COMUNIDADE: Em Assembléia da Uces, Yamamura deve propor Festival da Culinária Japonesa

A Uces (União Cultural e Esportiva Sudoeste) realizará neste sábado (18), a partir das 10 horas (2ª chamada), na sede da Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba), Assembléia Geral para definir a nova diretoria da entidade. É praticamente certa a reeleição do atual presidente, Toshiaki Yamamura.

 

Culinária Japonesa recebeu o título de patrimônio imaterial da Unesco (foto: divulgação)

 

Meia hora antes da Assembléia, os membros do Conselho Deliberativo – formado pelos presidentes das 25 associações filiadas à Uces – se reúnem para a escolha do novo presidente da Diretoria Executiva.

“O que eles decidirem é 99% certo”, revela Yamamura, que está à frente da entidade desde 2009 – assumiu um ano depois de ter comandando, com êxito, as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa na Região Sudoeste.

No ano passado, Yamamura também coordenou as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa em Registro, Sete Barras e Iguape, que teve como ponto alto a visita de uma comitiva de Nakatsugawa, cidade-irmã de Registro. “As comemorações foram um sucesso. Tivemos algumas pontuais, é verdade, mas no final o balanço foi positivo”, avaliou Yamamura, antecipando que os projetos não param por aqui.

“Ainda temos muito que fazer. Temos que concluir a reforma do ginásio do RBBC, concluir o jardim japonêsem Sete Barrase fazero de Iguape”, revela Yamamura, que deve ser reeleito para mais um mandato para dar continuidade ao “Projeto Hum Milhão”. O “Fundão da Sudoeste” – como passou a ser chamado o projeto apresentado pelo empresário japonês radicadoem Colônia Pinhal, Tetsuhito Amano, consiste ajuntar um milhão de reais no prazo de três anos.

“Com as contribuições que vamos arrecadar na Assembléia, acreditamos que atingiremos um terço do montante”, disse Yamamura, lembrando que a contrapartida da Uces é arrecadar cerca de R$ 240 mil (R$ 80 mil por ano) até 2015. O restante será bancado pelo empresário. O projeto, conta Yamamura, está em seu segundo ano.

 

Yamamura deve ser reeleito presidente da UCES (foto: divulgação)

 

Culinária Japonesa – Além da eleição da nova diretoria, Yamamura também deve propor a realização do 1º Festival da Culinária Japonesa. A idéia, explica, é comemorar a decisão da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura), que no dia 4 de dezembro concedeu o registro de patrimônio imaterial da humanidade à culinária japonesa, denominada “washoku”. Yamamura conta que o objetivo é não só comemorar esse reconhecimento da Unesco como também valorizar o trabalho do Fujinkais. “Poderíamos contratar um serviço de Buffet, mas a proposta é fazer com que cada Fujinkai apresente um prato forte, com as respectivas informações de origem e ingredientes, por exemplo. Será um festival no sistema motiyori, mas com a diferença de que os pratos serão sugeridos pela Uces”, antecipou Yamamura, acrescentando que “vai dar trabalho, mas também poderemos ser os primeiros a prestar esta homanegam”.

“Trata-se, também, de uma forma de realizar uma festa conjunta da Uces, que ainda não temos”, disse Yamamura, explicando que, “por enquanto, o projeto ainda está em fase de estudos, mas a ideia é realizar uma festa na Região Sudoeste e outra no Vale do Ribeira”.

(Aldo Shiguti)

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: Pintura ajuda jovem a...   André Ryuji Abe Lajes, um adolescente de apenas 13 anos, vem se destacando na arte da pintura. O jovem nikkei tem mostrando talento e chamou...
TATOO: Matilha Cultural recebe a 5ª edição da expo... Entre hoje (4) e 04 de dezembro, a Matilha Cultural recebe a quinta edição da mostra coletiva “A Better Place”, exposição que reúne telas e trabalhos ...
ANDRADINA: PREFEITA TAMIKO RENOVA PROGRAMA VIVALEI... A prefeita de Andradina (SP), Tamiko Inoue (PCdoB) participou, no último dia 12, da assinatura de renovação do Programa VivaLeite. O encontro acontece...
120 ANOS DE AMIZADE: Câmara Municipal de SP celebr... O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo foi palco, no último dia 10, de uma das cerimônias mais concorridas organizadas pela comunidade nipo-br...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *