COMUNIDADE: Associação Nipo-Brasileira de Roraima inaugura Centro Cultural

A Associação Nipo-Brasileira de Roraima (Anir), organização que tem como parceira a Prefeitura de Boa Vista, inaugurou no último dia 27 o seu Centro Cultural.  O prédio está localizado no bairro Caçari e vai sediar as principais atividades culturais nipônicas promovidas com a comunidade boavistense. O centro cultural foi construído em uma área de 3.000 m2, em um terreno doado pela Prefeitura de Boa Vista. Sua estrutura conta com duas salas de aula, um hall, uma secretaria, três banheiros, além de um jardim que também foi feito graças ao apoio do município. No lugar será intensificada a difusão do idioma e da cultura japonesa em Roraima.

 

Associação Nipo-Brasileira de Roraima inaugura Centro Cultural. Foto: Akio Ogawa

 

No descerramento da placa de inauguração estavam presentes o cônsul geral Shuji Goto, o vice-prefeito Arthur Henrique, o deputado estadual Masamy Eda e a presidente da Anir, Elizabeth Mitie Fukuda.

O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas e teve apresentação de odori e plantação de bambu no jardim.

Como parte da inauguração, realizaram no dia 29/10, no Patio Roraima Shopping, um grande evento com apresentação de um filme sobre uma família de imigrantes em Roraima, apresentação de lutas marciais e diversos workshops – de culinária japonesa, de origami, entre outros, em parceria com o Consulado.

 

Evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas. Foto: Akio Ogawa

 

Já conta com 64 alunos de nihongo, 10 alunos de artes marciais, 15 de odori, 15 de taiko e 6 de mangá. Em julho de 2018 deve desembarcar uma professora de japonês da Jica.

Para Elizabeth Mitie Fukuda, a construção do centro cultural é a concretização de um sonho iniciado há mais de 60 anos, quando as primeiras famílias japonesas chegaram em Roraima. Atualmente, a estimativa é que haja 120 famílias composta por nikkeis.

“Nós estamos muito felizes por este sonho que se torna realidade, onde poderemos reunir nossas famílias, com nossas tradições, envolvendo a comunidade local. Somos gratos também pelo apoio dado por diversas instituições, como a Prefeitura de Boa Vista, que nos doou o terreno para a sede. Mas o nosso maior ganho, com certeza, foi a integração e a união de nossa gente”.

 

Espaço vai sediar as atividades promovidas pela comunidade. Foto: Akio Ogawa

 

Histórico – Em junho de 2008, ano em que se comemorava o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a comunidade nipônica em Roraima se reuniu e assim fundou a Associação Nipo-brasileira de Roraima (Anir), com o objetivo de disseminar a cultura japonesa e contribuir com a diversidade cultural de Roraima. Na época, o Estado contava com mais de cem famílias de origem japonesa.

E em fevereiro de 2009, foi criado o Instituto Roraimense de Cultura Japonesa (IRCJ), oferecendo aulas do idioma japonês à comunidade roraimense. Atualmente, a escola conta com 86 alunos, sendo que 77% é composto por não descendentes japoneses. A escola tem recebido apoio principalmente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), da Fundação Japão, do Consulado Geral do Japão de Manaus, além da Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares), que cedeu salas para as aulas.

Em 2011, a Anir foi enquadrada na Lei de Utilidade Pública Estadual (Lei número 821 de 17 de outubro de 2011). E em 2012, foi enquadrada na Lei de Utilidade Pública Municipal (Lei nº 1.460, de 03 de outubro de 2012). Neste mesmo ano, em 12 de março, a Anir recebeu na forma de concessão, um terreno da Prefeitura de Boa Vista (RR), localizado no bairro Caçari para a construção de sua sede.

E em novembro de 2016, a Anir recebeu a doação do Consulado Geral do Japão, no valor de R$ 273.390,84, para a construção do Centro Cultural. Já em 2017, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

(Fonte: Site da Prefeitura de Boa Vista. Colaborou: Akio Ogawa)

 

 

 

Related Post

LINS/SP: Mãe do Ano da ABCEL – Bunkyo de Lins   No ágape de domingo, Setsuko Utiyama recebeu o diploma de honra ao mérito pelos seus serviços prestados à comunidade nesses longos anos. Foi...
RIBEIRÃO PRETO: Culinária japonesa é atração do 19... A variedade e a riqueza do sabor da culinária japonesa já fazem parte do paladar e conquistam cada vez mais os brasileiros. As iguarias podem ser serv...
KARAOKÊ: Paulistão 2013: Renato Chibana é Bicampeã... Renato Chibana é bicampeão do Grand Prix XIX Concurso de Karaokê  do Estado de São Paulo  (foto: UPK/divulgação) Ele já é um velho conhecido dos p...
COMUNIDADE: 1º Sora Party do Grupo Soragoi Wadaiko...   Grupo Soragoi Wadaikô (foto: Vera Nishitani)   Realizado no último dia 7, na Associação Cultural Recreativa e Esportiva Carrão (...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *