COMUNIDADE: Ato solene na Alesp homenageia participantes da 22ª Confraternização Internacional Nikkei

Em ato solene realizado no último dia 2, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou atletas e dirigentes que participaram da 22ª edição da Confraternização Internacional Nikkei, mais conhecida como Confra, realizada entre os dias 22 e 25 de setembro, no México. O evento, que acontece a cada dois anos, reuniu 554 atletas de 10 países, entre eles 231 do Brasil.

 

Ato solene homenageia participantes da Confra 2016. Foto: Aldo Shiguti

 

Neste ano, participaram nikkeis da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e República, nas modalidades esportivas de atletismo, boliche, golfe, judô, natação, tênis de mesa, futebol society, vôlei e tênis de campo.

 

Takahiro Nakamae, Hélio Nishimoto, Fernando Capez, deputado federal Walter Ihoshi e Harumi Goya. Foto: Aldo Shiguti

 

A delegação brasileira obteve sua melhor participação em toda história da Confra, conquistando o primeiro lugar em sete das nove modalidades em disputa, além de um segundo lugar, totalizando  141 medalhas, sendo 62 de ouro, 36 de prata e 45 de bronze.

 

Homenagem à modalidade Tênis de Mesa. Foto: Aldo Shiguti

 

Além do proponente da homenagem, o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), o ato contou com as presenças do presidente da Assembleia, Fernando Capez (PSDB), que  relembrou seus tempos de praticante de judô – com o mestre Shigueto Yamazaki – e reverenciou a cultura japonesa “; do presidente da delegação brasileira, Valter Sassaki; do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; da presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya; do presidente da Associação Panamericana Nikkei do Brasil, Noritaka Yano e do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP).

 

Marilena recebe homenagem ao Vôlei. Foto: Aldo Shiguti

 

Ferramenta – Todos os participantes elogiaram o desempenho dos atletas e, antes de tudo, os valores da cultura japonesa ressaltados nessa competição internacional.

Em seu discurso, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, disse que o Brasil “tem desempenhado um papel importante na América do Sul e no mundo” e lembrou que em 2020 Tóquio sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos dando continuidade ao legado de sucesso obtido no Rio de Janeiro”.

 

Muneki Tikasawa recebe homenagem ao Golfe. Foto: Aldo Shiguti

 

Já o deputado federal Walter Ihoshi explicou que “é sempre bom falar de esporte, apesar do momento delicado que o país atravessa”. Segundo ele, “o esporte, que está inserido nos kaikans, é uma importante ferramenta para os jovens aprenderem os valores de nossos antepassados”.

Vice-presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, Hélio Nishimoto disse que era motivo de felicidade receber os membros da delegação brasileira na Alesp. “É um momento para agradecermos e nos sentirmos orgulhosos”, afirmou.

 

Regina e Erica recebem homenagem à Natação. Foto: Aldo Shiguti

 

Solidariedade – Valter Sassaki agradeceu em nome dos atletas e dirigentes e lembrou que a “Confra” foi concebida e idealizada com o propósito de estreitar os laços de amizade entre os esportistas dos diversos países pan-americanos, e também para sedimentar, através do esporte, a cultura japonesa, trazida e cultivada por nossos ancestrais”.

 

Representante do Boliche recebe homenagem. Foto: Aldo Shiguti

 

Sassaki destacou que 2016 foi um ano “especial” para o Brasil com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “Contrariando algumas previsões mais pessimistas, o Brasil deu um show em termos de organização e ainda tivemos o privilégio de ver os dois maiores atletas do mundo na atualidade, Usain Bolt e Michael Phelps, esbanjarem competência”, afirmou o dirigente, observando, porém, “que em 2016 nem tudo foi só motivo de alegria no meio esportivo”.

 

Rômulo recebe homenagem ao Judô. Foto: Aldo Shiguti

 

“Comovido, o mundo acompanhou o maior desastre esportivo de todos os tempos com a queda do avião que transportava a delegação do time da Chapecoense e diversos profissionais do meio de comunicação, matando 71 pessoas.Uma ferida que ficará aberta não só para os brasileiros como para todos que gostam do esporte, em todo o mundo”, afirmou Sassaki, acrescentando que, “ao mesmo tempo que cada brasileiro chorou, sentido a dor intensa de uma perda tão grande, por outro lado tivemos uma demonstração de amor e solidariedade maravilhosa do povo colombiano”.

 

Shigeki recebe a homenagem ao Atletismo. Foto: Aldo Shiguti

 

Esperança – “Como disse o ministro [das Relações Exteriores, José] Serra, gestos como este mostram o esporte como catalisador dos melhores sentimentos humanos, como arma para combater a intolerância e instrumento para construir um mundo melhor”, afirmou Sassaki, lembrando que “as próximas edições da Confra serão realizadas no Chile, em 2018, e no Brasil, em 2020, ano que também serão realizadas as Olimpíadas no Japão”.

 

Toshi recebe homenagem ao Futebol. Foto: Aldo Shiguti

 

“Portanto, temos a obrigação de realizarmos, em julho de 2020, a maior e melhor Confra de todos os tempos, até pela responsabilidade que temos de abrigarmos a maior população nikkei fora do Japão”, destacou Valter Sassaki, com esperança de “quem sabe, possa sair desta ou da próxima Confra um atleta nikkei para participar dos Jogos Olímpicos em Tóquio?”

 

Valdemar recebe homenagem ao Tênis de Campo. Foto: Aldo Shiguti

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    ELEIÇÕES 2012: Serra faz campanha no Mie e na Libe...   O “Avança, São Paulo”, encontros regionais promovidos pelas Subprefeituras para divulgar a campanha dos vereadores da coligação PV,PSD, DEM,...
    NESTE SÁBADO: HOSPITAL SANTA CRUZ REALIZA 1º FORUM... O Hospital Santa Cruz realizará neste sábado (3), das 8 às 18 horas, no auditório do HSC (zona Sul de São Paulo) o 1º Forum de Anestesia em Oftalmolog...
    ANDRADINA: JAMIL ONO QUER CAMPUS DA USP NA REGIÃO ... Em mais um projeto do ex-prefeito de Andradina (SP) e atual assessor de assuntos de estratégicos da atual prefeita Tamiko Inoue (PCdoB), Jamil Ono, in...
    COMUNIDADE: MUSEU HISTÓRICO DA COLONIZAÇÃO DE PERE... No último dia 10, o Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto (SP), recebeu a visita do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae. ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *