karen Taira, que encantaram o público, e o grupo Requios Gueinou Doukoukai, que levantou a bandeira do 10º Nikkey Matsuri, cujo tema foi justamente o taikô.

 

Ryu Jackson deu show no palco do Nikkey Matsuri (foto: Aldo Shiguti)

 

Requios foi o destaque de sábado (foto: Aldo Shiguti)

 

Também no sábado desfilaram pelo palco as candidatas do Miss Nikkey Matsuri. As vencedoras – Rafaela Harumi Ferraz Yamamura (1ª colocada), Tatiane Kaori Hirayama (2ª) e Tatiana Ayumi Sassaki (3ª), estão classificadas para a final do Miss Nikkey Brasil, que será realizada em julho, no palco do 17º Festival do Japão.

 

Vencedora estarão no 17º Festival do Japão (foto: Fran Rojas)

 

Novidade este ano foi o Concurso Cosplay (foto: Fran Rojas)

 

 

O evento prosseguiu no domingo com apresentações do Setsuo Kinoshita Taiko Group, Himawari, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Joe Hirata e Concurso de Cosplay, entre outras atrações.

 

Como sempre, Joe Hirata agitou o público do Nikkey Matsuri (foto: Fran Rojas)

 

Karen Taira contagiou a platéia (foto: Fran Rojas)

 

Abertura – No sábado, foi realizada a cerimônia de abertura com as presenças do diretor para Assuntos Consulares do Consulado Geral do Japãoem São Paulo, Shigueru Iida; do secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, Celso Jatene; dos deputados federais Junji Abe (PSD-SP), Walter Ihoshi (PSD-SP) e Keiko Ota (PSB-SP); dos deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e Jooji Hato (PMDB); do vereadores Masataka Ota (Pros) e Rubens Calvo (PMDB); além do ex-vereador Ushitaro Kamia; do subprefeito de Santana/Tucuruvi, Carlos Roberto Candela e do diretor do Centro Esportivo Jardim São Paulo, Sidney Marques de Brito.

 

Ginástica Radio Taisso (foto: Fran Rojas)

 

Barraca de alimentação no Nikkey Matsuri (foto: Aldo Shiguti)

 

O presidente do 10º Nikkey Matsuri, Gerson Kunii, destacou a importância do evento e agradeceu o empenho do vereador Calvo, que apresentou uma emenda orçamentária garantindo recursos para a infraestrutura do evento; a força do “sempre vereador” Ushitaro Kamia; e os deputados estaduais Jooji Hato e Hélio Nishimoto e o deputado federal Walter Ihoshi, que juntos liberaram recursos na ordem de R$ 75 mil junto à Secretaria de Estado da Cultura para a viabilização do 10º Nikkey Matsuri.

 

Evento contou com grande presença de público (foto: Fran Rojas)

 

Evento teve cunho beneficente (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Desafio – A boa notícia foi dada pelo secretário Celso Jatene, que lançou um “desafio” às associações que organizam o Nikkey Matsuri.

 

O secretário municipal de Esportes, Celso Jatene (foto: Aldo Shiguti)

 

“A décima edição vocês terão oportunidade de fazer no espaço Tietê, um espaço quatro vezes maior que este, que está sendo reformado e deverá ser entregue no segundo semestre deste ano”, disse Jatene, referindo-se ao antigo Clube Regatas de Tietê, no Bom Retiro, que será transformado em espaço de lazer e esportes para alunos da rede pública.

 

O apresentador Helio Sakae Kamia (foto: Aldo Shiguti)

 

Ao Jornal Nippak, o secretário disse que o “desafio” foi lançado porque o Centro Esportivo Jardim São Paulo deve receber grama sintética. “É uma possibilidade, mas tendo ou não grama sintética vamos levar o Nikkey Matsuri para um espaço maior”, afirmou Jatene. Desta forma, a edição comemorativa do Nikkey Matsuri está, agora, “disputada” entre dois espaços.

 

Karen Ito encantou a platéia (foto: Fran Rojas)

 

Inicialmente, conforme antecipou o Jornal Nippak com exclusividade, a tendência era aceitar o convite feito pelo vereador Rubens Calvo (PMDB), que apresentou a planta do Sambródomo como alternativa para a realização do próximo Nikkey Matsuri.

 

O vereador Rubens Calvo (foto: Aldo Shiguti)

 

Disputa – Kunii, no entanto, admitiu que ficou seduzido pela proposta do secretário. “Vamos apresentar essas sugestões no próximo dia 8, quando está marcada uma reunião para definir a Comissão Organizadora do 10º Nikkey Matsuri, mas por ser um espaço gratuito, como também é o centro esportivo, e por sua localização estratégica – também fica próximo à estação do metrô – o mais provável é que fechemos com o Tietê”, antecipou Kunii. “Além disso, o fato de a proposta ter feita pelo próprio secretário deve facilitar as negociações”, explicou.

 

Dança foi uma das atrações (foto: Fran Rojas)

 

Visitantes conferem plantas no estade da AOSP (foto: Fran Rojas)

 

O vereador Rubens Calvo garantiu ao Jornal Nippak que, “se o Tietê não ficar pronto, levo para o Anhembi”. “Para isso, na virada do ano tenho que solicitar à Secretaria de Governo um orçamento suficiente para se fazer uma festa se não melhor, pelo menos igual a esta”, frisou Calvo.

 

Dança Jovem no Nikkey Matsuri (foto: Fran Rojas)

 

“Além de adorar a cultura japonesa, convivo desde cedo com a comunidade nipo-brasileira e um país que consegue se reerguer de tragédias como o Japão, só pode merecer nossas homenagens”, destacou o vereador.

 

Nippak apoiou o Nikkey Matsuri (foto: Aldo Shiguti)

 

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BAIRRO ORIENTAL: Confira a programação da Celebraç... Para os chineses, 2016 começou oficialmente nesta segunda-feira (8). A diferença ocorre porque os chineses seguem o calendário lunar. Assim como para ...
BENEFICENTE: Hibiki Family fará apresentação em pr... O grupo de artistas Hibiki Family, reconhecido no Japão pelas apresentações que mesclam os fundamentos da dança tradicional (ninhon buyo) com moviment...
DANÇA: Grupo japonês TRIQSTAR se apresenta no MASP... Os finalistas do programa Asia Got Talent vêm ao Brasil a convite da Fundação Japão      A Fundação Japão promove, em 11 de julho...
MOGI DAS CRUZES: Bunkyo de Mogi das Cruzes comemor... A Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo) realizará nos dias 11, 12 e 18 e 19 de abril, em sua sede de campo, no Bairro Porteira Preta, em Mog...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *