COMUNIDADE: André Korosue é homenageado na Câmara Municipal de São Paulo

Em sessão solene realizada no último dia 22, a Câmara Municipal de São Paulo prestou uma homenagem ao presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, André Korosue, com a entrega da Medalha Anchieta e Diploma da Gratidão da Cidade de São Paulo – duas das principais honrarias concedidas pela Casa ao lado do título de Cidadão Paulistano, entregue a personalidades que nasceram fora de São Paulo.

 

André Korosue é homenageado na Câmara Municipal de São Paulo. Foto: Aldo Shiguti

André Korosue é homenageado na Câmara Municipal de São Paulo. Foto: Aldo Shiguti

 

Estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; o deputado federal Walter Ihoshi (PSD); o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB); o presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Yoshiharu Kikuchi e o presidente honorário do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), professor Kokei Uehara, além da esposa do homenageado, Sueli, filhos e irmãos.

 

André Korosue e a esposa, Sueli, com os vereadores Ota e Aurélio Nomura. Foto: Aldo Shiguti

André Korosue e a esposa, Sueli, com os vereadores Ota e Aurélio Nomura. Foto: Aldo Shiguti

 

O homenageado nasceu em São Paulo, no bairro de Pinheiros, em 1952, começou a estudar a língua japonesa com seis anos e foi o primeiro formando da escola ‘Aozora Gakuen’. É Físico formado pela Universidade de São Paulo  (USP), em 1974. Iniciou sua carreira no magistério lecionando em escolas estaduais, culminando como professor do Curso Objetivo de 1974 a 1985. No âmbito cultural foi diretor cultural da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

 

Ota: “Ele é um grande homem”. Foto: Aldo Shiguti

Ota: “Ele é um grande homem”. Foto: Aldo Shiguti

 

Atualmente preside a Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, entidade sem fins lucrativos instalada em Itaquera (zona leste da Capital), onde são assistidas cerca de 80 pessoas na faixa etária de 22 a 60 anos.

Proponente da homenagem, Ota disse ao Jornal Nippak que “não poderia deixar de homenagear uma pessoa como o André Korosue”. “Trata-se de um grande homem, que dedica sua vida cuidando das nossas crianças especiais”, disse o vereador, acrescentando que, “ele pode não ter passado a dor que eu passei, mas também carrega o sofrimento das crianças”.

 

Cônsul Takahiro Nakamae. Foto: Aldo Shiguti

Cônsul Takahiro Nakamae. Foto: Aldo Shiguti

 

Aurélio Nomura, que presidiu a Mesa, “lamentou” não ter tido a ideia antes de seu colega. “Mas vibrei muito quando o vereador Masataka Ota apresentou o projeto. É uma grande honra para a Câmara Municipal de São Paulo e uma homenagem extremamente merecida. São Paulo devia esta homenagem”, ressaltou Nomura, afirmando que o presidente da Kodomo-no-Sono “é uma referência”.

 

Walter Ihoshi: “Grande liderança”. Foto: Aldo Shiguti

Walter Ihoshi: “Grande liderança”. Foto: Aldo Shiguti

 

“No momento difícil que o país está atravessando, de combate à corrupção e desmando políticos precisamos ter como referência personalidades que sirvam de parâmetro para toda a sociedade, que está cansada de abrir os jornais e só ver podridão. É hora de reconstruir e nessas horas precisamos de pessoas como o André Korosue”, discursou o líder da bancada tucana na Câmara Municipal .

 

O deputado estadual Hélio Nishimoto. Foto: Aldo Shiguti

O deputado estadual Hélio Nishimoto. Foto: Aldo Shiguti

 

Já o deputado federal Walter Ihoshi (PSD) manifestou sua gratidão ao “professor e orientador André Korosue” e também destacou o “espírito de liderança” do homenageado. “Tive o privilégio de ser aluno do André Korosue no Curso Objetivo. Depois, ele me orientou quando me candidatei pela primeira vez a um cargo público mostrando, já naquela época, ser uma grande liderança. Nos encontramos anos mais tarde, ele já desenvolvendo trabalho na área social e depois como presidente da Associação Pró-Execpionais Kodomo-no-Sono”, lembrou Ihoshi, acrescentando que “o país precisa de líderes com este espírito de solidariedade”. “Nunca vi o André bravo. Ele está sempre disposto a incentivar não só o Terceiro Setor como também todas as atividades culturais”, destacou Ihoshi.

 

André Korosue: “Vou me cobrar mais para assumir novos desafios”. Foto: Aldo Shiguti

André Korosue: “Vou me cobrar mais para assumir novos desafios”. Foto: Aldo Shiguti

 

Amigo – Para o cônsul Takahiro Nakamae, “todos conhecemos o senhor André Korosue como uma pessoa amigável e simpática”. “Sabemos também que, além de sua enorme contribuição como presidente da Kodomo-no-Sono, ele trabalha arduamente nas mais diferentes áreas, como na Musicoterapia, e ao longo de sua vida vem se dedicando em prol dos mais necessitados”, disse Nakamae.

 

O homenageado com familiares. Foto: Aldo Shiguti

O homenageado com familiares. Foto: Aldo Shiguti

 

Eternas crianças – Ao Jornal Nippak, André Korosue destacou sua alegria pelo reconhecimento e fez questão de dividir a conquista com sua equipe. “Ninguem faz nada sozinho. Temos uma diretoria fabulosa, funcionários muito atentos e que cuidam carinhosamente do nosso bem mais precioso, que são os nossos assistidos. Temos também os colaboradores, sem os quais não teríamos condições de levar esse projeto adiante. Portanto, é um presente para toda nossa equipe”, ressaltou, lembrando que, quando foi fundada, há 58 anos, a Kodomo-no-Sono cuidava de crianças (kodomo, em japonês) entre 7 e 10 anos. “Hoje, os mais jovens estão com 65 anos e a idade média é de 50 anos. Ou seja, são adultos, mas crianças na alma e no coração. Fico muito contente em poder fazer alguma coisa por eles”, disse Korosue, explicando que “fico feliz, mas ao meso tempo vou me cobrar mais para assumir novos desafios”.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    ACONTECE: 7 º Temaki Fest sorteia passagem para No... A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono realizará neste domingo (25), das 11 às 15 horas, em sua sede, em Itaquera (zona Leste de São Paulo), a s...
    CIDADES/OSASCO: Acenbo promove o 48° Undokai em Os... O undokai é uma tradicional gincana poliesportiva que reúne as famílias da comunidade nikkei para confraternizarem e participarem de atividades esport...
    JAPÃO por SILVIA KIKUCHI: Quatro anos depois…... As ondas levaram casas, pessoas… mas não levaram a vontade de viver   Se pudesse voltar no tempo, onde você estaria quatro ano atrás? O que e...
    ARTES: Artistas nikkeis participam da ‘1ª Exposiçã... Com a era digital todos acreditavam que o papel iria sumir da face da terra. Para mostrar que ele está mais vivo do que nunca, um grupo de sete artist...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *