COMUNIDADE: Associação Wakayama Kenjinkai do Brasil comemora 60 anos em grande estilo

 

A Associação Wakayama Kenjinkai do Brasil realizou no último dia 27, na sede da Associação Hokkaido de Cultura e Assistência (zona Sul de São Paulo), cerimônia em comemoração ao seu 60º aniversário de fundação. O evento contou com a presença de uma comitiva da província de Wakayama, formada por empresários e políticos, entre eles o governador Yoshinobu Nisaka, o presidente da Assembleia Legislativa de Wakayama, Masahiko Yamada e o presidente da Associação Parlamentar de Amizade Nipo-Brasileira, Yoichi Tani.

 

Solenidade comemorativa dos 60 anos do Kenjinkai de Wakayama (foto: Jiro Mochizuki)

 

Do lado brasileiro, estiveram presentes o deputado federal Junji Abe (PSD-SP), o deputado estadual Jooji Hato (PMDB), o vereador Aurélio Nomura (PSDB); o vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Jorge Yamashita; o presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Mikihisa Motohashi e o presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Yoshiharu Kikuchi, além do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, e o ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto.

 

Aurelio Nomura homenageou o presidente do kenjinkai Yoshinori Kihara (foto: Jiro Mochizuki)

 

Além da tradicional troca de presentes, foram prestadas diversas homenagens, como a Homenagem aos Idosos e as outorgas de títulos pela Câmara dos Deputados, pela Assembleia Legislativa e pela Câmara Municipal de São Paulo. Na ocasião, o governador de Wakayama também fez a entrega de doações para três entidades da comunidade nipo-brasileira (Bunkyo, Kenren e Enkyo).

 

Governador de Wakayama fez doação a três entidades nikkeis (foto: Jiro Mochizuki)

 

Como de praxe, a festa terminou num animado samba. Depois da cerimônia, a comitiva japonesa visitou o Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa no Brasil e o Pavilhão Japonês, localizados no Parque do Ibirapuera.

 

Comitiva japonesa visitou o Monumento aos Pioneiros no Parque do Ibirapuera (foto: Jiro Mochizuki)

 

 

Haikus – Segundo o presidente da Associação Wakayama Kenjinkai do Brasil, Yoshinori Kihara, a entidade foi fundada em 1954 com o objetivo de promover confraternização entre os imigrantes da província. Ao longo dos anos, vem se desenvolvendo graças à colaboração da província e dos associados. Em2000, a associação passou por uma reforma com o intuito de oferecer mais conforto e comodidade aos seus associados. Por ocasião das festividades dos 60 anos de fundação, Kihara explicou que o kenjinkai publicou uma coleção de haikus dos associados.

O presidente do Wakayama Kenjinkai destacou ainda que a participação da associação no Festival do Japão – considerado o maior evento da cultura japonesa na América Latina e que este ano acontece nos dias 4, 5 e 6 de julho no Imigrantes Exhibition & Convention Center – também tem contribuído para aumentar significativamente o número de voluntários.

O vereador Aurélio Nomura, que entregou uma Salva de Prata a Yoshinori Kihara, rendeu suas homenagens a todos os imigrantes que escreveram “uma belíssima história de abnegação feita de suor, sangue e lágrimas”. Segundo ele, visitas como estas servem para estreitar ainda mais os laços entre os dois países e parabenizou o trabalho dos dirigentes no intercâmbio de dois países “tão antípodas”.

Descendentes da província, o deputado estadual Jooji Hato, o ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto e o assessor parlamentar Orídio Shimizu também ficaram felizes com a vinda da comitiva.

“Wakayama só nos ensinou coisas boas, assim como o Japão. Graças aos sacrifícios dos nossos pais e avós nunca faltou comida na casa dos pioneiros”, disse Hato.

 

Cerimônia foi marcada por homenagens a associados idosos (foto: Jiro Mochizuki)

 

 

Calorosa recepção – Já o deputado federal Junji Abe, que homenageou o governador e o presidente da Assembleia Legislativa da província de Wakayama, buscou inspiração na culinária japonesa. “Ficamos sabendo que a província de Wakayama é considerada o berço da culinária japonesa, justamente a culinária, que serviu de base para integrar a comunidade nikkei à sociedade brasileira”.

Em seu discurso, o governador de Wakayama citou a “calorosa” recepção que teve em Dourados (MS) e disse que ficou emocionado com a luta dos pioneiros que desbravaram terras até então desconhecidas. Também emocionado, o presidente da Assembleia Legislativa de Wakayama lembrou que ele e o presidente da Associação Wakayama estudaram na mesma escola e “o Kihara sempre me convidava para visitar o Brasil”. “Fiquei muito feliz em poder vir”, destacou Masahiko Yamada.

(Aldo Shiguti)

 

=================================================================

 

 

Prefeito de Dourados destaca importância de japoneses para o município

 

O prefeito de Dourados (MS), Murilo Zauith destacou a importância da comunidade nipônica no desenvolvimento de Dourados, durante sessão solene realizada no último dia 24 na Câmara de Vereadores, em homenagem aos 60 anos de imigração de famílias da província de Wakayama ao município. O evento fez parte da programação da visita oficial à cidade do governador da província, Yoshinobu Nisaka e comitiva.

 

Prefeito de Dourados recepcionou o governador de Wakayama (foto: Assecom)

 

Em seu discurso, Murilo ressaltou que a presença da comitiva fortalece o elo entre o Brasil e o Japão, lembrando que a comunidade nipônica teve papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. “Em Dourados não foi diferente”, disse o prefeito.

Ele ressaltou ainda que há décadas os japoneses vêm contribuindo com a população douradense e sul-mato-grossenses em diversas áreas, deixando seus descendentes no “comércio, prestação de serviços, saúde”, mantendo suas raízes e tradições.

O prefeito afirmou que os japoneses atraíram os sul-mato-grossenses para suas festividades, dando ênfase ao Japão Fest, festa realizada anualmente pela comunidade e que atrai milhares de pessoas de Dourados e região para saborear a culinária e conhecer mais as tradições nipônicas.

Murilo ressaltou também a importância dos japoneses no atual momento de desenvolvimento pelo qual passa Dourados, que está gerando emprego de qualidade e se consolida com índices de metrópole. “Temos a maior renda per capta do Estado e o segundo maior PIB [Produto Interno Bruno, soma de todas as riquezas produzidas] de Mato Grosso do Sul”.

Para o prefeito, a visita do governador japonês é momento importante para troca de informações e experiências para melhoria na qualidade de vida dos povos de ambos os países, os quais chamou de “pátrias-irmãs”.

(Fonte: Assessoria de Comunicação)

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: 17ª edição já tem data e local definid...   Uma boa notícia não só para a comunidade nipo-brasileira mas também para os aficionados pela cultura japonesa. Considerado o maior evento da...
LITERATURA: Cristiane Izumi Nakagawa lança livro “... A obra Órfãos de Hiroshima da psicóloga nikkei Cristiane Izumi Nakagawa  será lançado no dia 22 de agosto na Livraria da Vila, no Jardim Paulista, em ...
GASTRONOMIA: Seminário gratuito divulga bebidas tí... A Associação de Fabricantes de Saquê e Shochu do Japão (JSS), com o apoio do governo japonês através da Jetro (The Japan External Trade Organization) ...
AGRICULTURA: 44º Prêmio Kiyoshi Yamamoto tem noite... Em uma das cerimônias mais concorridas dos últimos anos, que lotou o Salão Nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência ...
Tags:

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *