COMUNIDADE: Em Sete Barras, Walter Ihoshi destaca importância da imigração japonesa no Vale do Ribeira

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP) se mobilizou mais uma vez para prestar homenagem e reconhecer a importância da imigração japonesa no Vale do Ribeira, região localizada no sul do estado de São Paulo.

 

Ihoshi durante reinauguração da Praça da Colônia Japonesa em Sete Barras (Foto: divulgação)

Ihoshi durante reinauguração da Praça da Colônia Japonesa em Sete Barras (Foto: divulgação)

 

Em parceira com a prefeitura da cidade de Sete Barras, o parlamentar reinaugurou a Praça da Colônia Japonesa. O local foi revitalizado pela administração municipal com recursos obtidos por Ihoshi através de uma emenda parlamentar conquistada no Ministério das Cidades.

“Sete Barras possui um grande número de descendentes que moram na cidade. Além de que a comunidade japonesa tem um importante papel no desenvolvimento da economia do Vale do Ribeira, em especial, a agrícola. Homenagear os nipo-brasileiros que aqui estabeleceram moradia é agradecer pela contribuição que é prestada a essa belíssima região do nosso estado”, parabenizou Ihoshi.

 

História – A imigração japonesa no Vale do Ribeira teve início em 1913. A grande maioria dos imigrantes era de lavradores, que deram uma grande contribuição à agricultura nacional, introduzindo produtos que eram parte de seu cotidiano, como o arroz, a banana e o chá.

Além de reverenciar os japoneses, a praça conta uma série de aparelhos de ginástica o que permite a população a prática de exercícios físicos para o bem-estar da saúde.

Participaram da cerimônia de reinauguração o prefeito de Sete Barras, Ademir Kabata, a secretária municipal da Educação, Edna Kabata, o presidente da União Cultural e Esportiva Sudoeste (Uces) e Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira (Fenivar), Toshiaki Yamamura, o presidente do PSD Sete Barras, Kiyomi Ohta, o presidente da Associação Desportiva Cultural Nipo-Brasileira de Sete Barras, Toraju Endo, além de outras autoridades. Alguns moradores do município também prestigiaram a solenidade.

 

Related Post

BAIRRO ORIENTAL: Prefeitura define prazos para tér...   Acostumado a receber grandes acontecimentos da comunidade nipo-brasileira e autoridades japonesas, o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultur...
ELEIÇÕES NO BUNKYO: Confira a lista dos 80 candida... Este ano, conforme antecipou o Jornal Nippak, 80 candidatos se inscreveram ao Conselho Deliberativo do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japones...
FERNANDÓPOLIS: Cônsul geral do Japão participa do ... O cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, esteve no último dia 1º em Fernandópolis (SP), onde participou da cerimônia de lançamento do...
JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: Cristiano Kaminishi: ...   A “Cheguei sozinho ao Japão no dia 14 de julho de 1996, dia do meu aniversário de 17 anos. Meu presente no outro dia foi trabalhar 12 horas ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *