COMUNIDADE: Eduardo Azuma Nishi toma posse como desembargador do TJSP

Para orgulho da Família Nishi, mais um membro da família recebe o título de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Trata-se do paulistano Eduardo Azuma Nishi, de 53 anos de idade e 32 anos de profissão no direito. Ele é o segundo filho de dona Sonia Kiyomi Nishi a receber o título. Em sessão solene realizada na última sexta-feira (26), os convidados, amigos e familiares lotaram o plenário do “Salão do Júri” na Sala do Desembargador Paulo Costa, no Palácio da Justiça no centro da capital paulista.

 

O desembargador Eduardo Nishi: "Todo o processo valeu muito a pena" (Foto: Luci Judice Yizima)

O desembargador Eduardo Nishi: “Todo o processo valeu muito a pena” (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Entrevistado pelo Jornal Nippak, o desembargador Eduardo Azuma Nishi fala como foi o processo seletivo. “Um processo de 46 candidatos, seis indicados pela Ordem dos Advogados, três escolhidos pelo Orgão Especial do Tribunal e um escolhido pelo governador”, diz. “É uma honra muito grande fazer parte desse processo que culminou por uma escolha do governador Geraldo Alckmin. Todo o processo valeu muito apena”, comenta Nishi.

Em seu discurso, o desembargador empossado Eduardo Nishi externou sua ‘profunda gratidão’, e disse “venho a este tribunal para aprender e somar esforços e imbuído dos melhores propósitos para trabalhar em favor do engrandecimento do Poder Judiciário do Estado”. “Agradeço a meus clientes e constituintes, que sempre depositaram confiança no meu trabalho e permitiram, com os seus casos, desenvolver a prática da advocacia. Aos meus pais tenho imensa gratidão pela oportunidade da educação e da formação. Meu pai, já falecido, ofereceu de forma farta e livre, a mim e a meus dois irmãos, todo incentivo educacional”, explica Nishi.

E completa, “Talvez uma forma de retribuir o sacrifício de seus pais, imigrantes, e irmãos, que fizeram com que ele, o terceiro de um total de seis irmãos, com apenas oito anos de idade, viesse, sozinho, a capital, saído de sua querida cidade natal, Bastos, no interior de S. Paulo, munido de uma muda de roupa e um papel com o endereço de uma pensão na Liberdade e de um amigo de meus avós que poderiam fornecer-lhe um emprego numa relojoaria, e aqui continuar os seus estudos, que culminaram com a sua formatura na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Tornou-se um advogado brilhante, sendo a nossa inspiração na profissão e na conduta, sempre reta, ética e moral. Esteja onde estiver, sei que acompanha os meus passos, estando certamente orgulhoso, neste momento, pela conquista de seu filho caçula”. Agradeceu também ao eminente governador Alckmin, pela escolha de seu nome para integrar o quinto constitucional da mais alta Corte de Justiça de São Paulo (pelo qual ele foi nomeado) traz pluralismo e enriquece o judiciário. Terminou agradecendo à esposa, Daniela, aos irmãos, Mauro e Luís Fernando, aos familiares e amigos.

 

Nishi com a esposa Daniela, o cônsul Nakamae e Masami Uyeda (Foto: Luci Judice Yizima)

Nishi com a esposa Daniela, o cônsul Nakamae e Masami Uyeda (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Família – Para a esposa Daniela do Valle Diniz Nishi, destaca o esforço e a competência do marido. “É uma honra, um orgulho para a família vê-lo receber esse título”, fala. “Valeu todo o sacrifício, eu estava grávida e ele estudando, trabalhando, batalhando, é realmente uma conquista. É o orgulho da família”, finaliza Daniela emocionada.

A mãe do desembargador, dona Sonia Kiyomi Nishi fala com orgulho do filho. “Estou muito feliz, muito orgulhosa pela segunda vez mais um filho desembargador”, comenta. “Uma realização de um sonho do meu marido, Isao Nishi, que de onde estiver deve estar feliz. Um ano muito especial para a família Nishi, ganhei uma netinha e agora a posse do meu filho, estou muito orgulhosa e feliz”, comemora dona Sonia.

Já o irmão Luís Fernando também desembargador se limita em dizer que “a família Nishi é tradicionalmente militante na área do direito. Para nós é um orgulho, é uma consagração de quem começou tudo foi o meu pai que nos deu bons exemplos”, finaliza o desembargador Luís Fernando.

 

O desembargador com os familiares (Foto: Luci Judice Yizima)

O desembargador com os familiares (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Discurso – Presidiu a sessão o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de  São Paulo o desembargador José Renato Nalini, e também integraram a mesa o Desembargador Eros Piceli, Vice-Presidente do Tribunal, de Justiça do Estado de São Paulo, o Desembargador Hamilton Elliot Akel, Corregedor-Geral da Justiça do Estado de São Paulo, o Desembargador Ricardo Mair Anafe, Presidente da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Desembargador Artur Marques da Silva Filho, Presidente da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, Presidente da Seção de Direito Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Desembargador Sérgio Jacintho Guerrieri Rezende, Decano do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Diversos presentes homenagearam o recém-empossado, entre eles o cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae e deputado federal Walter Ihoshi, ministro Masami Uyeda, e coube à desembargadora e presidente em exercício da OAB, Ivete Senise Ferreira proferir o discurso de acolhida, no qual mencionou a carreira acadêmica do novo desembargador, seus títulos honoríficos e um pouco de sua vida pessoal, lembrando também o fato de ele já ter sido servidor, antes de exercer a carreira de advogado.

(Luci Júdice Yizima)

 

 

 

 

Related Post

COMUNIDADE: Novo embaixador do Japão quer aprofund... Novo embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh quer aprofundar ainda mais o intercâmbio esportivo, “a começar pelo futebol e judô, “com vistas aos J...
COMUNIDADE: Festival do Japão de 2015 pode fazer p...   Se depender do empenho do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, o Festival do Japão de 2015 pode fazer parte das comemoraç...
120 ANOS DE AMIZADE: ‘Tínhamos grandes esperanças ... O atual presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, deputado Luiz Nishimori (PR-PR) criticou a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) de cancelar...
PRÊMIO: Chieko Aoki é eleita Personalidade de Vend... A empresária Chieko Aoki (Foto: divulgação) A empresária Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, uma das maiores redes hoteleiras do país, fo...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *