COMUNIDADE: Com presença do cônsul, Federação da Noroeste reelege Shinichi Yassunaga para mais um mandato

Em Assembleia Geral Ordinária realizada no último dia 18, em Araçatuba, a Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste (Noroeste Rengo Nippaku Bunka Kyokai) reelegeu, por aclamação, Shinichi Yassunaga para mais um mandato, o segundo, à frente da entidade. Participaram representantes de 30 associações – de Bauru a Três Lagoas – filiadas à Noroeste. Destaque para a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, que esteve acompanhado do cônsul Kenji Iwashima.

A abertura da assembleia contou também com a presença do diretor de esportes Hideto Honda, representando o prefeito anfitrião, Dilador Borges (PSDB); do vereador da cidade de Marília, Marcos Resende, e do fundador do Instituto Paulo Kobayashi (IPK) – ambos representando o deputado federal Walter Ihoshi –; da prefeita de Andradina, Tamiko Inoue, do assessor de Assuntos Estratégicos e ex-prefeito de Andradina Jamil Ono, do ex-prefeito de Valparaiso, Marcos Higuti, do ex-prefeito de Lavínia Mário Yamashita, do vereador de Guaimbê, Yukishigue Mizuno.

 

Shinichi Yassunaga está coordenando as comemorações do Centenário em Promissão e dos 110 anos da imigração na Noroeste. Foto: divulgação

 

Ao Jornal Nippak, Yassunaga destacou que seu principal objetivo é dar continuidade ao trabalho que já vinha desenvolvendo desde que assumiu o primeiro mandato visando as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa na região, bem como o Centenário da Imigração Japonesa em Promissão.

“Tanto que uma das minhas exigências foi a de que os diretores que me acompanharam n o primeiro mandato também estivessem presentes neste segundo”, explicou, afirmando que os preparativos para a cerimônia em Promissão, marcada para o dia 22 de julho, na Praça Shuhei Uetsuka, “estão bastante adiantados”.

Conforme antecipou ao Jornal Nippak o presidente da Comissão Organizadora para as Comemorações do Centenário da Colonização Japonesa em Promissão e para as Comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, Fabio Maeda, estão confirmadas as presenças da cantora japonesa Mariko Nakahira, da dupla sertaneja Akira e Fábio, do tradicional Bon Odori da Noroeste – que é realizado em Araçatuba e que excepcionalmente este ano será transferido para Promissão – e da apresentação do grupo de taiko Requios Gueinou Doukoukai, além de um desfile cívico-militar. Joe Hirata, que apresentará a música oficial composta em parceria com Júlio Bogajo para os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, “Arigatô Brasil”, também está confirmado. A expectativa é receber um público estimado em cerca de 5 mil visitantes.

 

Princesa – Durante a assembleia, Yassunaga informou ao cônsul que a região Noroeste, principalmente Araçatuba e Promissão, está na expectativa de receber a princesa Mako, que deverá representar a família imperial nas comemorações dois 110 anos da imigração japonesa no Brasil. De acordo com Yassunaga, “será importante para nós, pois a região Noroeste é considerado o berço da imigração japonesa, principalmente Promissão, que este ano comemora o Centenário da Colonização Japonesa”. A Comissão para as Comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil ainda não definiu o eventual roteiro que a comitiva da princesa deve percorrer no Estado.

 

Simpatia – Foi a segunda visita do cônsul à região desde que ele assumiu o cargo, em outubro do ano passado.  A primeira visita à Noroeste ocorreu em novembro de 2017, quando Yasushi Noguchi esteve acompanhado do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada – que desembarcara dois meses antes, em agosto –  e do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP).Na ocasião, a comitiva passou por Araçatuba, Promissão, Lins, Colônia Hirano e Marília.

Yassunaga, que se empenhou pessoalmente para viabilizar a visita, destacou a importância da presença do cônsul. “O cônsul é realmente muito carismático e conquistou a todos com sua simpatia”, disse Yassunaga, lembrando que a visita teve como objetivo estreitar ainda mais os laços entre o cônsul e as associações nikkeis da região.

 

Andradina – No sábado (17), o cônsul visitou a Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui e Associação Esportiva Nipo-Brasileira de Gabriel Monteiro. No domingo 18, o ponto alto da programação foi à visita do cônsul à Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, onde participou da 60ª Assembleia Geral da Federação das Associações Nipo-Brasileiras da Noroeste.

Noguchi ministrou palestra sobre “Desafio para o Japão e as relações Nipo-Brasileiras. Após o almoço, o cônsul visitou ainda a Comunidade Yuba e a Prefeitura Municipal de Andradina, onde foi recepcionado pela prefeita Tamiko Inoue, pelo prefeito de Guaraçai Nelson Tanaka, pelo ex-prefeito Jamil Ono, pelo vereador Makoto Izumi e por representantes da comunidade nipo-brasileira local. Yasushi encerrou sua visita na Associação Nipo-Brasileira de Três Lagoas.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *