COMUNIDADE: Associação de Ikebana do Brasil elege primeiro presidente não descendente de japoneses

Depois de um início de ano atribulado, a Associação Ikebana do Brasil apresentou sua nova diretoria, que tomou posse em janeiro. Fato inédito em sua história, foi eleito para presidir a entidade Erisson Thompson de Lima Júnior. É a primeira vez que um presidente do sexo masculino e não descendente de japoneses comandará a diretoria.

Erisson encara o fato com naturalidade. “Faço ikebana há quase quatro décadas”, explicou Erisson, que conheceu a arte de arranjos florais japonesa no Japão, onde morou de 1979 a 1981. “Na época, morava no Rio de Janeiro – quando só tinha um restaurante japonês – e fui ao Japão para estudar língua japonesa. Foi aí que me interessei não só por ikebana como também pela cerimônia do chá”, disse o novo presidente, que optou pela escola Sanguetsu. “Fiz um intensivão de dois anos e comecei a lecionar”, lembra.

Emiko Miji Ide e Erisson Thompson de Lima Júnior (Foto: Arquivo Jornal Nippak)

Entre seus principais desafios frente à Associação Ikebana do Brasil estão o de ampliar o número de associados, que hoje está em torno de 150. Destes, 30% são de não descendentes de japoneses e 10% pertencem ao sexo masculino. “Espero poder contribuir para divulgar esta cultura milenar também entre os não descendentes”, conta Erisson, lembrando que este ano a Associação Ikebana do Brasil comemora seu 50º aniversário de fundação.

Um dos pontos altos da comemoração será a realização de uma grande exposição alusiva à data, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

“Mas estamos trabalhando desde o início do ano”, destaca Erisson Thompson. A primeira atividade em 2012 das nova diretoria foi uma participação no Festival do Japão em Minas Gerais, evento realizado de 3 a 5 de fevereiro pela Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira, no Expominas, em Belo Horizonte.

Em maio, nos dias 19 e 20, os professores de ikebana estarão participando no Bunka Matsuri com os arranjos no hall da entidade e também vão ministrar oficinas de ikebana. Para este evento, uma novidade. Erisson Thompson programou para o Grande Auditório do Bunkyo uma performance combinando arranjo de flores e músicas.

“Nos dias 13, 14 e 15 de julho vamos estar presentes no Festival do Japão do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil). A ideia é divulgar o ikebana para um maior número de pessoas, independente da escola”, destaca Erisson Thompson, que visitou a redação do Jornal Nippak em companhia da nova vice-presidente da associação, Emiko Miji Ide.

(Aldo Shiguti)

 

Diretoria da Associação de Ikebana do Brasil em 2012-04-09

Presidente: Erisson Thompson de Lima Júnior

Vice-Presidente: Emiko Miji Ide

Secretária: Yae Inagaki

Vice-Secretária: Mizue Ogawa Mizumoto

Tesoureira: Nobuko Shiguemichi

Vice-Tesoureira: Hilda K. Tagusagawa

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

109 ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA: Cerimônias religio... Como acontece todos os anos, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), organiza uma série de eventos comemorativos ...
BAIRRO DA LIBERDADE: Aurélio Nomura retoma convers...   Apresentado pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB) há 16 anos, o projeto que prevê a criação do Boulevard Liberdade no espaço aéreo da ligação ...
ARTES MARCIAIS: Família Kishikawa comemora 42 ano...   Para comemorar 42 anos da prática de kendô da família Kishikawa e 20 anos do Saga Kendô (Hagakure-Kan), o patriarca do clã, Yoshiaki Kishika...
COMUNIDADE/PRÊMIO KIYOSHI YAMAMOTO: Comissão receb... A Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) recebe até o dia 16 de julho, indic...

8 Comments

  1. Aldo Shiguti
    Obrigado pelo apoio e colaboração na divulgação da Arte e nosso pais
    Estamos a disposição.
    Até breve.
    Erisson Thompson de Lima Junior
    Associação de Ikebana do Brasil

  2. Parabéns Erisson Sensei, pela honra de ser o Presidente.

  3. Parabéns Sensei Erisson! Mais do que merecedo!

  4. Parabéns Sensei Erisson!! Realmente é uma grande missão. Mas, o Sr. tem uma muita sensibilidade para perceber o que é prioritário e importante. Com certeza fará um trabalho diferenciado e “Belíssimo”.

  5. Parabéns Sensei Erisson!! Realmente é uma grande missão. Mas, o Sr. tem muita sensibilidade para perceber o que é prioritário e importante. Com certeza fará um trabalho diferenciado e “Belíssimo”.

  6. MEU PRIMEIRO MESTRE DE IKEBANA, COM MUITA HONRA E ALEGRIA!

  7. Parabéns Sensei! Isso é fruto do excelente trabalho que vem desenvolvendo frente a Academia Kado Sanguetsu. O senhor é um exemplo para todos.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *