COMUNIDADE: Condecorados de Outono pelo governo japonês destacam importância da homenagem

Trinta e quatro entidades nipo-brasileiras organizaram no último dia 7, no salão nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo, cerimônia em homenagem aos  Condecorados de Outono de 2017 pelo Governo Japonês – Yoshiharu Kikuchi, 77 anos, homenageado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata;  Fernando Hisano, 68 anos, que recebeu a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata; e Shizuko Shirota, 80 anos, agraciada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata. Dos três, a professora-honorária da Escola Modelo de Língua de Japonesa de Dourados não pôde comparecer à cerimônia, realizada logo após a Cerimônia de Outorga na residência oficial do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, no bairro do Morumbi (zona Sul de São Paulo).

 

Condecorados de Outono pelo governo japonês recebem homenagem. Foto: Jiro Mochizuki

 

Estiveram presentes representantes das entidades co-promotoras, entre elas a presidente do Bunkyo, Harumi Goya; o presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Akeo Yogui; o presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Yasuo Yamada e o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro, além da cônsul geral adjunto, Hitomi Sekiguchi, esposas e familiares dos homenageados.

 

Cônsul Yasushi Noguchi com os condecorados Shizuko Shirota, Yoshiharu Kikuchi e Fernando Hisano. Foto: Jiro Mochizuki

 

Abrindo a série de discursos, Harumi Goya disse que “é sempre uma honra recebê-los para este momento solene de homenagem aos condecorados de Outono do governo japonês”. “Compartilhamos com amigos, familiares e representantes de diferentes setores da comunidade a satisfação de ter reconhecida a importância da contribuição dos nossos homenageados ao bem estar e ao progresso da sociedade que se materializa nesta condecoração”, explicou Goya, que destacou a contribuição de cada um dos homengeados em suas respectivas áreas.

Apesar da ausência de Shizuko Hirota, de 80 anos, Goya lembrou que a homenageada tem “reconhecida sua atuação como professora e diretora junto a escola de língua japonesa de Dourados” e reverenciou sua contribuição “não só para a edição de livros didáticos de língua japonesa bem como sua preocupação em formar, por meio de língua japonesa, cidadãos leais e responsáveis como também líderes envolvidos com a tradição e cultura japonesas”.

 

Ana Maria, Fernando, Marisa e Kikuchi no Bunkyo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Sobre Fernando Hisano, de 68 anos, ex-diretor de vendas da Yakult, a presidente do Bunkyo destacou seu empenho na implementação do sistema de vendas “que nós da comunidade nikkei chamamos carinhosamente de Yalkult Obasan e oficialmente batizado de Yakult Ladies”. Segundo Harumi, a estratégia incentivou a entrada das donas de casa no mercado de trabalho, além de contribuir para reforçar a imagem positiva do Japão.

Do terceiro homenageado – Yoshiharu Kikuchi, de 77 anos, ex-presidente do Enkyo e ex-vice-presidente do Kenren – Harumi disse se tratar de “uma das personalidades mais conhecidas e respeitadas pela sua liderança junto às entidades nipo-brasileiras”.

 

Fernando Hisano ladeado pela esposa e pelo cônsul. Foto: Jiro Mochizuki

 

Modelo – Ela  destacou a idealização do Festival do Japão durante sua gestão junto ao Kenren, a construção da sede do Enkyo e a implantação do Pipa (Projeto de Integração Pró-Autista) junto ao Enkyo. “Em poucas palavras podemos definir o Pipa como um centro terapêutico especializado no tratamento de crianças autistas utilizando a metodologia japonesa chamada de Terapia da Vida Diária (TVD),”, disse Harumi, que ressaltou também sua satisfação em contar com sua “dedicada liderança” como presidente Executivo na organização das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

 

Shizuko Shirota com o cônsul, familiares e amigos. Foto: Jiro Mochizuki

 

Já a cônsul adjunto Hitomi Sekiguchi congratulou os homenageados destacando seus “esforços extraordinários e a integridade dos condecorados, reconhecidos por todos como verdadeiro modelo da sociedade nipo-brasileira”.

“Por isso expresso aos três profundo agradecimento por tantos anos  de dedicação em prol da relação da amizade nipo-brasileira”, disse Hitomi, acrescentando que “os 110 anos da imigração que serão celebrados por toda comunidade no ano que vem é resultado de grande esforço de pessoas como esses condecorados, que em suas respectivas áreas de atuação fundamentaram a base da relação nipo-brasileira e hoje os jovens estão atuando para escrever uma nova página deste relacionamento”. E finalizou afirmando que “os senhores são orgulho do Japão e espero que continuem atuando com saúde para que os jovens possam seguir seus exemplos”.

 

Kikuchi com a esposa Marisa, o cônsul, familiares e amigos. Foto: Jiro Mochizuki

 

Reconhecimento – Ao Jornal Nippak, Kikuchi disse que “a condecoração é o resultado de um trabalho conjunto”. “Sem o apoio e o trabalho de todos no meu dia a dia não seria possível esse reconhecimento”, admitiu Kikuchi, acrescentando que “uma homenagem como essa, sem dúvida nenhuma me dá muito mais força e estímulo para que eu possa continuar trabalhando em prol dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”.

Já Fernando Hisano, que ingressou na Yakult em 1969, então com 18 anos de idade,  fez questão de lembrar de seu pai, que era “militar e marceneiro”. “Ele dizia que a gente não pode macular o nome de forma alguma e que tinha que mostrar para o Brasil o quanto os japoneses são honestos e trablhadores”. “Para mim signifca muito porque são 50 anos de trabalho e dedicação”, afirmou Fernando Hisano.

 

previous arrow
next arrow
Condecorados brindam no Bunkyo
ArrowArrow
Slider

Fotos: Jiro Mochizuki

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    CINEMA: “Corações Sujos” estreia em seis capitais ...   Estreia nesta sexta (17) nas cidades de São Paulo, Brasília, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Santos, Maringá, Londrina e e...
    SOLIDARIEDADE: 38ª Festa do Verde acontece neste f... Neste fim de semana (24 e 25), a sede da Kibô-no-Iê será palco de mais uma edição da tradicional Festa do Verde. O evento, que acontece desde 1978, re...
    INTERNACIONAL: Japão mobiliza tropas contra possív... O governo japonês determinou no último dia 29 ao Exército que se prepare para a possibilidade de ter de destruir um míssil que a Coreia do Norte pode ...
    BEISEBOL: Foi dado inicio a XIX Taça Brasil Inter ...   Foi dado início a XIX Taça Brasil Inter Clubes Adulto 2012, com upgrade - jogadores da seleção brasileira que conquistou o qualificação para...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *