COMUNIDADE: Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria comemora 40 anos de fundação

 

Com a presença de autoridades, políticos, dirigentes e associados e amigos, a ACEOSM – Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria comemorou, no último dia 20, feriado do Dia da Consciência Negra, o seu 40º aniversário de fundação.

 

Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria comemora 40 anos de fundação (foto: Jiro Mochizuki)

 

Na entrada, as autoridades e convidados foram recepcionados pela diretoria e pelos membros da comissão organizadora e por grupo de jovens vestidas de quimono.

Na solenidade de abertura, o presidente da comissão organizadora, Akeo Uehara Yogui lembrou o empenho e a luta das primeiras 23 famílias que desejavam construir uma sede própria no bairro de Santa Maria, na zona Norte da Capital. Hoje, a ACEOSM conta com uma bela sede social, incluindo uma quadra de esportes, na avenida João dos Santos Abreu, 755.

 

O 40º aniversário da  ACEOSM  contou com a presença de autoridades, políticos, dirigentes e associados e amigos(foto: Jiro Mochizuki)

 

O deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) em seu discurso destacou o empenho dos fundadores, o companheirismo das mulheres a confiança nos jovens na continuidade do trabalho da Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria. Nishimoto falou também da sua admiração e da sua proximidade com membros da comunidade de descendentes de Okinawa, província que conheceu no mês passado, em missão no Japão, na companhia da esposa Ednéia.

A diretoria da ACEOSM, por meio do seu presidente Mitio Takara homenageou 12 associados com mais de 88 anos: Ritsuko Teruya (99), Taro Takara (99), Fumiko Nagamine (94), Haruko Tamahiro (94), Antonio Takara (92), Kiyo Uehara (91), Fumi Takara (91), Yoshi Uehara (90), Toshi Takara (89), Hatsu Takara (89), Tiyo Uehara (89) e Tsuneko Kanashiro (89).

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do deputado Hélio Nishimoto homenageou a ACEOSM, com a entrega uma placa comemorativa para o presidente Mitio Takara. Foram homenageados também: Shin Ei Uehara, José Minoru Takara e Iracema Mieko Kanashiro, esta representada pelo marido Katio Kanashiro.

 

Atrações – Na festa dos 40 anos da ACEOSM não faltou o tradicional “parabéns pra você” e o corte do bolo. A saudação “viva” e kanpai foi comandada por Tsushey Takara.

 

(foto: Jiro Mochizuki)

 

A festa prosseguiu com a apresentação de minyo, odori, odori infantil, karaokê, taiko (Requeios Gueinou Doukoukai Eisá), dança so crazy (dançarinas do seinenkai da ACEOSM) e Joe Hirata, que cantou músicas japonesas e country, esta com coreografia feita pelos associados e alunos do professor Lúcio, de dança de salão da ACEOSM.

 

Joe Hirata com alunas do professor Lucio (dança de salão da ACEOSM) (foto: Osmar Maeda)

 

O encerramento foi feito do jeito tradicional com o kachashi, com a participação de todos os presentes, e a música a cargo do grupo do professor Seitoku Nakandakare.

 

 

(Da Redação)

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SILVIA IN TOKYO: CONDENADO A 30 ANOS POR LATROCÍNI... Juliano Henrique de Souza Sonoda   O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Juliano Henrique de Souza Sonoda, a 30 anos de prisão por u...
COMUNIDADE: Festival do Japão de 2015 pode fazer p...   Se depender do empenho do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, o Festival do Japão de 2015 pode fazer parte das comemoraç...
8º SÃO CARLOS MATSURI Arte, Cultura e Gastronomia Japonesa. Atrações: Apresentações de dança tradicional e moderna - Taikô - Artes marciais - Músicas japonesas e brasile...
IMUNIZAÇÃO: Campanha de vacinação termina nesta se... Os paulistas têm menos de uma semana para tomar a vacina contra a gripe. A campanha de imunização no Estado de São Paulo vai até sexta-feira, 25. Bala...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *