COMUNIDADE: Acenbra celebra 60 anos em grande estilo

 

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Atibaia (Acenbra) está completando 60 anos de fundação. Para marcar a data, a entidade realizará neste domingo (2), no kaikan, no Jardim Imperial, uma grande festa comemorativa. Com início às 10 horas, a cerimônia deve contar com as presenças do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima; do representante Chefe do escritório da Jica (Japan International Cooperation Agency) no Brasil, Satoshi Murosawa; dos deputados federais Junji Abe (PSD-SP) e Roberto Santiago (PSD-SP); dos deputados estaduais, Hélio Nishimoto (PSDB); Jooji Hato (PMDB) e José Roberto Tricoli (PV); do prefeito de Atibaia, José Bernardo Denig; do vereador de Atibaia, Emil Ono (PTB); e do presidente da Câmara Municipal de Atibaia, Saulo Pedroso (PSD), entre outros.

 

Kaikan é utilizado para realização de eventos como festas e undokais (foto: divulgação)

 

O ponto alto da programação serão as homenagens às personalidades e entidades que contribuíram – e continuam contribuindo – com a Acenbra ao longo destas seis décadas e aos idosos acima de 85 anos.

 

Toshifumi Yamada (foto: divulgação)

 

 

“Para nós trata-se de uma data muito importante pois não só a atual diretoria como também as que nos antecederam lutamos por um mesmo objetivo, ou seja, a preservação da cultura japonesa”, explica o presidente da Acenbra, Toshifumi Yamada.

 

 

No pronunciamento que fará durante a solenidade – e que o Jornal Nippak teve acesso – Yamada deve contar a trajetória da Acenbra, entidade fundada em 1952 por 53 associados voluntários, entre eles Hisaichi Takebayashi, Tadamitsu Nakasu, Katsuyoshi Matsuoka e Harukiti Yamanaka. Entre os associados fundadores, o único ainda vivo é Yoshiyuki Muragaki, que também será homenageado durante a solenidade.

Denominada inicialmente Associação Cultural de Atibaia (ACA), tinha como objetivo inicial o fortalecimento do grupo de jovens aficcionados do beisebol, que funcionou como uma espécie de “alavanca” para levantar a auto-estima da comunidade.

De acordo com o site da entidade, pensou-se em construir um depósito para guardar o equipamento de jogo, mas a idéia foi expandida para a construção de um prédio maior, que pudesse abrigar reuniões da comunidade. Surgia, então a ACA, fundada oficialmente em 30 de agosto de 1952.

“Permanecemos fieis à filosofia dos fundadores até os dias de hoje”, afirma o atual presidente, Toshifumi Yamada, lembrando que, atualmente o local é utilizado para a realização de diversas atividades como a festa de confraternização de Ano Novo e undokais, além de celebrações de missas e casamentos. “Temos um carinho muito grande pelo kaikan, pois ele acompanhou a história da Acenbra por 60 anos”, conta Yamada, lembrando que a sede da entidade, no bairro de Alvinópolis, foi construída em 1999 e abriga também os escritórios da Associação  Hortolândia e Associação Pró-Flor. É no local que funciona também a Escola de Língua Japonesa.

 

 

O prédio, batizado de Centro Cultural Nipo-Brasileiro, foi inaugurado em 2000. “Sua construção só foi possível graças as contribuições dos associados e dos lucros obtidos com a realização de eventos como Festival de Prêmios, Bon Odori, restaurante da Festa das Flores e Morangos de Atibaia, “e também de um grande valor doado pela Fundação Syuyodan Housekai”.

 

Fortalecimento – Desde a sua fundação, a Acenbra vem contando com a ajuda de associados, como o associado Masayuki Mizuno, que contribuiu para a publicação do livro comemorativos do “50º Aniversário da Acenbra”, em 2002, e a Prefeitura Municipal de Atibaia, que em 2008 possibilitou a celebração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Segundo Yamada, “os desenvolvimentos da comunidade nipo-brasileira se devem aos feitos e dedicação de nossos ancestrais, os imigrantes pioneiros, e, claro, também à generosidade do povo brasileiro que nos recebeu de braços abertos”.

“Esperamos continuar contando com a mesma colaboração e dedicação”, destaca o presidente, acrescentando que a Acenbra reúne atualmente cerca de 340 famílias associadas que movimentam os diversos departamentos da entidade como o de beisebol, gatebol, dança e taikô. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais essas atividades”, conta Toshifumi Yamada.

(Aldo Shiguti)

 

 

SERVIÇO

60 Anos da Acenbra

Quando: Dia 2 (domingo), a partir das 10 horas

Onde: Kaikan da Acenbra: Rua Fortaleza, 90 – Jardim Imperial

Informações pelo tel.: 11/4413-6371

 

 

 

 

RELAÇÃO DE IDOSOS ACIMA DE 85 ANOS

 

Fumiko Monma (90)

Mieko Matuoka (86)

Fujiko Yakushiji (87)

Fusako Takeshita (89)

Hakuryo Bam

Hanami Sasaki (90)

Haruko Morinishi

Haruo Takai (90)

Hatsue Shinkawa (85)

Hinako Motomatsu (85)

Hiroshi Shinkawa

Isamu Takahashi

Kane Shinkawa (90)

Kasumi Matsunaga (88)

Kazue Horita (87)

Kazuo Shinkawa

Kimie Tanio (90)

Kinkuchi Fujiki (85)

Kinue Matsuda

Kinuko Kato (91)

Kiyo Ishihata (87)

Kiyonori Ichinose

Makino Yoneyama (93)

Megumi Ito (86)

Misako Mogami (85)

Mitsue Mitsuda (86)

Miyoko Kajiyama (86)

Setsuko Sekito

Setsuko Asai (87)

Shigueo Yakushiji (92)

Shizuka Harada (89)

Sumiko Akiyoshi (88)

Tatsui Kato (93)

Tatsuo Hirama (95)

Tatsuo Hamaguchi (87)

Terukatsu Katayose (87)

Tisuke Hayashida

Toshiko Mitsuiki(90)

Toshio Furuya (90)

Tuyako Akimura (94)

Wataru Issomoto (90)

Yasuko Okino (85)

Yoemi Muragaki (94)

Yoshi Yoshino (90)

Yoshiko Yoshino (90)

Yoshiko Hayakawa (87)

Yoshio Arima (86)

Yoshiyuki Muragaki (95)

Kamimura Massaharu (89)

Kamimura Ai (87)

Ideyama Sumiko (86)

Murakami Massae (86)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

FRUTOS DA MATA ATLÂNTICA: ABJICA e Instituto Flore... Gabiroba, da Mata Atlântica (Foto: reprodução) A Associação dos Bolsistas da Jica (ABJICA) e o Instituto Florestal realizam no próximo dia 22 (qui...
GUATAPARÁ: Comunidade japonesa comemora 50 anos Há 50 anos, doze famílias vindas do Japão formaram a comunidade Mombuca, em Guatapará (SP) – a 50 km de Ribeirão Preto. Hoje, são mais de 400 japonese...
KARAOKÊ: Nipo de Campinas inicia preparativos para... O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas sediará a 19ª edição do Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, o Paulistão.  Será a terceira vez...
BRASIL-JAPÃO: Novo embaixador quer reforçar os laç...   O novo embaixador do Japão, Kunio Umeda, chegou ao Brasil no dia 5 de março e no dia 7 fez seu primeiro discurso como embaixador na recepção...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *