COMUNIDADE: Associação Okinawa de Casa Verde comemora 55 anos

No último dia 7, feriado da Independência do Brasil, a AOCV – Associação Okinawa de Casa Verde, uma das mais antigas e tradicionais da comunidade nikkei da Capital –, completou 55 anos de fundação. A diretoria programou uma série de atividades que incluiu homenagens aos associados mais antigos e  aos que prestaram relevantes serviços à entidade, além de atrações artísticas como danças, karaokê, taiko, minyo e sanshim.

 

Apresentação do coral da Casa Verde

Apresentação do coral da Casa Verde (Foto: Osmar Maeda)

 

O evento contou com as presenças de Harumi Goya, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura e Assistência Social – Bunkyo, Eiki Shimabukuro presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil/ Centro Cultural Okinawa do Brasil, de Keiko Ota, deputada federal, e dos vereadores Ushitaro Kamia e Massataka Ota. Presentes também representantes dos deputados federal e estadual Walter Ihoshi e Hélio Nishimoto e do vereador Aurélio Nomura (PSDB).

Discursando em japonês, o presidente Ryotoku Goya agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho dos seus antecessores que trabalharam para o engrandecimento da AOCV. Tetsuo Yogui, presidente da comissão organizadora, e Sachiko Oshiro, presidente do departamento feminino, lembraram os pioneiros. Muitos deles ainda nem tinham casa própria, mas se preocuparam em fundar uma associação onde os amigos, parentes, conterrâneos, filhos e netos, pudessem se reunir e praticar atividades culturais, esportivas e sociais, preservando os costumes japoneses.

 

Apresentação do grupo de dança da AOCV

Apresentação do grupo de dança da AOCV (Foto: Osmar Maeda)

 

Harumi Goya, presidente do Bunkyo, e Eiki Shimabukuro, presidente Associação Okinawa Kenjin do Brasi, enalteceram a importância e a participação da Associação Okinawa de Casa Verde na divulgação e valorização da cultura japonesa, em especial, a de Okinawa.

Os associados Seiken Kiyan, Mamoru Nakama, Seisho Kanashiro, Zenki Shimabukuro, Eiken Oshiro, Masahiro Nakamura, Tadashi Komesu, Kinuko China, Mitsue Tamashiro e Kiyomi Kanashiro foram homenageados com a outorga de diploma de honra ao mérito em reconhecimento pela participação relevante em prol da Associação Okinawa de Casa Verde.

 

Minyo Hozonkai - Grupo Seinen

Minyo Hozonkai – Grupo Seinen (Foto: Osmar Maeda)

 

Os dois associados mais longevos (Fuei Nakama, nascido em 25 de maio de 1914 e Seisho Nakaoshi, nascido em 16 de março de 1915) também foram homenageados com outros 96 associados com idades acima de 80 anos.

Após a cerimônia, teve início a programação artística com apresentações de kenko taissô (ginástica), danças folclóricas, karaokê, shako dansu (dança social) e coral. A maioria das performances foi feita por alunos e associados dos diversos cursos  ministrados na conhecida associação de Casa Verde, abrilhantados por dançarinos e dançarinas do conceituado grupo Saito Satoru Ryubu Dojo e do grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que fez o encerramento da festa no melhor estilo okinawano, com todos os presentes dançando o katiacha ao som dos tambores.

 

Ryotoku Goya, Sachiko Oshiro e Tetsuo Yogui (Foto: Osmar Maeda)

Ryotoku Goya, Sachiko Oshiro e Tetsuo Yogui (Foto: Osmar Maeda)

 

Atividades diversas durante toda a semana

Durante a semana, na sede da Associação Okinawa da Casa Verde são desenvolvidas diversas atividades culturais e sociais como dança de salão, karaokê, dança folclórica, taikô (tambores japoneses), shamissen (instrumento musical de cordas, minyo (canto típico) e tênis de mesa. São bastante ativos também os departamentos de atletismo e gatebol.

Informações sobre essas atividades podem ser obtidas com Minoru Ieto, nos telefones 5011-1896 e 97726-5464 ou ainda pelo e-mail minoru.ieto@gmail.com

A AOCV – Associação Okinawa da Casa Verde, sediada na rua Ana Ribeiro, 89, a AOCV – Associação Okinawa da Casa Verde conta atualmente com cerca de 400 famílias associadas.

 

 

 

Related Post

CIDADES/CURITIBA: Programa com a Jica traz novas t...   A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) iniciaram na semana passada, em Curiti...
COMUNIDADE: Com inauguração prevista para maio, Ja... Aos poucos, uma construção logo no comecinho da Avenida Paulista – um dos principais centros financeiros do país e símbolo da capital paulista – passa...
37º COOPER MATSURI Onde: Cooper Clube (Rodovia Raposo Tavares Km 19, Parque Ipê) Dias 04 e 05/07/2015 Horário: sábado 16h às 23h e domingo 11h às 16h Informaçõe...
BELÉM/PA: Exposição ‘Artesanato do Japão’ prossegu... Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Manaus, a mostra itinerante Artesanato do Japão - Tradições e Técnicas já está em Belém, on...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *