COMUNIDADE: Cônsul Takahiro Nakamae visita região Noroeste para fortalecer laços com associações nikkeis

O cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, inicia nesta sexta-feira (10), uma visita de três dias à região Noroeste do Estado de São Paulo. A iniciativa partiu do presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras de Noroeste, Shinichi Yassunaga, que fez o convite ao cônsul pessoalmente, há cerca de um mês.

 

Cônsul Takahiro Nakamae visitará diversas asociações em três dias. Foto: Arquivo

 

Segundo ele, o objetivo da visita é fortalecer ainda mais os laços entre as associações da Noroeste e o Consulado. “Muitas associações ainda não tiveram oportunidade de receber a visita do senhor Takahiro Nakamae”, disse Yassunaga. “A visita se torna ainda mais importante com a proximidade das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa”, diz Yassunaga, lembrando que os cônsules Kazuaki Obe (falecido em 2014) e Noriteru Fukushima – atualmente embaixador do Japão na Argentina – que antecederam o atual, já estiveram na região.

“Desta vez, priorizamos cidades que ainda não foram visitadas pelo senhor Nakamae”, conta ele, acrescentando que a exceção será Andradina, que entrou no roteiro a pedido da própria prefeita Tamiko Inoue (PcdoB), que o recepcionará em seu Gabinete.

 

Programação – A programação terá início no Setor 3, na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Três Lagoas. Em seguida, a prefeita de Andradina, Tamiko Inoue (PCdoB) o recepcionará em seu Gabinete. Ainda na sexta-feira, Nakamae deve passar pela Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Ilha Solteira e encerra o dia na Associação Cultural Esportiva de Pereira Barreto.

No sábado (11), o cônsul continua sua visita ao setor 3 no período da manhã na Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Formosa, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Guaraçaí e Associação Esportiva de Lavínia. Também no sábado devem receber a visita do cônsul as associações do setor 2: Valparaíso, Bilac Lengo Nihon Jinkai, Associação Nipo-Brasileira de Gabriel Monteiro, Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Santópolis do Aguapeí, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Clementina e Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis.

 

Yassunaga: a região Noroeste é historicamente muito importante. Foto: Arquivo

Berço da imigração – O ponto alto da visita do cônsul à região Nororeste será no domingo (12), com a participação de Takahiro Nakamae na 59ª Assembleia Geral da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, em Araçatuba, e que deve reunir todas as 30 associações filiadas.

Uma das pautas da assembleia será o pedido para que a região Noroeste faça parte dos festejos oficiais dos 110 Anos. O objetivo é fazer parte do roteiro da visita da família imperial, caso isso se concretize. De acordo com Yassunaga, a última vez que a região recebeu um visita de um membro da família imperial foi em 1958, quando o príncipe Mikasa, irmão do imperador Hirohito, esteve no Brasil para participar das festividades do cinqüentenário da imigração japonesa.

“Historicamente a região Noroeste é muito importante pois aqui é o berço da imigração japonesa”, destaca Yassunaga, acrescentando que o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) está se empenhando pessoalmente para que a região faça parte do roteiro.

Outro assunto que Yassunaga “gostaria” que o cônsul abordasse durante a visita é o projeto Japan House, iniciativa global do governo japonês cujo objetivo é trazer a São Paulo um novo olhar sobre o Japão contemporâneo. Com inauguração prevista para maio deste ano, a instalação, que está sendo construída na Avenida Paulista, deve combinar arte, tecnologia e negócios para oferecer aos visitantes, por meio de  experiências imersivas, uma perfeita tradução do Japão do século 21 — sem esquecer das raízes e das tradições. A previsão do governo japonês é investir cerca de U$S 30 milhões até 2019, quando o projeto deve se tornar autossuficiente.

Depois do almoço que será servido na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, o cônsul segue para a associação Alegre Nipon Din Kai e encerra sua visita na Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui. onde encerra a visita oficial.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    O roteiro do cônsul geral do Japão em São Paulo na Noroeste:

     

    Sexta-feira (10): Associação Cultural Nipo-Brasileira de Três Lagoas; Prefeitura de Andradina; Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Ilha Solteira e Associação Cultural Esportiva de Pereira Barreto

    Sábado (11): Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Formosa; Associação Cultural Nipo-Brasileira de Guaraçaí; Associação Esportiva de Lavínia; Associação Cultural Nipo-Brasileira de Valparaíso; Bilac Lengo Nihon Jinkai; Associação Nipo-Brasileira de Gabriel Monteiro, Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Santópolis do Aguapeí; Associação Cultural Nipo-Brasileira de Clementina; Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis

    Domingo (12): Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, Alegre Nipon Din Kai, ACENB de Birigui.

     

     

     

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *