COMUNIDADE: Acesa comemora o seu Jubileu de Ouro em grande estilo

A Acesa – Associação Cultural e Esportiva de Santana, uma das tradicionais associações da comunidade nikkei da Capital completou 50 anos de fundação. Para marcar a data, no último dia 24 a comissão organizadora dos festejos programou uma série de atividades na sede social, que incluiu homenagens aos associados mais antigos e também aos ex-presidentes que prestaram relevantes serviços à associação e a comunidade.

 

Associação Cultural e Esportiva de Santana comemora Jubileu de Ouro. Foto: Osmar Maeda

 

Estiveram presentes na solenidade, Kenji Iwashima, cônsul do Japão em São Paulo; Gerson Kuni, representante da Sociedade Brasileira de Cultura e Assistência Social – Bunkyo; o deputado federal Walter Ihoshi; Hamilton Freitas, chefe de gabinete do deputado estadual Hélio Nishimoto; Roberto Sekiya, subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa; José Kanashiro, presidente da UCESPN – União Cultural e Esportiva São Paulo Norte; Luis Alberto Bucci, diretor do Instituto Florestal; presidentes e dirigentes das associações nikkeis coirmãs da zona Norte.

Na ocasião, Walter Ihoshi emtregou uma honraria à entidade pelo trabalho de preservação da cultura japonesa na zona Norte de São Paulo ao longo dessas cinbco décadas.

 

Mario Suga e esposa cortam o bolo ladeados por Lidia Igawa, sobrinha do fundador e Akira Okuma, representando Toyohiro Shimura. Foto: Osmar Maeda

 

O presidente Mário Suga, no seu discurso, agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho dos seus antecessores que trabalharam muito para o engrandecimento da Acesa.

Toshihiko Komatsu, presidente do Conselho Deliberativo e presidente da comissão organizadora lembrou os pioneiros que se preocuparam em fundar uma associação, onde os amigos, parentes, conterrâneos, filhos e netos, pudessem se reunir e praticar atividades culturais, esportivas e sociais, preservando os costumes japoneses.

 

Deputado federal Walter Ihoshi entrega honraria a Mario Suga. Foto: Facebook/Walter Ihoshi

 

O cônsul Kenji Iwashima enalteceu a importância e a participação da Acesa na difusão, valorização e integração da cultura japonesa. Kenji Iwashima ficou satisfeito em saber que as comemorações do jubileu de ouro da associação contará com uma exposição de Origami, que será acontecerá no próximo mês, entre os dias 7 e 22 de outubro, na sede da associação.

 

Hamilton de Freitas, chefe de Gabinete do deputado estadual Hélio Nishimoto também homenageou a associação. Foto: Osmar Maeda

 

Homenagens – A atual diretoria homenageou os ex-presidentes e dirigentes que prestaram relevantes serviços a Acesa e a comunidade como Suekazu Igawa, primeiro presidente, representado pela sobrinha Lidia Igawa, segundo presidente Toyohiro Shimura, representado por Akira Okuma, terceiro presidente Vicente Hayashida, quarto presidente Toshihiko Komatsu, quinto e atual presidente Mário Suga.

 

Presidente Mario Suga com dirigentes das associações e entidades. Foto: Osmar Maeda

 

Mario Suga e Hiroshi Satow (94 anos). Foto: Osmar Maeda

Hiroshi Satow, que doou um terreno de 720m² para a construção da atual sede da Acesa (rua Rua José Dantas Magalhães Gloria, 179 – Alto do Mandaqui), Mitsuyuki Sugahara associado honorário e Armando Egami, diretor desde a fundação da Acesa também foram homenageados.

Hamilton Freitas, chefe de gabinete do deputado estadual Hélio Nishimoto homenageou os 50 anos de atividades da Acesa com a entrega de placa comemorativa ao presidente Mário Suga.

Em seguida foram homenageados um grupo de 91 associados com mais de 75 anos, entre os quais Hiroshi Satow, de 94 anos e Tiyoka Sato, de 97 anos.

Mario Suga e Tiyoka Sato (97 anos). Foto: Osmar Maeda

Após as homenagens, os presentes participaram de um concorrido almoço oferecido pelos organizadores.

Depois, teve início a programação artística com apresentações de danças folclóricas, teatro, coral, karaokê, yosakoi soran e kenko taiso. A maioria dessas apresentações foram feitas por alunos e associados dos diversos cursos que são ministrados na própria associação.

Além disso, as apresentações de palco contou também com a participação do coral “Primavera” do CRI – Centro de Referência ao Idoso – Norte, que comprova a integração harmoniosa da Acesa com toda a comunidade paulistana.

 

Coral Primavera. Foto: Osmar Maeda

 

Informações sobre as atividades da Acesa podem ser obtidas no telefone 2231-6713 ou no site www.acesasantana.com.br, ainda pelo facebook.com/acesasantana

(Osmar Maeda, especial para o Jornal Nippak)

 

Related Post

GUEINOSAI: Bunkyo promove 49º Festival de Música e...   O Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realiza neste fim de semana (21 e 22), a 49ª edição do Festival ...
COMUNIDADE: Câmara Municipal de SP homenageia Shin... Shinji Yonamine, “o cidadão do mundo”, agora também é Cidadão Paulistano. O título, uma iniciativa do vereador Masataka Ota (PSB), foi entregue no últ...
BAIRRO ORIENTAL: Reunião nesta segunda oficializa... O Bairro da Liberdade, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo, deve ganhar novas luminárias ainda este mês. O anúncio da oficializaç...
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES: Nipo de Campinas h... A tradicional Feria Oriental que acontece sempre no segundo domingo de cada mês no O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas em sua sede  socia...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *