COMUNIDADE: Com tempo bom, 6º To-Sa Matsuri vê crescimento e mira 2018

O tempo ajudou  e a Comissão Organizadora do 6º To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão – evento realizado nos dias 26 e 27, no Parque da Água Branca (zona Oeste de São Paulo) e que este ano teve à frente Fabiano Shiokawa, enfim, respirou aliviada. “Diferentemente do ano passado, quando choveu muito nos dois dias, este ano, felizmente o sol apareceu e conseguimos realizar o evento sem grandes transtornos”, explicou Fabiano, acrescentando que o evento “superou nossas expectativas”.

 

Com sol, To-Sa Matsuri vê crescimento e mira 2018. Foto: Aldo Shiguti

 

“Por ser o primeiro não descendente da província de Kochi a assumir a Presidência da Comissão Organizadora, fiquei feliz com o resultado”, disse ele. Apesar do balanço positivo – de acordo com estimativas dos organizadores o evento conseguiu atrair um público de mais de 10 mil pessoas – Fabiano conta que “a tendência é mudarmos o layout do evento para o próximo ano”, quando a sétima edição do To-Sa Matsuri deve fazer parte das comemorações dos 65 anos de fundação da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil. “Conversamos com a Diretoria do Kenjinkai e a data deve ser comemorada dentro do evento”, antecipa Fabiano, explicando que pretende corrigir algumas “falhas pontuais”, além de “otimizar os espaços para diminuir os custos”.

 

Parada Taiko, que retornou ao To-Sa Matsuri deste ano, foi uma das atrações do evento. Foto: Daniel Yonamine

 

Dois em um – “Este ano tudo funcionou como um aprendizado para nós. Uma das ideias é unificarmos os dois palcos em um só e ajuntar a área cosplay com os workshops. No formato atual dá a sensação de termos dois eventos em um só, o que acaba dispersando as pessoas”, disse Fabiano, que agradece aos patrocinadores deste ano: Sakura, Guinza Sushi, Colégio Bras Leme, Faculdade Brasil, Famosp (Faculdade Mozarteum de São Paulo) e Supermercados Hirota.

 

Etapa da CWM classificou três representantes para a final brasileira. Foto: Daniel Yonamine

 

Nesta edição, uma das atrações foi a volta da Parada Taiko, com mais de 60 tocadores, e a etapa do Cosplay World Masters Brasil, que classificou três representes (veja box) para a final brasileira, que deve acontecer em março do próximo ano.

 

Diogo Miyahara de apresentou no domingo. Foto: Aldo Shiguti

 

Também passaram pelo palco do To-Sa Matsuri grandes intérpretes da música japonesa, como os cantores Joe Hirata e Ricardo Nakase, além da Banda Gaijin Sentai e Diogo Miyahara, que relembrou temas de seriados que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90 em homenagem aos 30 anos da TV Manchete e Everest Vídeo.

 

Publico pode participar de oficinas durante o evento.. Foto: Aldo Shiguti

 

Abertura – No sábado, na cerimônia de abertura, estiveram presentes, entre outros, o presidente do Kochi Kenjinkai, Arnaldo Katayama, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) e os vereadores Rodrigo Hayashi Goulart e Aurélio Nomura, líder do Governo na Câmara Municipal e que representou o prefeito João Doria no evento, além do ex-vereador Ushitaro Kamia, que foi homenageado pelos organizadores pelos serviços prestados, além do deputado da Província de Saitama Masahide Moroi.

 

Arnaldo katayama e Fabiano Shiokawa (D) com Ushitaro kamia. Foto: Aldo Shiguti

 

Arnaldo Katayama lembrou que, além de divulgar as culturas brasileira e  japonesa – com foco na província de Kochi –, “o To-Sa Matsuri tem como objetivo prestar também uma homenagem aos pioneiros através da preservação e divulgação dos nossos costumes”.

 

ihoshi: “Temos que aprender com os japoneses”. Foto: Aldo Shiguti

 

Legado – Já o deputado federal Walter Ihoshi parabenizou a Comissão Organizadora que, “juntamente com o Kochi Seinenbu-Bu, estão dando continuidade ao trabalho da atual Diretoria. “São as novas gerações que, daqui para frente, terão a missão de preservar e transmitir esse legado deixado por nossos ancestrais”, disse Ihoshi, acrescentando que a “cultura japonesa traz consigo essa luta de um povo que, mesmo depois de enfrentar uma guerra, se tornou a potência que é hoje”. “Temos muito que aprender com os japoneses”, disse Ihoshi.

 

Nomura: “Precisamos resgatas os valores”. Foto: Aldo Shiguti

 

Representando o prefeito João Doria, o vereador Aurélio Nomura destacou o momento “extremamente dificil” que o país atravessa. “Vivemos uma crise sem precendentes tanto social como econômica e porque não dizer, moral. O que nós precisamos fazer para superar essa situação é  resgatar aqueles valores que herdamos dos nossos maiores e que, graças ao trabalho dos pioneiros, hoje os nikkeis marcam presença em todos os setores laboriosos da nossa sociedade. E o caminho da mudança passa, necessariamente, pelo caminho da confraternização, que, aliás, é a proposta desta festa”, disse Nomura.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Resultado da seletiva do Cosplay World Masters Brasil

     

    Giovanna Sayuri

    Personagem: Sylvanas Windrunner de World of Warcraft Legion

     

    Marcos Maziviero.

    Personagem: Príncipe Zuko de Avatar a Lenda de Aang

     

    Daniel Lima

    Personagem: Cavaleiro Kamus de Aquário de Cavaleiro do Zodíaco

     

    Prêmio Revelação: Victor Reis

    Personagem: Kennen, o Coração da Tempestade de League of Legends

     

     

    Related Post

    GAIMUSHO KENSHUSEI: Marcelo Hideshima assume Presi... A Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão “Gaimusho Kenshusei” realizou no último dia 28, no salão nobr...
    JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: Brasileira presta ser...   A mais recente condecoração da brasileira Julia Sezaki, 65, foi em junho, quando a Delegacia Central de Hamamatsu e a Associação de Prevençã...
    LONDRINA MATSURI: 13ª edição começa nesta sexta-fe... O Londrina Matsuri, evento  mais esperado da primavera, chega a sua 13ª edição com novidades: este ano, integra a 1ª Feira de Tecnologia Japonesa e se...
    KARAOKÊ: Associação Atlética Atlanta de Santos apr...   Apesar de a Associação Atlética Atlanta de Santos ter 64 anos de fundação, o concurso de karaokê em parceria com o Okinawa Kenjinkai de Sant...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *