COMUNIDADE: Cônsul Takahiro Nakamae visita região Noroeste para fortalecer laços com associações nikkeis

O cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, inicia nesta sexta-feira (10), uma visita de três dias à região Noroeste do Estado de São Paulo. A iniciativa partiu do presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras de Noroeste, Shinichi Yassunaga, que fez o convite ao cônsul pessoalmente, há cerca de um mês.

 

Cônsul Takahiro Nakamae visitará diversas asociações em três dias. Foto: Arquivo

 

Segundo ele, o objetivo da visita é fortalecer ainda mais os laços entre as associações da Noroeste e o Consulado. “Muitas associações ainda não tiveram oportunidade de receber a visita do senhor Takahiro Nakamae”, disse Yassunaga. “A visita se torna ainda mais importante com a proximidade das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa”, diz Yassunaga, lembrando que os cônsules Kazuaki Obe (falecido em 2014) e Noriteru Fukushima – atualmente embaixador do Japão na Argentina – que antecederam o atual, já estiveram na região.

“Desta vez, priorizamos cidades que ainda não foram visitadas pelo senhor Nakamae”, conta ele, acrescentando que a exceção será Andradina, que entrou no roteiro a pedido da própria prefeita Tamiko Inoue (PcdoB), que o recepcionará em seu Gabinete.

 

Programação – A programação terá início no Setor 3, na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Três Lagoas. Em seguida, a prefeita de Andradina, Tamiko Inoue (PCdoB) o recepcionará em seu Gabinete. Ainda na sexta-feira, Nakamae deve passar pela Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Ilha Solteira e encerra o dia na Associação Cultural Esportiva de Pereira Barreto.

No sábado (11), o cônsul continua sua visita ao setor 3 no período da manhã na Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Formosa, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Guaraçaí e Associação Esportiva de Lavínia. Também no sábado devem receber a visita do cônsul as associações do setor 2: Valparaíso, Bilac Lengo Nihon Jinkai, Associação Nipo-Brasileira de Gabriel Monteiro, Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Santópolis do Aguapeí, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Clementina e Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis.

 

Yassunaga: a região Noroeste é historicamente muito importante. Foto: Arquivo

Berço da imigração – O ponto alto da visita do cônsul à região Nororeste será no domingo (12), com a participação de Takahiro Nakamae na 59ª Assembleia Geral da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, em Araçatuba, e que deve reunir todas as 30 associações filiadas.

Uma das pautas da assembleia será o pedido para que a região Noroeste faça parte dos festejos oficiais dos 110 Anos. O objetivo é fazer parte do roteiro da visita da família imperial, caso isso se concretize. De acordo com Yassunaga, a última vez que a região recebeu um visita de um membro da família imperial foi em 1958, quando o príncipe Mikasa, irmão do imperador Hirohito, esteve no Brasil para participar das festividades do cinqüentenário da imigração japonesa.

“Historicamente a região Noroeste é muito importante pois aqui é o berço da imigração japonesa”, destaca Yassunaga, acrescentando que o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) está se empenhando pessoalmente para que a região faça parte do roteiro.

Outro assunto que Yassunaga “gostaria” que o cônsul abordasse durante a visita é o projeto Japan House, iniciativa global do governo japonês cujo objetivo é trazer a São Paulo um novo olhar sobre o Japão contemporâneo. Com inauguração prevista para maio deste ano, a instalação, que está sendo construída na Avenida Paulista, deve combinar arte, tecnologia e negócios para oferecer aos visitantes, por meio de  experiências imersivas, uma perfeita tradução do Japão do século 21 — sem esquecer das raízes e das tradições. A previsão do governo japonês é investir cerca de U$S 30 milhões até 2019, quando o projeto deve se tornar autossuficiente.

Depois do almoço que será servido na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, o cônsul segue para a associação Alegre Nipon Din Kai e encerra sua visita na Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui. onde encerra a visita oficial.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    O roteiro do cônsul geral do Japão em São Paulo na Noroeste:

     

    Sexta-feira (10): Associação Cultural Nipo-Brasileira de Três Lagoas; Prefeitura de Andradina; Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Ilha Solteira e Associação Cultural Esportiva de Pereira Barreto

    Sábado (11): Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Formosa; Associação Cultural Nipo-Brasileira de Guaraçaí; Associação Esportiva de Lavínia; Associação Cultural Nipo-Brasileira de Valparaíso; Bilac Lengo Nihon Jinkai; Associação Nipo-Brasileira de Gabriel Monteiro, Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Santópolis do Aguapeí; Associação Cultural Nipo-Brasileira de Clementina; Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis

    Domingo (12): Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, Alegre Nipon Din Kai, ACENB de Birigui.

     

     

     

    Related Post

    COMUNIDADE: Estado libera recursos para 16º Sakura... O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, assinou, no último dia 2, a liberação de emendas parlamentares para a realização ...
    SOCIAL: O Bunkyo lançou, no Museu Histórico da Imi... INTERCÂMBIO CULTURAL – O Bunkyo lançou, no último dia 17, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no 9º andar do Edifício Bunkyo, o livro ...
    SILVIA IN TOKYO: TERREMOTOS NÃO DÃO TRÉGUA EM KUMA... Terremoto de M4.9 às 10h40 em Kumamoto Os terremotos parecem não dar trégua em Kumamoto. Só no dia 5 foram registrados 25 tremores na região, dois d...
    KARAOKÊ: Às véspera do Brasileirão, Regional Centr... Foram 388 cantores inscritos no XXI Concurso de Karaokê da Regional Centro, um recorde para taikais realizados em um único espaço, no caso, no auditór...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *