COMUNIDADE: Em visita ao 12º Okinawa Festival, Paulo Skaf destaca ligação com a comunidade japonesa

O candidato do PMDB à corrida ao Palácio dos Bandeirantes, Paulo Skaf disse que, caso seja eleito, “o Estado de São Paulo estreitará seus laços de amizade com a comunidade japonesa”. A declaração foi feita no último dia 6, à reportagem do Jornal Nippak, durante visita do candidato ao 12º Okinawa Festival, na zona Leste de São Paulo.

 

Cerimônia de abertura do 12º Okinawa Festival reuniu autoridades, convidados e políticos (foto: Aldo Shiguti)

Cerimônia de abertura do 12º Okinawa Festival reuniu autoridades, convidados e políticos (foto: Aldo Shiguti)

 

“A comunidade japonesa tem tudo a ver com São Paulo: ajudou a construir não só nosso Estado como também ajudou a escrever muitas linhas da história do nosso país”, disse Skaf, lembrando que, em 2008, teve oportunidade de liderar “a maior missão empresarial ao Japão” organizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Fiquei realmente muito emocionado com o respeito e a ligação que os japoneses tem com os brasileiros e a consideração dos brasileiros com os japoneses”, explicou o presidente licenciado da Fiesp.

 

Paulo Skaf ao lado do vereador George Hato e grupo de Okinawa (foto: Aldo Shiguti)

Paulo Skaf ao lado do vereador George Hato e grupo de Okinawa (foto: Aldo Shiguti)

 

Segundo ele, “os japoneses nos ensinam a respeitar os mais velhos e a se dedicar a tudo que fazem com muito zelo”. “Existe uma relação de muito respeito entre os brasileiros e os japoneses. Sempre temos o que melhorar e o Japão é um país irmão”, ressaltou Skaf, mostrando a importância do Okinawa Festival não só para a comunidade nipônica como também para os moradores da região.

 

Sergio Tawata, Kamia, Ihoshi, Kassab e Kiyohi Onaga (foto: Aldo Shiguti)

Sergio Tawata, Kamia, Ihoshi, Kassab e Kiyohi Onaga (foto: Aldo Shiguti)

 

Quem também apareceu no Centro Esportivo Educacional Vicente Ítalo Feola para prestigiar o evento foi o candidato do PSD ao Senado, Gilberto Kassab. Ele visitou o Okinawa Festival ao lado do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), do ex-vereador Ushitaro Kamia e do presidente da Associação Okinawa Vila Carrão, Kiyoshi Onaga.

Para Ihoshi, o Okinawa Festival “é uma festa que se consolidou na Vila Carrão, um dos berços da comunidade okinawana”. “É uma festa que começou pequena e que cresceu por congregar não só membros da nossa comunidade como também pessoas da vizinhança, que acabam vindo para a festa para se divertir a acabam conhecendo um pouco mais sobre a cultura okinawa, em especial a música, a dança e, principalmente, a gastronomia, que é um dos pontos fortes da festa”, destacou Ihoshi, que aproveitou para parabenizar a Comissão Organizadora, grande parte formada por nisseis e sanseis da Associação Okinawa Vila Carrão, empreendedores que fazem deste seu trabalho uma forma de perpetuar a cultura de nossos antepassados”.

 

Ryukyu Koku Matsuri Daiko (foto: Aldo Shiguti)

Ryukyu Koku Matsuri Daiko (foto: Aldo Shiguti)

 

Responsável por destinar uma emenda parlamentar através da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo que garantiu 50% da estrutura para a realização do evento, o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), disse que “é uma alegria muito grande participar daquilo que é uma tradição na Vila Carrão, em São Paulo e no Estado de São Paulo”.

 

Ryukyu Koku Matsuri Daiko (foto: Aldo Shiguti)

Ryukyu Koku Matsuri Daiko (foto: Aldo Shiguti)

 

“A comunidade okinawana tem uma tradição muito forte em organizar boas festas. Aqui as lideranças da Vila Carrão mostram uma lealdade muito grande em transmitir não só a cultura okinawana como também a cultura japonesa para o Estado de São Paulo”, disse Nishimoto.

 

Artes Marciais (foto: Aldo Shiguti)

Artes Marciais (foto: Aldo Shiguti)

 

Para Tério Uehara, um dos coordenadores do Okinawa Festival, uma das novidades deste ano, foi a abertura de mais espaço so setor de barracas, o que proporcionou mais conforto para o público – apesar da grande movimentação nos dois dias da festa. Outra novidade, conta Uehara, foi a implantação de workshops e oficinas. “Como foi o primeiro ano, no início ficamos um pouco apreensivos, mas a ideia acabou se mostrando muito boa e ajudou muito para que as pessoas pudessem interagir com o evento”, explicou Uehara, destacando que a festa transcorreu sem nenhum incidente, a exemplo dos anos anteriores.

 

Artes Marciais (foto:  Aldo Shiguti)

Artes Marciais (foto:
Aldo Shiguti)

 

Além de participar de workshops e oficinas, os visitantes também puderam apreciar a culinária típica de Okinawa e conferir diversas atrações, entre apresentações de grupos de dança, de taiko e de artes marciais.

 

Workshops e oficinas (foto: Aldo Shiguti)

Workshops e oficinas (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Abertura – No sábado, na cerimônia de abertura, estiveram presentes os deputados federais Walter Ihoshi (PSD-SP) e Keiko Ota (PSB-SP), os deputados estaduais Jooji Hato (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB), o ex-vereador Ushitaro Kamia, o vereador George Hato (PMDB), a filha do vereador Rubens Calvo, Paula Calvo; o subprefeito de Aricanduva/Formosa;Carrão, Quintino Simões Pinto;o presidente do Nipon Country Clube, Valter Sassaki; eo presidente da Sociedade Casa da Esperança Kibô-no-Iê, Jairo Uemura; além do presidente da Associação Okinawa da Bolívia, Chinen Ryoshin e o vice-presidente da Associação Okinawa do Peru, Munetaka Ganaha.

 

Gastronomia (foto: Aldo Shiguti)

Gastronomia (foto: Aldo Shiguti)

 

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

VÔLEI: Seleção japonesa faz série de amistosos com... A seleção brasileira feminina de vôlei terá um importante teste antes do Grand Prix e dos Jogos Pan-Americanos. A equipe comandada pelo treinador José...
108 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Políticos nikkeis ... A exemplo do que ocorreu no ano passado, a cerimônia em comemoração aos 108 anos da imigração japonesa no Brasil será organizada em conjunto pelos dep...
TRADIÇÃO: 36ª edição da Festa das Cerejeiras atrai...   Realizada pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil nos dias 3 e 4, a 36ª Festa das Cerejeiras em Flor levou cerca de 40 mil pessoas ao Parque ...
KOBUDO: Niten comemora Dia do Samurai com ‘Guardiã...     O Instituto Niten celebrou o Dia do Samurai – comemorado oficialmente no dia 24 de abril, data de aniversário do fundador do Niten...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *