COMUNIDADE: Ato solene na Assembleia paulista marca os 50 anos do Kenren

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, no últim dia 7, no Plenário Juscelino Kubitschek, ato solene para comemorar os 50 anos de fundação do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Estado de São Paulo. Presidida pelos deputados Jooji Hato (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB), a Mesa contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; do presidente do Kenren, Yasuo Yamada; do presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Silvio Oyama; e do representante da Câmara dos Deputados do Japão, Takeo Kawamura.

 

Ato Solene na Alesp marca 50 anos do Kenren. Foto: Jiro Mochizuki

Ato Solene na Alesp marca 50 anos do Kenren. Foto: Jiro Mochizuki

 

Também estiveram presentes os deputados federais Walter Ihoshi (PSD-SP) e William Woo (PP-SP); os vereadores George Hato (PMDB) e Ushitaro Kamia (PDT); a presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, Harumi Goya; o presidente do Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Yoshiharu Kikuchi; o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro, e o ex-deputado estadual Pedro Mori, além da esposa de Takeo Kawamura, Takako Kawamura, entre outros.

 

Cerimônia na Alesp contou com a presença do cônsul geral do Japão em SP e de Takeo Kawamura. Foto: Jiro Mochizuki

Cerimônia na Alesp contou com a presença do cônsul geral do Japão em SP e de Takeo Kawamura. Foto: Jiro Mochizuki

 

Presidindo a primeira parte dos trabalhos, Jooji Hato lembrou que o Kenren foi fundado em abril de 1966 com a vinda do então presidente da Kazokukai (Federação Japonesa das Famílias de Emigrantes Ultramarinos), Tatsuo Tanaka, com o objetivo de manter contato estreito com a entidade japonesa.

Segundo ele, o Kenren matinha atividades como prestar assistência no resguardo de direitos dos que emigraram para o Brasil, após ter retornado do exterior onde permaneceram durante a guerra; organizar e enviar delegações para visitar a terra natal, de membros formados pelos primeiro imigrantes; além de dar assistência aos grupos de famílias em suas visitas de solidariedade aos seus filhos emigrados ao Brasil.

 

Ação social: entidades receberam donativos do Kenren. Foto: Jiro Mochizuki

Ação social: entidades receberam donativos do Kenren. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Com o tempo, foi assumindo outras atividades como a construção e manutenção do Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos, no Parque do Ibirapuera (zona Sul de São Paulo) e a construção do Monumento do Desembarque de Imigrantes Japoneses em Santos. “Desde então, vem realizando uma importante missão de difundir a cultura japonesa em terras brasileiras, passando de geração em geração”, destacou Hato, acrescentando que a entidade é a responsável pela organização de uma das maiores festas japonesas do mundo, o Festival do Japão, que este ano chegou a sua 19ª edição. “Trata-se de uma das principais entidades representativas tanto aqui como no Japão”, discursou.

 

Entidade homenageou ex-presidentes. Foto: Jiro Mochizuki

Entidade homenageou ex-presidentes. Foto: Jiro Mochizuki

 

Sinuosos – Yasuo Yamada iniciou sua fala afirmando que era uma grande honra realizar a cerimônia na Assembleia paulista com a presença do ex-secretário geral da Liga Parlamentar Japão-Brasil, Takeo Kawamura, e do presidente do TJM-SP, Silvio Oyama. Lembrou que, desde sua fundação, o Kenren enfrentou “caminhos sinuosos”. Segundo ele, a entidade – que hoje reúne as 47 associações de províncias do Japão estabelecidas no Brasil – “cresceu a tal ponto de realizar o maior festival de cultura japonesa fora do Japão, que este ano foi um grande sucesso, apesar do receio da crise”.

 

Yasuo Yamada também foi homenageado. Foto: Jiro Mochizuki

Yasuo Yamada também foi homenageado. Foto: Jiro Mochizuki

 

Cosplay – Takeo Kawamura, que desembarcou na sexta-feira (5) e cumpriu vários compromissos no Brasil como acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, além de visitar o memorial no Parque do Ibirapuera – onde se emocionou ao depositar flores – disse que a Federação Japonesa das Famílias de Emigrantes Ultramarinos e o Kenren possuem uma forte relação de amizade desde 1966 e que até hoje permanecem fiéis aos ideais de Tatsuo Tanaka.

 

Takeo Kawamura foi homenageado. Foto: Jiro Mochizuki

Takeo Kawamura foi homenageado. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Acredito que a construção do memorial é uma das mais importantes obras para a posteridade e que sua manutenção e preservação pelo Kenren demonstra forte respeito aos antecessores, fato muito significativo para a preservação das relações Brasil-Japão”, destacou Kawamura, que mostrou estar atualizado ao comentar que hoje os jovens nikkeis estão interessados também na cultura pop e em temas como cosplay, além da cultura tradicional e da gastronomia.

Disse ainda que os programas como o intercâmbio de bolsistas trouxeram resultados positivos em diversas áreas, como na agricultura, e que nos Jogos Olímpicos estará torcendo para o sucesso de atletas tanto de japoneses como de nikkeis. Kawamura finalizou seu discurso dizendo que em 2020 será a vez do Japão receber a chama olímpica. “Espero que o intercâmbio entre os dois países se intensifique não apenas na áreas de esportes, mas em outros campos, como a economia”, afirmou.

 

Convidados e autoridades presentes na comemoração dos 50 anos. Foto: Aldo Shiguti

Convidados e autoridades presentes na comemoração dos 50 anos. Foto: Aldo Shiguti

 

Já o deputado Hélio Nishimoto lembrou que desde 2009, quando assumiu pela primeira uma cadeira na Assembleia, acompanha o trabalho do Kenren, que era então presidida por Akeo Yogui. “De lá para cá, foi uma caminhada muito feliz”, explicou Nishimoto, afirmando ser muito importante o trabalho de envolver as 47 províncias japonesas no Brasil. Nishimoto destacou, em especial, o trabalho desenvolvido junto aos jovens. “Caberá a nova geração dar continuidade a este trabalho”, afirmou.

 

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

 

Homenagens e ação social – Também discursaram o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; os vereadores George Hato e Ushitaro Kamia; os deputados federais William Woo e Walter Ihoshi e a presidente do Bunkyo, Harumi Goya.

O ex-presidente do Kenren, Mikihisa Motohashi e o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro, leram as mensagens enviadas por autoridades e políticos dos dois países, em especial a da recém-eleita governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e do vice-chefe de Gabinete do Japão, Hiroshike Seko.

 

Público prestigiou evento. Foto: Jiro Mochizuki

Público prestigiou evento. Foto: Jiro Mochizuki

 

Depois dos discursos foram realizadas diversas homenagens, entre elas para Takeo Kawamura e para os ex-presidentes do Kenren. O assessor do vereador Aurélio Nomura (PSDB), Oridio Shimizu, também entregou uma placa ao atual presidente do Kenren, Yasuo Yamada. Antes da foto oficial, Yamada efetuou a entrega de donativos para as entidades assistenciais que participaram do 19º Festival do Japão: Yassuragui Home, Enkyo Pipa, Kibô-no-Iê, Kodomo-no-Sono e Ikoi-no-sono.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    SOCIAL: Shinnenkai do Coral Bunkyo CORAL BUNKYO – O Coral Bunkyo realizou no dia 28 de janeiro, no Garden China (zona Sul de São Paulo), o seu tradicional Shinnenkai (Festa de Confrater...
    SOLIDARIEDADE: Campanha em prol das vítimas dos te... A Campanha de Solidariedade às Vítimas dos Terremotos de Kumamoto - “Jantar Solidário com Pirarucu”, lançada pelo Rancho da Traíra (Unidade Vila Maria...
    BAIRRO ORIENTAL: Banheiro Público da Rua Galvão Bu... Fechados há sete anos, os banheiros públicos no bairro da Liberdade, estão com os dias contados. Cansado de ver pessoas querendo usar o banheiro de se...
    INDAIATUBA: Fumio Kato recebe título de ‘Cidadão I...   Fumio Kato com uniforme do ensino médio em foto de 1949 ainda no Japão (foto: divulgação) O imigrante japonês e empresário Fumio Kato fo...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *