COMUNIDADE: Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro faz doação ao Espaço Cultural Bunkyo

O Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – receberam, no dia 22 de dezembro, uma doação do Banco Sumitomo Mitsui como patrocínio ao projeto do Espaço Cultural Bunkyo. “Foi um presente de Natal e tanto”, comemorou Roberto Nishio, presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social.

 

A presidente e Diretoria do Bunkyo com executivos do Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro. Foto: divulgação/Bunkyo

 

“Realmente foi o melhor presente de Natal que recebemos neste final de ano e isso abre novas perspectivas para o integral cumprimento do projeto em 2017”, destacou Harumi Arashiro Goya, ao receber a visita de executivos do Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro: o presidente Takaaki Otani, vice-presidente Tetsuya Kainaka, gerente de planejamento Fábio Kousaka e gerente assistente de planejamento Yuki Katsuhara.

Além de destinar um espaço para promoção da cerimônia do chá e atividades correlatas, o projeto – que no final de dezembro de 2013 obteve a aprovação do Ministério da Cultura para captação de recursos via incentivos fiscais da Lei Rouanet, envolvendo as “ações de preservação e restauro parcial no prédio” numa área de 1.400,22 m² localizados no subsolo do Edifício Bunkyo, onde antes funcionava o ambulatório da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) – visa ampliar e melhorar uma nova área de entrada e acesso ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, instalar o Centro de Gastronomia e Culinária Japonesa, ampliar o Espaço Cultural Multiuso, promover exposições, cursos e oficinas. O projeto arquitetônico é assinado por Ken Mabe Arquitetos & Associados.

 

Coroação – “Junto ao Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e o Bunkyo, ao longo de 2016, recebemos colaborações de diversas iniciativas promovidas por grupos de artistas que atuam junto a entidade”, disse Nishio, acrescentando que “agora, “coroamos o ano com o importante aporte de R$ 200 mil reais encaminhado pelo Banco Sumitomo Mitsui, que representa substanciais 10% do valor total de dois milhões aprovado para captação”.

O Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S.A., que desde 1989 é subsidiário do Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC), teve origem na década de 1950 sob a denominação de Casa Bancária Brazcot Ltda, que é associada fundadora do Bunkyo.

Em 2014, o Banco colaborou para a acessibilidade do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, com a instalação do elevador entre o 8º e 9º andares e para outros importantes melhoramentos nele introduzidos. Desta feita, a doação da empresa viabilizará as obras de entrada do Espaço Cultural, incluindo uma mostra de acervos do Museu para chamar a atenção para a exposição permanente nos andares superiores.

 

Obras – As obras do Espaço Cultural Bunkyo, que se iniciaram em junho de 2015, após atingir a captação de 20% do valor total, visaram a demolição das instalações existentes, a limpeza do local, instalações do piso e da iluminação, com área destinada ao Centro de Gastronomia, bem como outros locais já preparados para instalações dos respectivos equipamentos.

Leo Ota, diretor de Marketing e Comunicação do Bunkyo, coordenador da comissão responsável pela execução deste projeto, ressalta que além da doação em recursos financeiros, algumas empresas preferiram fazer o aporte em materiais específicos destinados para as obras, como aconteceu com a parte do piso e da iluminação, envolvendo as empresas Cofema Atacadista, Lanzi e Nicom.

O projeto do Espaço Cultural Bunkyo foi enquadrado nos termos do artigo 18 da Lei de Incentivo Cultural, assinala Roberto Nishio, presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social – entidade proponente do projeto junto ao Ministério da Cultura – o que permite aos patrocinadores, que podem ser pessoas jurídicas ou físicas – deduzir o valor do patrocínio integralmente do imposto de renda devido, até o limite máximo de 4% desse imposto de renda para as pessoas jurídicas tributadas pelo regime de Lucro Real e de 6% para as pessoas físicas que apresentem sua Declaração de Imposto de Renda pelo modelo completo.

 

Patrocinadores – Atualmente, além do Banco Sumitomo Mitsui, mais novo patrocinador do projeto do Espaço Cultural Bunkyo, a entidade conta com o patrocínio do: Bradesco, Honda, Hoss Construtora, Sakura, Yakult, Cofema Atacadista, Lanzi, Nicom, Ovos Luziânia e de diversas pessoas físicas, além do apoio da Vis Engenharia na execução das obras.

 

(do site do Bunkyo)

Related Post

BOLSA DE ESTUDO: MEXT 2014   O Ministério de Educação do Japão (Monbukagakusho/MEXT) oferece a oportunidade de realizar pesquisas em Universidades Japonesas, com possibi...
CIDADES/PIEDADE: 12ª Festa e Exposição do Kaki Fuy...   A Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Kai Kan) promove a 12ª edição da Festa e Exposição do Kaki Fuyu nos dias 18, 19 e 20 de ma...
HOMENAGEM AOS IDOSOS 2017: Bunkyo solicita indicaç... Como acontece todos os anos, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), solicita indicação de imigrantes japoneses c...
SOFTBOL: Central Glória conquista a X Taça Brasil ...   Realizado no Nikkey Clube de Marília , interior de  São Paulo, nos dias  27 e 28 Abril 2013, a X Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *