COMUNIDADE BRASILEIRA NO JAPÃO: Press Awards Japão divulga os indicados para votação popular

A segunda edição do Brazilian International Press Award Japão será realizada este ano no dia 19 de julho, na capital japonesa. O evento tem como objetivo destacar as personalidades que melhor atuaram em prol da comunidade brasileira no ano. Juntamente com a premiação, é organizado anualmente o Focus-Brazil, um evento onde se discutem os principais problemas e agendas dos imigrantes brasileiros.
A premiação foi levada ao Japão pelo jornalista Carlos Borges, 56. Há 22 anos fora do Brasil, ele se define como um “idealista de resultados”. Residente em Fort Lauderdale, cidade nas cercanias de Miami, ele começou sua carreira em Juazeiro, na Bahia.

Premiação será realizada novamente na capital japonesa (divulgação)

Trabalhou em diversos jornais e em televisão antes de imigrar para os Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, Borges publicou uma série de revistas e almanaques voltados para os brasileiros que vivem no país e, desde 1997, ele organiza o Brazilian International Press Award.

Carlos Borges é o idealizador do evento no Japão (Divulgação)

Esta segunda edição do Brazilian International Press Awards Japão começou oficialmente com o início do voto popular através do site (www.pressaward.com), no qual estão listadas 156 instituições e iniciativas que concorrem aos prêmios das áreas de arte, cultura, ações sociais e comunitárias.

O voto popular começou no dia 2 de abril e vai até 5 de maio. No dia 15 de maio, a comissão do Press Awards Japão anunciará os cinco indicados em cada categoria, cujos nomes serão então submetidos ao colégio eleitoral, formado atualmente por 60 representantes da mídia e entidades culturais e comunitárias que têm responsabilidade sobre a decisão final, escolhendo os vencedores.

Primeiro evento – O primeiro evento, realizado no final de agosto de 2011, reuniu diversos profissionais de várias áreas para discutir os problemas da comunidade brasileira no Japão. Depois, no dia 1 de setembro, foi realizada a premiação dos destaques do ano.

Evento discute problemas e agendas dos imigrantes brasileiros (Foto: Douglas Wakimoto)

Realizado no Sogetsu Hall, no coração da capital japonesa, o evento causou grande impacto e premiou 22 personalidades, entidades e iniciativas, das mais diversas áreas, que contribuem para a comunidade brasileira no território japonês ou projetam a imagem positiva do Brasil no exterior. Receberam seus troféus Newspaper Boy, o professor Angelo Ishi, Associação Brasil Fureai, evento Brazilian Day Japan, Carnaval Brasileiro de Asakusa, a Associação das Escolas Brasileiras no Japão, o projeto Disque-Saúde, o produtor de vídeos Fernando Kinoshita, e a líder humanitária, Irmã Mori. Também receberam em cena os seus troféus, o talento da TV brasileira no Japão, Jhony Sasaki, professora Lílian Hatano, líder comunitária Marina Matsubara, Shinji Mogi representando o Movimento Brasil Solidário; NPO Criativos; líder humanitário, Padre Evaristo Higa; promotor da MPB, Willie Whopper; a Mitsui & Co., Ltd., o pioneiro da comunidade brasileira no Japão, Yoshio Muranaga, a estrela japonesa da MPB & Bossa Nova, Lisa Ono e a Câmara de Comércio Brasileira no Japão.

Banda Blitz recebeu prêmio especial no ano passado (divulgação)

Foi entregue um prêmio especial pela contribuição à música pop do Brasil à Banda Blitz. Também foi premiada a apresentadora Ana Maria Braga.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ARTIGO: Sociedade participativa   (*) Junji Abe   A Terra se prepara para completar mais uma volta de 365 dias em torno do Sol. É o momento propício para a reflexã...
BAIRRO DA LIBERDADE: Rua Galvão Bueno fica em esta...   Chuva alaga Rua Galvão Bueno, no bairro da Liberdade (foto: Luci Judice Yizima)     Todo mundo sabe que alguns bairros d...
COMUNIDADE/106 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Homenag...   Pelo segundo ano consecutivo, deputados federais e estaduais e vereadores nikkeis de São Paulo decidiram unir forças e realizaram, nesta seg...
POLÍTICA: William Woo elege prioridades em seu 2º ... Em cerimônia realizada no último dia 9, no Plenário da Câmara, o deputado federal William Woo (PV-SP) tomou posse para seu segundo mandato. Primeiro s...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *