COMUNIDADE: Entidades homenageiam Condecorados de Primavera 2017 pelo governo japonês

A comunidade nipo-brasileira se reuniu no último dia 14 para homenagear cinco Condecorados de Primavera 2017 pelo governo japonês. Promovido por 37 entidades nipo-brasileiras – entre elas o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão – o evento no Bunkyo contou com a presença de dirigentes das entidades co-promotoras, amigos, familiares e autoridades, entre elas a cônsul geral adjunto do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi.

 

Condecorados recebem honraria na residência oficial do cônsul geral do Japão em São Paulo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Condecorados recebem honraria na residência oficial do cônsul geral do Japão em São Paulo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Este ano, foram homenageados o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Jo Tatsumi, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta; o ex-presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Atibaia, Masasuke Kuroki, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata; o engenheiro agrônomo e diretor e pesquisador do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, Guenji Yamazoe, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata; a ex-presidente da Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi-no-Sono, Sonoko Yoshiyasu, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata e o presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, Nituo “Mitsuo” Tsukada, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata.

 

Os homenageados, familiares, lideranças e autoridades no Bunkyo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Como de costume, a cerimônia ocorreu após a outorga das honrarias na residência oficial do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, no bairro do Morumbi (zona Sul de São Paulo).

 

Sonoko Yoshiyasu ao lado do cônsul Takahiro Nakamae. Foto: Jiro Mochizuki

 

Masasuke Kuroki e a esposa com o cônsul Takahiro Nakamae. Foto: Jiro Mochizuki

 

Fibra admirável – Discursando em nome de todas as entidades nipo-brasileiras promotoras, a presidente do Bunkyo, Harumi Goya, explicou que “esta condecoração representa uma espécie de materialização do reconhecimento do governo japonês à brilhante atuação de seus descendentes em prol da cultura japonesa e do relacionamento Brasil-Japão”.

 

Nituo (Mitsuo) Tsukada com a esposa e o cônsul Nakamae. Foto: Jiro Mochizuki

 

Guenji Yamazoe com a esposa, o cônsul e lideranças. Foto: Jiro Mochizuki

 

Destacou que, dos homenageados, dois deles residem no interior de São Paulo – Masasuke Kuroki e Nituo “Mitsuo” Tsukada. “Ambos, graças a seu espírito de liderança, foram importantes protagonistas do esforço envolvendo toda a comunidade local para conquistar melhorias em suas entidades, para promover o ensino da língua japonesa e a difusão da cultura japonesa na sociedade brasileira”, disse Goya, lembrando que os outros dois homenageados, residentes na capital paulista, têm como referência os estudos universitários para especialização em suas respectivas atividades.

 

Akeo Yogui comanda o brinde no Bunkyo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Cristina Yamazoe com Madoka Hayashi. Foto: Jiro Mochizuki

 

 

“Um deles, que infelizmente não está presente nesta homenagem, é o desembargador aposentado do TJ do Estado de São Paulo, Jô Tatsumi , que foi presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão e membro atuante do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão. O outro condecorado, Guenji Yamazoe, dedicou sua vida aos estudos das árvores brasileiras. Ocupou a presidência da Abjica e junto ao Bunkyo desenvolveu um trabalho marcante junto à Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto, da qual foi presidente. Atualmente ocupa a presidência da Associação Cultural Tottori Kenjinkai do Brasil”, observou a presidente do Bunkyo, destacando que “entre os homenageados, temos uma mulher”. “Sonoko Yoshiyasu, discreta, retraída, corpo franzino, mas possuidora de admirável fibra e força interior”, explicou Goya.

 

Nazira entrega buquê de flores para Sonoko. Foto: Jiro Mochizuki

 

Sayoko recebe buquê de flores de Sekiguchi. Foto: Jiro Mochizuki

 

 

Hitomi Sekiguchi, que também ressaltou as qualidades de cada um dos condecorados, observou que “graças a personalidades como eles, o Brasil é considerado um país muito amigo do Japão”.

 

Teruco Kamitsuji com dona Thitoce Tsukada. Foto: Jiro Mochizuki

 

 

 

De baixo custo – Entre os condecorados, Guenji Yamazoe lembrou sua trajetória explicando que sua infância e juventude “foram parecidas” como as de muitos. Arrancou risos dos convidados ao afirmar que casou uma única vez, não se divorciou, nunca foi preso por ter cometido acidentes graves, teve dois empregos na vida e que há 60 anos contribui com a Previdência. “Sou um cidadão de baixo custo”, brincou. Ao Jornal Nippak, Yamazoe disse que a condecoração, dada pelo imperador do Japão, é uma grande honra. “É totalmente inesperado e aumenta nossa responsabilidade”, afirmou.

 

Flavio Nakaoka, Marcia Nakano, Yasuo Yamada, Marcelo Hideshima e convidados. Foto: Jiro Mochizuki

 

Guenji Yamazoe com familiares e colegas. Foto: Jiro Mochizuki

 

Acompanhado da esposa, Thitoce, e dois dois filhos – Sonia e Ricardo Sakae – Nituo (Mitsuo) Tsukada disse que ficou feliz com a honraria.

 

Homenageados brindam com o cônsul geral. Foto: Jiro Mochizuki

 

Sonoko Yoshiyasu, que desde 1958, tem se dedicado ao Ikoi-no-Sono, revelou que “estava meio perdida”. “Mas compartilho esta homenagem com as pessoas que trabalharam para a construção do Jardim de Repouso São Francisco e com todos que se empenharam para que, através do calor humano, se desdobraram para que todos pudessem se sentir em casa”.

 

Condecorados, representantes da comunidade e autoridades no Bunkyo. Foto: Jiro Mochizuki

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    JAPÃO: Japonesa é condenada a 30 anos de prisão po...   Uma mulher de 25 anos foi condenada a 30 anos de prisão por deixar seus dois filhos morreram de fome depois de deixá-los trancados em seu ap...
    COMUNIDADE JAPONESA: Museu Histórico da Imigração ...   Na última sexta-feira (22), no escritório do Museu Histórico da Imigração Japonesa (Bunkyo-São Paulo), a diretoria do MHIB recebe das mãos d...
    104 ANOS: Ato Solene na Assembleia homenageará Nip... Quatro dias depois de servir de palco para a cerimônia organizada pelo deputado estadual Jooji Hato (PMDB), a Assembleia Legislativa do Estado de São ...
    DEKASSEGUIS: Ciate realiza palestras gratuitas em ... O Ciate - Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador Retornado do Exterior – realiza um novo ciclo de palestras gratuitas durante o mês de dezembro. ...

    One Comment

    1. Parabéns aos “Condecorados de Primavera 2017”, Exemplos & Estímulos em nossas vidas!!!!
      Teruko Okagawa Monteiro

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *