COMUNIDADE: Confira a programação do 9º Nikkey Matsuri

 

Acontece neste fim de semana (29 e 30), no Centro Esportivo Jardim São Paulo, o 9º Nikkey Matsuri. Este ano, o tema é bastante familiar não só para a comunidade nipo-brasileira como também para o público em geral: o taikô. “Foi uma escolha muito feliz”, admite o presidente da Comissão Organizadora, Gerson Kunii. Segundo ele, o taikô está em alta não só por ser um instrumento “obrigatório” em todos os grandes eventos da comunidade nipo-brasileira, como também foi um dos responsáveis pela revitalização de muitas associações nikkeis que estavam com suas atividades praticamente paralisadas.

 

Membros da Comissão Organizadora e candidatas do concurso de miss visitaram a Liberdade para divulgar a festa (foto: Aldo Shiguti)

 

Não à toa, os organizadores procuraram apresentar os diferentes tipos de escolas de taikô existente no Brasil. No Nikkey Matsuri, estarão presentes os grupos Requios Gueinou Doukoukai Eisá Taikô, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Himawari e Setsuo Kinoshita Taiko Group.

 

Taiko é tema desta ano (foto: Fran Rojas)

 

Caberá ao Ryukyu dividir o palco com a cantora Karen Ito, com o grupo de dança Shinsei da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) e com o Himawari. A proposta é mostrar o taikô ao lado de outras manifestações culturais japonesas.

O público, porém, terá outras atrações, como oficinas de origami, mangá (desenhos), ikebana (arranjos florais) e shodô (caligrafia japonesa, além de um variado leque de atrações voltadas para todas as idades e gostos.

 

Objetivo é preservar a cultura japonesa (foto: Fran Rojas)

 

Para quem gosta de música, o Nikkey Matsuri é um prato cheio. Ryu Jackson, Karen Ito, Joe Hirata e Rick Akio & Bruno Maesaka são algumas das atrações do evento. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de assistir apresentações de danças folclóricas, músicas, teatro e artes marciais.

Outra atração fica por conta da gastronomia. “A venda de yakissoba, tempurá e temaki são exlusividades das associações que participam da organização”, revela Kunii.

 

Evento tem atividades para todas as idades (foto: Fran Rojas)

 

Cosplay – Para atrair o público jovem, o Nikkey Matsuri investe em atrações como o 3º Concurso Miss Nikkey Matsuri, que encerrará a noite de sábado, apresentado pelo polivalente Kendi Yamai. A vencedora desfilará no palco principal do 17º Festival do Japão, que este ano será realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho. Outra novidade que promete agitar os jovens é o Concurso de Cosplay, que fechará a programação de domingo. Sucesso em2013, a parceria com a Associação Orquidófila de São Paulo (Aosp) prossegue também em 2014.

De acordo com Gerson Kunii,o público esperado é de cerca de 40 mil visitantes nos dois dias. “O sucesso de um evento como o Nikkey Matsuri depende de vários fatores. Você ter parceiros fortes é um deles”, conta Kunii. “Para este Nikkey Matsuri, contamos o empenho de amigos como o vereador Rubens Calvo (PMDB), que intercedeu junto a São Paulo Turismo para que conseguíssemos a infraestrutura necessária para o evento, do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) e do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), que juntos destinaram R$ 75 mil por emenda parlamentar,”, explicou Kunii, lembrando que “sempre recebemos a ajuda do vereador Ushitaro Kamia”. “Mas mesmo sem mandato ele continua nos ajudando pois ele foi o responsável por lançar a família Calvo na política”, destacou.

 

O ilusionista Mario Kamia é destaque na programação do Nikkey Matsuri (foto: Fran Rojas)

 

 

Banheiros – Para oferecer mais comodidade aos visitantes, o engenheiro José Kanashiro informa que o 9º Nikkey Matsuri irá inaugurar os sanitários públicos do Centro Esportivo. “Para melhorar o conforto, principalmente das mulheres, vamos deixar os dois sanitários do Centro Esportivo para uso exclusivo delas”, afirma Kanashiro.

A partir deste ano, o Festival Nikkey Matsuri, por determinação do secretário Celso Jatene, passou a integrar o calendário da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

 

Danças típicas fazem parta da programação do 9º Nikkey Matsuri (foto: Fran Rojas)

 

O Festival Nikkey Matsuri, desde 2010, faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Lei 15.168 de 19/05/2010). Em 2011, do calendário turístico do Estado de São Paulo (Lei 14.617 de 09/11/2011), de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto.

 

O presidente do 9º Nikkey Matsuri, Gerson Kunii, com as candidatas Carolina, Natalia e Natasha no vão livre do Masp (foto: Fran Rojas)

 

O 9º Nikkey Matsuri é uma realização da Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do  Imirim, Associação Esportiva e Cultural de Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural Nipo-brasileira Vila de Nova Cachoeirinha, Instituto Hei Sei e Associação Okinawa do Carandiru.

(Aldo Shiguti)

 

PROGRAMAÇÃO DE PALCO DO 9º NIKKEY MATSURI*

 

SÁBADO (29)

10H00: Radio Taisso Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde e Imirim

10H30: Fujinkai Casa Verde

10H40: Kenko Taisso VNC

11H00: Tomo no Kai Nipo São Carlos

11H15: Kaizen Yosakoi Soran

11H30: Tomo no Kai Nipo São Carlos

11H45: Matsuri Dance Seinen Nipo São Carlos

12H00: Kassa Odori  & Zeni Daiko

12H30: Karen Ito

13H10: Grupo Hanaikada

13H20: Fujinkai Tucuruvi

13H30: Requios Gueino Doukokai

14H00: Abertura Oficial

14H30: Bujinkan Nenriki Dojo

15H00: Karen Taira

15H30: Teddy Shigueyama

16H00: Ryu Jackson

16H30: Fujinkai Vila Galvão

16H40: Eliana Hara

16H50: Bon Odori

17H10: Joe Hirata

18H00: Rick Akio & Bruno Maesaka

18H30: Miss Nikkey Matsuri / Sergio Tanigawa & Ricardo Seguti / Requios Gueino Doukokai

20H00: Final Miss Nikkey Matsuri

 

DOMINGO (30)

10H00: Radio Guarulhos, Jardim Tremembé. Campo Limpo

10H30: Kenko Taisso

10H50: Fujinkai Imirim

11H00: Aikido Bill Sensei

11H15: Bujinkan Nenriki Dojo

11H30: Lojinkai Tucuruvi

11H40: Karate e Kobudo Okinawa

12H00: Setsuo Kinoshita Taiko Group

12H20: Lojinkai Tucuruvi

12H25: Fujinkai Casa Verde

12H30: Carmem Fugita & Gilberto Yano

12H50: Kagura

13H30: Karen Ito

14H10: Shinsei Yosakoi Soran

14H30: Joe Hirata

15H10: Himawari Taiko

15H30: Ryu Jackson

16H00: Teddy Shigueyama

16H30: Ryuku Minyo Okinawa Santa Maria

16H40: Pop Soul

17H10: Mario Kamia Ilusionista

17H30: Banda Megaphonics

17H45: Akemi Matsuda

18H15: Concurso de Colsplay

19H15: Passagem de Som Banda Utina

19H30: Banda Utina

20H00: Matsuri Daiko

*Sujeita a alteração sem aviso prévio

 

 

 

SERVIÇO

9º Festival Nikkey  Matsuri

Quando: Dias 29 e 30 de março, das 10 às 20 horas

Onde: Centro Esportivo Jardim São Paulo (antigo Clube Escola Jardim São Paulo): Rua Viri, 425 – próximo à estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna do Metrô

Mais Informações no site www.nikkeymatsuri.nw.org.br

Entrada franca. Solicita-se a contribuição com um quilo de alimento não perecível, que serão doados a seis entidades beneficentes.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: 14ª edição do Okinawa Festival acontec... 04A cultura okinawana continua em alta neste fim de semana (6 e 7) em São Paulo. Depois do 29º Kyodo Matsuri – Miss Ryuso, realizado nos dias 30 e 31 ...
MÚSICA: Isadora Kataoka parte em ‘busca do sonho’.... Carinhosamente chamado como “show despedida de Isadora Kataoka”, o evento realizado no último dia 11, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campina...
SILVIA IN TOKYO: FESTIVAL DE TULIPAS EM GIFU TEM V... O PARQUE KISOSANSEN EM KAIZU (GIFU) INAUGUROU O FESTIVAL DAS TULIPAS, QUE VAI ATÉ O DIA 17, COM ENTRADA GRATUITA.   Parque Kisosansen em Kai...
IKEBANA: Lançamento do livro “Hana”   Exposição – Integrando as comemorações aos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil, o evento reuniu exposição e lançamento do livro “Hana” ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *