COMUNIDADE: Arquiteto Yukihiro Sugaya, do Japão, é recepcionado pelos dirigentes da Federação Sakurá e Ipê do Brasil

No último dia 15, o arquiteto e paisagista japonês Yukihiro Sugaya foi recepcionado pelo presidente Pedro Yano e dirigentes da FSIB – Federação Sakurá e Ipê do Brasil – na sede do Itaquera Nikkei Clube, na zona Leste da Capital. “A vinda desse especialista em cerejeiras é em atendimento ao nosso pedido feito à Jica (Japan International Corporation Agency), pois as primeiras espécies foram plantadas há mais de 40 anos no Parque do Carmo”, explica o presidente Pedro Yano.

 

Yukihiro Sugaya (na ponta, à direita) foi recepcionado na sede do Itaquera Nikkei Clube. Foto: Osmar Maeda

 

Estiveram presentes nesta reunião, representantes de todas as associações filiadas à Federação Sakurá e Ipê do Brasil. O vice-presidente Sérgio Oda anunciou as presenças de Osmar Maeda, representante do deputado estadual Hélio Nishimoto e de Diogo Miyahara, representante do vereador Aurélio Nomura.

Yukihiro Sugaya contará com o importante apoio do engenheiro Roberto Taniguchi que fará o levantamento topográfico dos bosques mais antigos, para dar a posição exata de cada árvore, uma vez que nesses bosques estão as cerejeiras que exigem mais cuidados.

O especialista Sugaya fará uma analise científica de cada uma das cerejeiras afetadas e, em seguida, repassará o tratamento adequado para os responsáveis pelas plantas da FSIB. A previsão que esse trabalho seja concluído até setembro deste ano.

 

Roberto Taniguchi com o paisagista japonês Yukihiro Sugaya. Foto: Osmar Maeda

 

Quem é Yukihiro Sugaya – Bacharelado em arquitetura e paisagismo pela Universidade de Tóquio, no Departamento de Estudos Ambientais e Ciência de Recursos Naturais.

Ocupou cargos nos Departamentos de Parques da Prefeitura de Tóquio e da Prefeitura da cidade de Nagano, onde foi responsável pelo programa do verde no município.

Yukihiro Sugaya tem experiência em administrar a formação de organizações voluntárias para a promoção do verde. A sua vinda e estada faz parte do programa de voluntários da JICA (Japan International Corporation Agency).

 

Festa das Cerejeiras – Na oportunidade, a comissão organizadora definiu também a data da realização da 39ª Festa das Cerejeiras que será nos dias 4, 5 e 6 de agosto próximo. Para isso, os responsáveis já iniciaram contatos com os órgãos responsáveis para a realização deste aguardado evento cultural.

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nikkei que vivem na região de Itaquera, zona Leste. A festa, que acontece desde 1978, é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Diogo Miyahara, da assessoria do vereador Aurelio Nomura anunciou que no dia 6/5, às 8h00, o prefeito João Dória participará do Mutirão da Limpeza no Parque do Carmo, que contará com trabalhos de zeladoria, corte de mato e varrição.

 

Bosque das Cerejeiras – Os imigrantes japoneses deixaram para cidade de São Paulo, uma magnífica herança: o Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo, cujas primeiras mudas começaram a ser plantadas em 1977.

Em 2004, Pedro Yano sucedeu o senhor Hiroshi Nishitani, o idealizador do Bosque das Cerejeiras e assim assumiu a presidência da Federação Sakura e Ipê do Brasil, entidade organizadora da tradicional Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo.

O Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo, conta ao todo, com mais de 4.000 cerejeiras. É o maior do gênero das Américas.

 

(Colaborou: Osmar Maeda)

Related Post

EXPO 2020: Comunidade nikkei manifesta apoio à can...   No dia 19 de setembro, uma comitiva com representantes de cinco entidades nipo-brasileiras esteve reunida com o prefeito Gilberto Kassab (PS...
TÊNIS DE MESA: Clube Ipê e Liga Nipo-Brasileira ba... Com cerca de 650 atletas inscritos, a Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa consolidou-se neste final de semana (19 e 20) como o maior evento promoved...
CAFELÂNDIA: Os ideais de Hirano foram concretizado... Com merecida pompa e alegria, a Associação Cultural, Agrícola e Esportiva de Hirano celebrou, no último dia 2 (a data exata é o dia 3) os 100 anos de ...
“A PAZ É POSSÍVEL”: ‘Estamos deixando um legado pa... Idealizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo e pelo Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Socia...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *