COMUNIDADE: Câmara Municipal de SP homenageia Shinji Yonamine com o título de Cidadão Paulistano

Shinji Yonamine, “o cidadão do mundo”, agora também é Cidadão Paulistano. O título, uma iniciativa do vereador Masataka Ota (PSB), foi entregue no último dia 25, em Sessão Solene realizada no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O evento contou com a presença do proponente da homenagem, vereador Ota; da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP); do ex-deputado federal William Woo; dos ex-vereadores Jorge Taba e Ushitaro Kamia; da presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya; do presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro; do diretor de Operações da Japan House São Paulo e vice-presidente da Associação Pan-Americana Nikkei, Claudio Kurita; do presidente honorário da AOKB, Issamu Yamashiro; do presidente da WUB (Worldwide Business Association Brasil), Kenji Oshiro; de Sergio Teruya, da Associação Okinawa Santa Maria, além do assessor parlamentar Augusto Takeda, entre outros.

 

Câmara Municipal de SP homenageia Shinji Yonamine com o título de Cidadão Paulistano. Foto: Aldo Shiguti

 

 

Embaixador da Boa Vontade de Okinawa, Shinji Yonamine foi homenageado por suas grandes contribuições à difusão da cultural japonesa no Brasil.

Ao Jornal Nippak, Ota disse que “o título é mais que merecido”. “O Shinji é uma pessoa que sempre ajudou o próximo, não só da comunidade okinawa como da comunidade japonesa em geral”, disse Ota, acrescentando que a homenagem “demorou”. “Acho que ele deveria ter recebido esse título há muito mais tempo justamente por se tratar de um pessoa que todos admiram”, destacou o vereador,   revelando que ficou surpreso ao saber pelo próprio Shinji Yonamine que ele ainda não tinha sido homenageado.

 

O homenageado, com o proponente, vereador Ota, a esposa, Cida Guenka, e familiares.
Foto: Aldo Shiguti

 

Presdestinado – Já a presidente do Bunkyo parabenizou “o mais novo Cidadão Paulistano” e explicou que, “em algumas entidades existem pessoas muito especiais, respeitadas por todos ao colocar em prática sua missão voltada ao bem-estar da comunidade e da sociedade”. Segundo Harumi Goya, esse é o perfil de Shinji Yonamine: “uma pessoa presdestinada para uma determinada missão”.

 

Shinji Yonamine com Cida Guenka, a “formiguinha”. Foto: Aldo Shiguti

 

A presidente da entidade máxima da comunidade nipo-brasileira lembrou que o homenageado nasceu na cidade de Araçatuba [em julho de 1950] e teve sua trajetória “inteiramente dedicada à entidades e a comunidade okinawana”. “A vida lhe proporcionou oportunidade de estudar como bolsista em Okinawa – Yonamine estudou Engenharia Civil e na década 80 estagiou durante dois anos e meio na província de Okinawa – tempo suficiente para que ele pudesse mergulhar ainda mais nas profundezas da cultura e tradição do pov,bo okinawano”, destacou Harumi Goya.

 

Apresentação do Ryukyu Koku Matsuri Daiko. Foto: Aldo Shiguti

 

Força interior – Fundador e presidente da WUB e presidente Mundial da Associação Internacional Uchinanchu de Comércio, Yonamine, explicou a presidente do Bunkyo, “é dono de uma oratória invejável”. “Ele expõe seus argumentos com clareza e precisão facilitado por uma incrível memória, qualidade esta que nos últimos anos permitiu superar sua deficiência visual”, disse Goya, referindo-se à diabete que afetou sua visão.

 

A presidente do Bunkyo, Harumi Goya. Foto: Aldo Shiguti

 

No entanto, conta, Goya, a “providência divina trouxe para perto de si a solidariedade de inúmeros amigos que o ajudaram a enfrentar essa deficiência”. “Além disso, o homenageado também tem uma inesgotável força interior que o faz enfrentar essas dificuldades com um contagiante otimismo e força de vontade”.

 

Eiki Shimabukuro. Foto: Aldo Shiguti

 

Goya lembrou que Yonamine exerceu diversos cargos, como o de presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e do Centro Cultural Okinawa do Brasil – localizada em Diadema (SP) – sendo o responsável pela fusão das duas associações, em 2006.

 

O ex-deputado federal William Woo. Foto: Aldo Shiguti

 

Colaborador na fundação do Museu Folclórico de Okinawa e idealizador do Memorial do Imigrante Okinawano, desde 1990 é Embaixador da Boa Vontade de Okinawa (Japão), membro permanente da AOTS (Association for Overseas Rechnological Scholarship), órgão filiado ao Ministério da Indústria e Comércio Exterior do Japão.

 

Os “sempre vereadores” Ushitaro Kamia. Foto: Aldo Shiguti

 

Guardião – “Mas uma das atividades que mais gosta de fazer é ensinar sobre a ancestralidade e espiritualidade da cultura do Japão, em especial, Okinawa. Assim, na comunidade, Shinji Yonamine desempenha um papel semelhante ao de um guardião e, em conjunto com os veteranos, está sempre disponível para explorar e orientar sobre os temas relacionados aos rituais tradicionais”. Para Harumi, trata-se de uma função, que o homenageado exerce com uma “intensa paixão e respeitável conhecimento”.

 

Jorge Taba. Foto: Aldo Shiguti

 

A presidente do Bunkyo encerrou sua fala afirmando se tratar de uma homenagem “de grande significado para a comunidade, os amigos e familiares, que reconhecem em sua poersonalidade uma atuação semelhante ao de um embaixador honorário de Okinawa”.

 

Augusto Takeda. Foto: Aldo Shiguti

 

Eiki Shimabukuro, William Woo, Sergio Teruya, Ushitaro Kamia, Kenji Oshiro, Jorge Taba, Yokio Oshiro (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão) e Augusto Takeda tamém parabenizaram o mais novo Cidadão Paulistano.

 

Claudio Kurita. Foto: Aldo Shiguti

 

Kohai e senpai – Um dos representantes da nova geração, “que aprendeu e foi influenciado” por Shinji Yonamine, Claudio Kurita destacou o “coração enorme” do homenageado. “Conheço o Shinji há mais de 20 e aprendi muito nessa relação de kohai e senpai”, disse Kurita, que destacou dois episódios “marcantes” desta longa convivência. “O primeiro, é que o Shinji é esse cidadão do mundo, que abre portas, sorrisos e outras coisas mais (como garrafas) onde quer que você vá”, brincou. “A segunda é que ele sempre fala para gente como se comunicar e passar nossas experiências de forma correta”, disse .

 

A deputada federal Keiko Ota: emoção. Foto: Aldo Shiguti

 

On – Ao Jornal Nippak, Shinji Yonamine disse que não esperava ser homenageado. “Passados 30 anos a serviço da sociedade, vem esse reconhecimento que, de certa forma me surpreende e me enche de alegria”, destacou Shinji, que agradeceu o público que lotou o salão nobre.

 

Yokio Oshiro, presidente da Aliança. Foto: Aldo Shiguti

 

“Vocês são o sol que ilumina meu coração e me fortalece a ter vontade de viver e fazer cada vez mais”, disse um emocionado Shinji, que agredeceu, em especial, sua esposa Cida Guenka.

 

O casal com Keiko Ota e o vereador Ota. Foto: Aldo Shiguti

 

Em seu discurso, o homenageado lembrou sua trajetória e o período que viveu na região da Cantareira e adjacências, como as Ruas 25 de Março e Barão de Duprat, onde, convivendo com os mais velhos, “aprendeu o verdadeiro sentido de sonhar e fazer sonhar”.

 

O Salão Nobre da Câmara Municipal ficou lotado. Foto: Aldo Shiguti

 

“Hoje, minha visão é a audição e o poder da palavra. Cada momento que vocês se aproximam de mim e me dão um pouco de atenção faz com que eu me revigore e encha meu coração de energia. O que tenho a dizer é uma pequena palavra japonesa: on, gratidão, e gritar, em altos brandos: muito obrigado”, finalizou Shinji Yonamime.

 

Shinji Yonamine com representantes da comunidade okinawana. Foto: Aldo Shiguti

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    NATAL SOLIDÁRIO: Grupo Harmonia Solidária promove ...   Neste domingo (25), o Harmonia promove o V Teishoku & II Paella Solidária, evento que vai arrecadar recursos para a realização do 10º Na...
    PARAGUAI: Princesa Mako participa da festa dos 80 ... Realizada no último dia 9, na sede da Conmebol, na cidade de Assunção, a festa dos 80 Anos da Imigração Japonesa no Paraguai contou com a participação...
    SOCIAL: “Jantar Tapete Vermelho para a Solidarieda...   Jantar – As entidades co-irmãs: Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono), Kibô-no-Iê, Kodomo-no-Sono e Yassuragui Home realizaram no dia 23 de novembr...
    MÚSICA: Deborah In Concert será no dia 16 de fever...   A produção do espetáculo Deborah In Concert – Ganbarimasu! anunciou a nova data da apresentação da cantora. O novo show será no dia 16 de fe...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *