Comunidade: Cônsul Noriteru Fukushima recebe homenagem de Ex-bolsistas

 

Na noite do dia 6 de setembro, no salão de festas do Hiroshima Kenjinkai, os ex-bolsitas do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, acompanhados das respectivas esposas, prestaram uma significativa homenagem ao Cônsul Geral, Sr. Noriteru Fukushima outorgando-lhe o Prêmio Mario Osassa, a mais alta condecoração instituída pela Associação Brasileira de Ex Bolsistas do “Gaimucho Kenshusei.”

 

homenagem ao Cônsul Geral, Sr. Noriteru Fukushima outorgando-lhe o Prêmio Mario Osassa, a mais alta condecoração instituída pela Associação Brasileira de Ex Bolsistas do “Gaimucho Kenshusei.” (foto: Luci Judice Yizima)

 

O mestre de cerimônias Armando Kihara anunciou a abertura do evento externando as razões da homenagem a ser prestada ao Cônsul-Geral do Japão, convidando, desde logo, o Presidente da entidade, Oscar Urushibata, para proferir o seu discurso inaugural. Urushibata fez um breve retrospecto da bolsa “Gaimucho Kenshusei” enfatizando que ela ficou interrompida por seis anos, mas que teve a sua retomada no início deste ano graças ao esforço e dedicação do então recém chegado Cônsul Geralem São Paulo, Noriteru Fukushima, no início de setembro do ano passado. Ressaltou a sua extraordinária desenvoltura na comunicação com os membros da comunidade nipo-brasileira, bem como a sua capacidade de analisar os fatos sociais e a sua rapidez e habilidade na transmissão das impressões colhidas às autoridades competentes do governo japonês, contribuindo para a aproximação cada vez maior entre os povos das duas nações, o que justificava a sua condecoração a ser feita em caráter excepcional, como permite o Regulamento do Prêmio, preferencialmente destinado a kenshuseis.

Em seguida, para conduzir a sessão solene de outorga do Prêmio Mario Osassa o cerimonial convidou o jurista Kiyoshi Harada, que assumindo a tribuna solicitou que o Presidente Oscar Urushibata e o Ministro Massami Uyeda conduzissem o homenageado até as proximidades do púlpito para dar início à cerimônia. Harada sintetizou as razões que levaram a entidade, nos idos de2006, ainstituir o Prêmio que leva o nome de um dos primeiros bolsitas, o saudoso Mario Osassa. Ressaltou as características marcantes do professor e político Mario Osassa, dentre as quais, a cordialidade constante, a alegria contagiante, o estusiasmo inigualável e a incrível capacidade de atuar em harmonia com pessoas de pensamentos diferentes. Frisou que ele ensinou a todos a difícil arte da convivência pacífica no mundo conturbado em que vivemos, aonde as disputas se incorporaram na rotina da dinâmica sociedade globalizada em que tudo acontece em tempo real.

Asseverou que Mário Osassa ensinou, com o seu exemplo, como compartilhar esses espaços e posições. Terminou afirmando que o Prêmio Mario Osassa foi instituído para manter acesa a chama desses valores e para perpetuar a memória de um bom homem, de um grande companheiro que foi o Mario Osassa, que viverá para sempre nos corações dos ex-bolsitas. Em seguida convidou o Presidente Urushibata a fazer a entrega da insígnia e do diploma correspondentes ao Prêmio. Assinado o termo de recebimento no livro próprio Harada solicitou que o Ministro Massami Uyeda procedesse à saudação do homenageado.

O Ministro Uyeda discorreu sobre a importância dessa bolsa que permite conhecer o sistema político, social, educacional, judicial, comercial e industrial do Japão, na teoria e na prática. Revelou a sua experiência adquirida na viagem que empreendeu ao Japão como bolsista no início da década de setenta, na condição de Promotor Público. Fez referências elogiosas à atuação firme e habilidosa do Cônsul-Geral Noriteru Fukushima que resultou no restabelecimento dessa bolsa de estudos. Lembrou que o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Sr. Fumio Kishida, ao ser recepcionado no Salão Nobre do Bunkyo para um coquetel de boas vindas, no último dia 4 de setembro, declarou publicamente a continuidade da referida bolsa, mencionando a participação eficiente e decisiva do ilustre condecorado para a tomada dessa decisão pelo governo japonês.

Em seguida, o homenageado fez o seu discurso de agradecimento sublinhando que a honraria recebida aumentava a sua responsabilidade na condução do bom relacionamento entre o Brasil e o Japão, bem como para melhorar cada vez mais o desempenho dessa bolsa de estudos que, no seu entender, assume uma importância muito grande como elo entre as duas culturas.

Doutor Kiyoshi Harada deu por encerrada a sessão solene devolvendo a palavra ao cerimonial. Este convidou o Prof. Kazuo Watanabe, remanescente da primeira turma de bolsistas dos anos de1965, ase aproximar do púlpito para comandar o brinde e solicitou a presença também, de Kihatiro Kita, Kokei Uehara e Tuyoci Ohara para se juntarem ao grupo. Sob o comando do prof. Watanabe todos os presentes saudaram a efeméride com o tradicional “viva, saúde e campai.” Seguiu-se o lauto jantar no estilo buffet japonês. Após, houve a apresentação de um show artístico pelos componentes do grupo familiar Kaito Shamidaiko, de Taubaté, que encantou a todos pela habilidade no manejo do shamissen, taiko e shakuhati. Os minyôs cantados tocaram no fundo da alma dos presentes, trazendo agradáveis reminiscências do passado.

O evento terminou com o cônsul Fukushima percorrendo de mesa em mesa conversando com cada um dos ex-bolsistas e com pose final para as fotos, primeiramente com os ex-bolsistas e, ao depois, com as esposas. Foi, sem dúvida, uma noite memorável.

 

 

Fotos: Luci Judice Yizima

(Kiyoshi Harada)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ELEIÇÕES 2012: Resultado em SP traz ‘alívio’ para ...   Encerrada a apuração para vereador na capital paulista, a comunidade nipo-brasileira, enfim, respirou aliviada. “O resultado em São Paulo, d...
ESPETÁCULO: 12º Melodias Imortais recebe elogios d...   Mais uma vez, o show Melodias Imortais – Canções que tocam na alma japonesa (Nipponjin no Kokoro no Uta), realizado no último dia 19, no Gra...
SUMÔ/ESPECIAL: Seletiva define seleção brasileira ... Já estão definidas as equipes brasileiras que disputarão o 20º Campeonato Mundial, 11º Campeonato Mundial Feminino, 13º Campenato Mundial Junior e 5º ...
COMUNIDADE: Associação Okinawa Vila Carrão celebra... A Associação Okinawa Vila Carrão comemorou seu 60º aniversário de fundação no último dia 20, em sua sede, na Praça Haroldo Daltro (zona Leste de São P...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *