COMUNIDADE: Associação Fukushima Kenjin do Brasil celebra 100 anos com presença do governador

Fundada em 1917 a Associação Fukushima Kenjin do Brasil realizou, no último dia 22, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência (zona Sul de São Paulo), cerimônia em comemoração ao seu 100º Aniversário de Fundação. O evento contou com a presença de uma comitiva das província-mãe formada, entre outros, pelo governador Masao Utibori e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Jun-Ichi Sugiyama. Também estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) e o líder do Governo na Câmara Municipal de São Paulo, Aurélio Nomura (PSDB), além de Guillermo Muro –  vice-presidente institucional da Japan House São Paulo –, assessores parlamentares e representantes de diversas entidades nikkeis.

 

Membros da comitiva japonesa posam para foto com a lembrança dada por Hélio Nishimoto. Foto: Jiro Mochizuki

 

Abrindo a série de discursos, o presidente da Associação Fukushima Kenjin do Brasil, Hachiro Nagayama, lembrou que, dos 781 pioneiros que desembaracam no porto de Santos no dia 18 de junho trazidos pelo navio Kasato Maru, 77 eram da província de Fukushima. Para ele, a presença de tantas pessoas ilustres da província-mãe deu um brilho especial à comemoração.

 

O cônsul Yasushi Noguchi esteve presente no evento. Foto: Jiro Mochizuki

 

Também mereceram registros a história de superação dos imigrantes e a tragédia que assolou a província de Fukushima em março de 2011. “Mas a obra de reconstrução já está em estágio bastante avançado e o sistema de bolsistas que estava temporariamente suspenso já foi restabelecido, dando continuidade ao meio de preparo dos jovens que darão sustenção à nossa associação futuramente”, disse Nagayama, lembrando que a associação permanece fiel as suas raízes desde que foi fundada por um grupo de imigrantes liderados por Takashi Watanabe.

 

Aurélio Nomura homenageou o presidente do Fukushima Kenjinkai. Foto: Jiro Mochizuki

 

O governador de Fukushima, Masao Utibori, também destacou a luta dos imigrantes, que superaram as adversidades e construíram uma base sólida, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

 

Governo de Fukushima fez doações para entidades nikkeis. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Não resta dúvida que a associação sempre desempenhou papel importantíssimo de servir como âncora moral aos compatriotas. A ‘garra’ e a ‘seriedade’, como são qualificados os provincianos, foram ferramentas para superar as dificuldades ao longo da história de 100 anos e merecem o nosso mais profundo respeito”, enfatizou o governador, que também lembrou a tragédia ocorrida em 2011.

 

2011 – “Já se passaram seis anos e meio desde a catástrofe do leste japonês. Graças ao intenso calor humano dos associados deste kenjinkai e também do mundo inteiro a fase de recuperação da infraestrutura encontra-se bastante avançada, bem como as instalações básicas das atividades essenciais, criação de novas áreas de produção e a recuperação do turismo”, destacou o governador, que aproveitou para fazer um convite. “No Japão, nesta época do ano é outono. O céu está límpido e a plantação de arroz dourada, ou seja, Fukushima está em sua plenitude de cores e será sempre a terra natal de todos vocês”, finalizou.

 

Kanashiro entrega placa dada por Walter Ihoshi. Foto: Jiro Mochizuki

 

Imagens falsas – O presidente da Câmara dos Deputados de Fukushima também frisou em que a recuperação de Fukushima caminha em passos firmes e pediu ajuda para combater as “falsas e equivocadas imagens” que ainda circulam na Internete que acabam dificultando a venda não só de produtos como o próprio turismo. “Continuamos firmes no propósito de superarmos uma a uma todas as dificuldades e assim conseguir a tão almejada reconstrução. Para isso queremos contar com a solidariedade de todos vocês para que continuem sendo essa ponte de amizade”, disse Sugiyama.

 

Nagayama entrega lembrança ao governador. Foto: Jiro Mochizuki

 

Já o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), que inovou ao presentear as autoridades com miniaturas de aviões – uma vez que sua base eleitoral fica em São José dos Campos, onde está localizada a Embraer – destacou sua admiração pela garra com que Fukushima está conseguindo se reerguer após a tragédia.

 

O governador de Fukushima ladeado por Nishimoto e Nomura. Foto: Jiro Mochizuki

 

Para Aurélio Nomura, “se hoje os nikkeis estão presentes em todos os setores da sociedade brasileira, devemos ao legado deixados por nossos maiores, que vieram a este país antípoda, e com sangue, suor e lágrimas ajudaram a construir este país”. “E esta associação, que teve a primazia de ser o primeiro kenjinkai a ser fundado no Brasil, vem gerando uma semente em prol da prosperidade e do progresso, mas principalmente, em prol do enaltecer a figura de todos os nikkeis”, destacou Nomura.

A primeira parte da cerimônia, que teve ainda palavras de gratidão dos ex-bolsistas com Yuki Ikari, foi encerrada com a tradicional troca de presentes e com todos cantando a música Furusato. Após o almoço, os convidados japoneses participaram o ritual do kagami biraki e do corte do bolo. O evento foi encerrado com apresentações artísticas.

Ao Jornal Nippak, Nagayama disse que “foi o máximo” e lembrou que a celebração era o primeiro passo para as comemorações dos 200 anos.

 

Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider

Fotos: Jiro Mochizuki / Aldo Shiguti
ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    KARAOKÊ: Isadora Kataoka é campeã do 3º Renato Chi...   A cantora Isadora Kataoka sagrou-se campeã no disputadíssimo Golden Grand Prix do 3º  Renato Chibana Kyoshitsu Karaokê Taikai realizado nos ...
    NESTE DOMINGO: MARIKO NAKAHIRA QUER PROPAGAR SEMEN... Um espetáculo onde todos se doem, literalmente, em prol de uma causa. A proposta é da cantora Mariko Nakahira, idealizadora do Saa Hajimeyou, um conce...
    BEISEBOL: André Rienzo é o segundo brasileiro a ch... Por Ubiratan Leal / Extratime   André Rienzo em ação pelos White Sox durante a pré-temporada (AP Photo/Matt York)   Yan Gomes n...
    COMUNIDADE: ‘Diferenciado’, 14º Okinawa Festival s... Realizado pela Associação Okinawa de Vila Carrão nos dias 6 e 7, no Centro Educacional Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester (zona Leste d...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *