COMUNIDADE: Comissão de Jovens faz balanço positivo do 7º Japan Experience

 

Realizado nos dias 20 e 21 de outubro pela Comissão de Jovens do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), a sétima edição do Japan Experience ocupou o estacionamento, o ginásio, o hall de entrada e o Grande Auditório da entidade com muitas atividades para o público.

Workshops chamaram a atenção do público (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Foram diversos workshops, entre eles o de mangá (com a equipe do Japan Sunset),  origami, kirigami, culinária, taikô, tênis de mesa, matsuri dance, além de apresentações de yosakoi soran, taikô e artes marciais.

 

 

 

 

 

Demonstração de aikidô no Grande Auditório do Bunkyo (foto: Aldo Shiguti)

 

Criança no Espaço Kodomô (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Destaque também para a concorrida praça de alimentação – com yakissoba, batata lôka, pastel e guyoza – e o Circuito Kodomô, onde as crianças puderam aproveitar as atividades programadas especialmente para a idade delas.

 

 

 

Espaço Kodomô foi um dos mais concorridos (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Demonstração de Karatê com o mestre Flavio (foto: Aldo Shiguti)

De acordo com Leonardo Ueda, um dos coordenadores desta sétima edição, o balanço foi bastante positivo. “Levando em consideração 2009 e 2010, anos em que também participei, esta edição foi bem diferente. A começar pela localidade, que mudou do Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo – que abrigou o evento de 2008 a 2010 – para o Bunkyo. Outro obstáculo refere-se ao fato que, por ser gratuito, encontramos algumas dificuldades para conseguir apoio”, explica Ueda, que aponta como ponto alto do evento a integração entre os participantes.

 

 

 

Criança observa exposição de origami (foto: Aldo Shiguti)

 

Apesar das dificuldades, Ueda destaca que a Comissão de Jovens vem se esforçando para que o Japan Experience corresponda as expectativas do público e permaneça fiel as suas raízes. A proposta do evento, idealizado em 2005 pela empresária Chieko Aoki, é interagir com as pessoas fazendo com que o público deixe de ser mero espectador e possa experimentar na prática elementos da cultura japonesa através de workshops e oficinas.

 

Público participa de workshop de taikô (foto: Aldo Shiguti)

 

Para 2013, antecipa Ueda, a ideia é permanecer no mesmo endereço. “Já tivemos uma conversa com a diretoria do Bunkyo e a intenção é fazer do Japan Experience um evento forte o segundo semestre, já que no primeiro a entidade realiza o Bunka Matsuri”, revela Ueda, acrescentando que este ano o Japan Experience recebeu cerca de três mil pessoas e mobilizou cerca de 200 voluntários.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: Colégio Harmonia comemora sucesso de “... No dia 28 de setembro, o Colégio Harmonia promoveu mais uma edição do tradicional “Undokai”, reunindo alunos, pais, amigos, professores e diretores da...
PIRAQUARA: Governo japonês inaugura ala e lavandei...   O Hospital San Julian em Piraquara (PR) inaugurou no último dia 29 um barracão multifuncional e uma nova lavanderia industrial. A construção...
TÊNIS DE MESA: Londres 2012 – Olimpíadas em ... Com quatro atletas brasileiros já classificados para as Olimpíadas, sendo que os demais países só tem um, o Brasil ganhou o direito de levar duas e...
BRASIL-JAPÃO: ‘Questão do visto para os yonseis se... Tema considerado “delicado” por gerar controvérsias, a concessão de visto de longa permanência para a quarta geração de descendentes de japoneses, os ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *