COMUNIDADE: Condecorados pelo governo japonês destacam importância da homenagem

 

Diversas entidades nipo-brasileiras, entre elas o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Aliança Cultural Brasil-Japão e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, promoveram no último dia 28, no Salão Nobre do Bunkyo, no bairro da Liberdade, cerimônia em homenagem às personalidades outorgadas com a Condecoração de Outono 2013 pelo governo japonês.

 

Convidados, homenageados e familiares (foto: Jiro Mochizuki)

 

Foram homenageados o economista Akihiro Ikeda (condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço); o administrador de empresas Toyohiro Shimura (condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata) e o quadrinista e empresário Maurício de Sousa (condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta).

Mauricio de Sousa recebeu a honraria no dia 17 de dezembro. Já Akihiro Ikeda e Toyohiro Shimura foram condecorados na residência oficial do cônsul geral do Japãoem São Paulo, Noriteru Fukushima, no mesmo dia 28.

Criada em 1875 pelo Conselho do Estado, tendo em seu nome a expressão “Sol Nascente” – que simboliza a energia e o poder dos raios do Sol para designar o Japão – a homenagem é concedida diretamente pelo Imperador do Japão para personalidades que de alguma forma contribuíram para a divulgação da cultura japonesa em seus países.

Entre as ações que ajudaram a aproximar os dois países na área cultura, Mauricio de Sousa criou os personagens como Tikara e Keika para as comemorações dos 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil (2008) e a Turma da Mônica Jovem misturando o estilo mangá com seu próprio (2008). Além disso,estabeleceu forte laços de amizade com o ícone japonês dos quadrinhos, Osamu Tezuka, que rendeu uma parceria “in memorian” entre a Turma da Mônica Jovem e os personagens clássicos do criador do mangá e a edição especial da Turma da Mônica Jovem convidando os jovens brasileiros a visitarem o Japão pós-tsunami para presenciarem sua reconstrução.

Akihiro Ikeda foi secretário especial de Assuntos Econômicos da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, secretário executivo do Conselho de Política Aduaneira do Ministério da Fazenda e assessor especial do ministro de Estado Chefe da Secretaria de Planejamento.

 

Akihiro Ikeda recebe homenagem na residencia do cônsul (foto: Jiro Mochizuki)

 

Presidiu a Alunorte e durante muito tempo desempenhou o cargo de diretor do Hospital Santa Cruz e também passou pelo Bunkyo. Trabalha atualmente como consultor econômico.

Ex-presidente da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Toyohiro Shimura foi vice-presidente do Bunkyo – onde também colaborou como presidente da Comissão de Revitalização Regional – e presidiu a Associação Furusato Sosei, entre outras entidades.

Estiveram presentes na cerimônia realizada no Bunkyo  o cônsul geral adjunto do Japãoem São Paulo, Hiroaki Sano; os deputados federais Junji Abe (PSD-SP) e Walter Ihoshi (PSD-SP); o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), o vereador Aurélio Nomura (PSDB) e o ex-vereador Ushitaro Kamia, além de familiares dos homenageados e representantes das entidades co-promotoras.

Em seu discurso, Hiroaki Sano se referiu aos condecorados como importantes “senseis”  que contribuíram para estreitar as relações entre os dois países. “Espero que cada um em sua área, todos possam continuar transmitindo seus valiosos conhecimentos, principalmente para os mais jovens”, destacou Sano.

Primeiro dos homenageados e discursar, Akihiro Ikeda lembrou que chegouem São Pauloem 1955, vindo de Coronel Goulart (próximo à Álvares Machado), e “teve sorte” em freqüentar boas escolas e ter bons professores. “As circunstâncias me permitiram que eu participasse deste acontecimento na noite de hoje”, disse.

Mauricio de Sousa também lembrou sua infância, quando construiu uma amizade com a comunidade nipo-brasileira. “Na escola pública de Mogi das Cruzes, mais da metade da sala eram nisseis”, explicou o cartunista,afirmando que “sempre admirei a cultura japonesa”. “Até por isso me casei com uma japonesa”, brincou, referindo-se a Alice Takeda.

 

Coopercotia – Ao Jornal Nippak, Mauricio de Sousa disse que ficou surpreso com o carinho da comunidade nikkei. “É sinal que nosso trabalho está sendo observado e quando envolve o próprio imperador, a coisa fica bem mais séria”, disse o quadrinista, que aproveitou para fazer um pedido especial à comunidade nikkei. “No início da década de 60, fazia umas tirinhas para uma revista publicada pela Coopercotia na qual lancei os personagens Chico Bento, Zé da Roça e Hiroshi. Essa publicação ficou uns dois anos,mas infelizmente não guardei nenhum exemplar para minha coleção. Então, se alguém tiver algum exemplar dessa revista e puder fazer doação,ficaria muito contente em tê-la na minha coleção”, destacou Mauricio de Sousa, acrescentando que está de olho no mercado japonês. “Tenho muitas coisas publicadas no Japão, como o Horácio, por exemplo, que está lá desde a década de 70. Devido minha relação com o Osamu Tezuka, estamos elaborando o lançamento da Turma da Mônica Jovem com os personagens do Tezuka”, antecipou.

 

Mauricio de Sousa recebeu a honraria no ano passado (foto: Jiro Mochizuki)

 

 

Puxão de orelhas – Já Toyohiro Shimura lembrou o “puxão de orelhas” que recebeu de seu pai, Hiroshi Shimura, quando fez 21 anos. “Na época, meu pai chegou e disse que eu tinha que prestar serviços à sociedade, principalmente à sociedade carente”, disse Shimura. “Pensei, vou fazer melhor que este velho e a partir daí entrei numa competição particular com meu pai. Fui presidente de Santana, Anhanguera, Ikoi-no-Sono, Kibô-no-Iê, Bunkyo e São Paulo Norte. Ganhei a disputa particular, mas hoje posso falar que foi graças àquele conselho”, afirmou Toyohiro.

 

Toyohiro Shimura com a família (foto: Jiro Mochizuki)

 

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MAIRINQUE: Akio Ogawa palestra na Câmara Municipa... O professor Akio Ogawa ministra hoje (18), às 19 horas, uma palestra na Câmara Municipal de Mairinque com o tema: “Consequências dos 120 Anos do Trata...
COMUNIDADE: Victor Kobayashi homenageia Enkyo com...   Numa iniciativa do ex-vereador Victor Kobayashi, a Câmara Municipal de São Paulo realizou sessão solene no último dia 20, no Plenário 1º de ...
REGISTRO/SETE BARRAS/IGUAPE: Centenário no Vale do...   As comunidades nipo-brasileiras de Registro, Sete Barras e Iguape, cidades situadas no Vale do Ribeira, estão em contagem regressiva para a ...
JAPÃO: Ataque em clínica deixa pelo menos 19 morto... A polícia japonesa confirmou nesta terça-feira (26) a morte de mais quatro pessoas em ataque com faca em uma clínica para deficientes na cidade de Sag...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *