COMUNIDADE COREANA: 7ª edição do Festival Coreano deve atrair multidão para o bairro do Bom Retiro neste final de semana

 

A Associação Brasileira dos Coreanos realiza o 7º  Festival de “Dia da Cultura Coreana” nos dias 25 e 26 de agosto, com muitas atrações no bairro do Bom Retiro, na capital paulista.  O evento teve início em 2006, e desde então, vem sendo realizados todos os anos, normalmente no final de maio, porém este ano será realizadoem agosto. O BomRetiro, tradicional bairro comercial de São Paulo, virou reduto dos coreanos na cidade. A região já abrigou italianos e judeus, atualmente, trabalhadores vindos da Coréia estão entre a maioria dos imigrantes no bairro.

 

Apresentação coreana (foto: Luci Judice Yizima)

 

De acordo com o diretor administrativo da entidade, André Lee, o evento marca as tradições da Coréia. “Nós queremos divulgar as manifestações culturais tradicionais da Coréia para a sociedade brasileira e para os descendentes de coreanos”, explica. “Temos que resgatar a identidade dos coreanos no Brasil”, comenta.

Para o jovem Fabio Lee, que participa da organização do festival enfatiza a integração entre Brasil e Coréia. “Esse festival representa o crescimento da colônia coreana no Brasil”, diz. “O evento marca o reconhecimento e o respeito ao povo brasileiro. Muitos coreanos escolheram São Paulo como sua segunda terra para morar”, define.

 

Taikô Coreano (foto: Luci Judice Yizima)

 

O Cônsul-Geral da Coréiaem São Paulo, Sang-Shik Park destaca a importância em difundir a cultura coreana no Brasil. “É o momento de relançarmos as relações bilaterais e conduzi-las a um nível mais profundo, promovendo a cooperação e o intercâmbio em várias áreas entre a Coréia e o Brasil”, esclarece. “Com este festival nós queremos que os brasileiros tenham o interesse pela Coréia, como também fomentar as relações mercantis”, finaliza.

 

Cônsul Geral Coréia - Sang Shik Park (foto: Luci Judie Yizima)

 

Este festival tem por objetivo, mostrar a cultura coreana tradicional que é um dos melhores do mundo e esperamos reforçar um bom relacionamento com a sociedade brasileira e também com todos os imigrantes de todas as etnias.

Especialmente neste festival terá uma apresentação da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, será uma prévia para o carnaval quando a comunidade coreana comemora os seus 50 anos de imigração no Brasil. Também será apresentado Banda Marcial dos Fuzileiros da Marinha do Rio de Janeiro, K-pop, B-Boys, colorido Coral das Mães Coreanas, Taekwon-do, além das dança tradicionais, instrumentos de música tradicional, grupos de folclore, demonstração de casamento tradicional, workshop de origami, caligrafia coreana. O público também poderá experimentar as comidas típicas coreanas em 20 barracas instaladas na rua Lubavitch, no Bom Retiro.

 

Música e Dança Folclórica Coreana (foto: Luci Judice Yizima)

 

A cerimônia principal está programada às 16h do dia 26 no palco instalado na mesma rua e ao término da festividade, será sorteado vários prêmios, entre eles, um carro 0/Km como primeiro prêmio, segundo prêmio viagem para Coréia e terceiro prêmio uma geladeira, lembrando que para participar do sorteio, você terá que desembolsar  o valor de R$ 20,00.

História – Em meados de 1962, navios atravessaram as distantes águas do oceano Pacífico em direção ao leste do globo. No ano seguinte, os primeiros imigrantes vindos da Coreia do Sul chegavam ao Brasil, acompanhando o ritmo avanço econômico do país e buscando o sonho de uma vida mais tranqüila e abastada no país tropical, tão distante e distinto de sua terra de origem.

 

Apresentação de Taikô Coreano (foto: Luci Judice Yizima)

 

Em2013, aimigração coreana no Brasil completa cinqüenta anos. Cerca de 50 mil coreanos vivem no País, 90% deles no Estado de São Paulo. Para celebrar a marca, a organização Korea Foundation realiza neste ano a primeira edição do Festival da Coreia no Brasil, que apresentará ações culturais do país nas cidades de São Paulo, Recife, Brasília, Piracicaba, Curitiba e Porto Alegre.

(Luci Júdice Yizima)

 

 

SERVIÇO

7ª edição do Festival do Dia  da Cultura Coreana

Onde: Rua Lubavitch – Bom Retiro – São Paulo – SP

Quando: 25 e 26 de agosto

Horário: 11h as 19s

Entrada Franca

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CARRO DOS SONHOS: “CARRO RECICLADOR” DE JOVEM BRAS... A brasileira, Victória Bezerra de Oliveira, estudante da rede pública de Guarulhos (SP), recebeu nesta quarta-feira, dia 23, o prêmio do concurso mund...
ARTES: A Sedução de Marilyn Monroe reúne obras de ...   "A Sedução de Marilyn Monroe" é o título da exposição que o Museu Afro Brasil apresenta no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Artistas contemp...
ARTE E CULTURA: Oshibana Art faz homenagem ao gra...   A 7ª Exposição de Oshibana Art acontece de 8 a 17 de novembro, das 10h às 19h, no Salão Nobre da Catedral Nossa Senhora do Líbano, localizad...
KARAOKÊ: 22º Paulistão deve reunir cerca de 600 ca... Uma realização da Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins – Abcel   – e UPK – União Paulista de Karaokê –, o 22º Concurso de Karaokê do E...

4 Comments

  1. Esse ano de 2013 terá esse festival novamente?

  2. Ola! Gostaria de saber se agora em 2014 tera esse festival e se ja tem data prevista… Desde ja obrigada

  3. Eu tenho um ingresso para o dia 26/06, se tiver alguém interessado entre em contato.

  4. Bom dia,
    por favor, alguém tem o contado da comunidade?
    e-mail, ou telefone.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *