COMUNIDADE: CÔNSUL TAKAHIRO NAKAMAE PLANTA MUDA DE CEREJEIRA E FAZ PALESTRA DO JAPAN HOUSE EM ITAQUERA

Na manhã do último sábado, 17, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, acompanhado de Angela Tamiko Hirata, diretora executiva da Japan House, plantou uma muda de cerejeira no Bosque das Cerejeiras no Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo, na zona Leste de São Paulo.

 

Ângela Hirata, cônsul Takahiro Nakamae e Pedro Yano. Foto: Osmar Maeda

Ângela Hirata, cônsul Takahiro Nakamae e Pedro
Yano. Foto: Osmar Maeda

 

O ato contou com a presença do presidente Pedro Yano e diretores da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, diretores e funcionários do Parque do Carmo e de Shiguero Orita, que representou o deputado estadual Hélio Nishimoto. Após o plantio, o cônsul Nakamae fez várias fotos com os presentes. Antes de deixar o local, fez questão de fotografar um belo pé de ipê-amarelo que estava em plena florada, ao lado do sakurá plantado por ele.

 

Palestra Angela Tamiko Hirata no INC. Foto: Osmar Maeda

Palestra Angela Tamiko Hirata no INC. Foto: Osmar Maeda

 

Japan House – Na sequência, a comitiva seguiu para a sede do Itaquera Nikkey Clube, rua Masato Misawa, 200, onde o cônsul Takahiro Nakamae e Angela Tamiko Hirata fizeram a apresentação do projeto Japan House para cerca de 90 convidados, entre dirigentes da comunidade e estudantes.

 

Público no Itaquera Nikkey Clube. Foto: Osmar Maeda

Público no Itaquera Nikkey Clube. Foto: Osmar Maeda

 

O Japan House, um projeto audacioso do governo japonês cujo objetivo é difundir no exterior, a imagem do Japão tradicional e contemporâneo, para desfazer estereótipos e estabelecer um território comum de entendimento entre as pessoas.

 

Sergio Oda, Angela Hirata, cônsul, Pedro Yano, Shiguero Orita e Hélio Nakamura. Foto: Osmar Maeda

Sergio Oda, Angela Hirata, cônsul, Pedro Yano, Shiguero Orita e Hélio Nakamura. Foto: Osmar Maeda

 

O prédio terá três andares e será composta por madeira de encaixe, portas deslizantes e dois jardins típicos japoneses. O projeto é assinado pelo renomado arquiteto Kengo Kuma, autor de projetos como o Museu de Arte folclórica da Academia de Artes da China, do conservatório Darius Milhaud de Aix-en-Provence, na França e do Estádio Nacional de Tóquio, palco central dos Jogos Olímpicos em 2020.

 

Cônsul Nakamae planta muda de cerejeira. Foto: Osmar Maeda

Cônsul Nakamae planta muda de cerejeira. Foto: Osmar Maeda

 

Com acesso gratuito, o espaço cultural no número 51 da Avenida Paulista terá sala de exposições, ambientes para palestras e seminários, biblioteca, restaurante com comida japonesa e loja de artesanato. “Quem entrar lá vai se surpreender e se sentir no Japão”, conta Angela Tamiko Hirata, diretora executiva da instituição.

 

Cônsul Nakame e Shiguero Orita. Foto: Osmar Maeda

Cônsul Nakame e Shiguero Orita. Foto: Osmar Maeda

 

Com previsão de entrega para março de 2017, São Paulo será a primeira das três casas a serem inauguradas no ano que vem. Outras duas casas semelhantes funcionarão em Los Angeles (EUA) e Londres (capital da Inglaterra).

 

Cônsul Nakamae com dirigentes da FSIB - Federação de Sakura e Ipê do Brasil. Foto: Osmar Maeda

Cônsul Nakamae com dirigentes da FSIB – Federação de Sakura e Ipê do Brasil. Foto: Osmar Maeda

 

“A escolha pela capital paulistana se deu principalmente pelo histórico da imigração japonesa da cidade, que tem a maior comunidade de descendentes de japoneses do mundo” afirmou o cônsul Takahiro Nakamae.

 

 

 

Related Post

LITERATURA: Ensaio investiga motivações da morte d... A Editora Estação Liberdade lança o ensaio de Marguerite Yourcenar (1903-1987), Mishima ou a visão do vazio, em que a autora belga tenta iluminar ...
PARANÁ: BETO RICHA RECEBE VICE-GOVERNADOR DE HYOGO... O governador do Paraná, Beto Richa recebeu no último dia 12, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a visita da comitiva japonesa liderada pelo vice-governad...
SÃO PAULO / MEIO AMBIENTE: Câmara Municipal aprova... A Câmara Municipal de São Paulo aprovou no último dia 7, o projeto de lei número 428/2009 de autoria do vereador Ushitaro Kamia (PSD) que estabelece d...
BUNKYO: Bunkyo cria Comissão para rever Estatuto e... O presidente do Conselho Deliberativo, jurista Kiyoshi Harada, em reunião no último dia 25 de maio, constituiu a Comissão de Reforma do Estatuto respo...

2 Comments

  1. Parabéns aos dirigentes da Federação de Sakura e Ipê do Brasil e Itaquera Nikkey Clube. Osmar Maeda, assessoria de imprensa do deputado estadual Hélio Nishimoto.

  2. SUCESSO e ALEGRIAS nas JAPAN HOUSE de São Paulo (Brasil), Los Angeles (EUA) e Londres ( Inglaterra)!!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *