COMUNIDADE: Entidades homenageiam condecorados de Primavera pelo governo japonês

 

Diversas entidades nipo-brasileiras, entre elas o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Brasileira Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão, realizaram no último dia 5, no Salão Nobre do Bunkyo, no bairro da Liberdade, Cerimônia de Homenagem aos Condecorados de Primavera 2014.

 

Condecorados foram homenageados pela comunidade em evento realizado no Bunkyo (foto: divulgação)

 

Este ano, os Condecorados de Primavera do Estado de São Paulo foram: Hatiro Shimomoto com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço; Ignácio Tadayoshi Moriguchi, Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta*; Tetsuo Kanno com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata e Marico Kawamura, Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata.

Realizado à noite, após a entrega solene na residência do cônsul-geral Noriteru Fukushima, no bairro do Morumbi (zona Sul de São Paulo), o evento no Bunkyo contou com a presença de familiares, representantes das entidades co-promotoras e autoridades, entre eles o cônsul geral adjunto, Hiroaki Sano.

Abrindo a série de discursos, o presidente do Bunkyo lembrou que “são quatro personalidades que mereceram o reconhecimento do governo japonês por sua contribuição ao desenvolvimento sócio-cultural de nossas entidades, como também ao aprofundamento do intercâmbio Brasil e Japão”.

“Além disso, todos eles, na essência, carregam o mesmo sentimento de solidariedade e de prestação de serviço à sociedade, seja do lado social, cultural ou econômico”, disse Kita, que em seguida destacou os feitos de cada um dos condecorados, cuja dedicação, explicou, “não foi praticada durante uma semana ou um ano, mas foi a dedicação de uma vida toda, praticada incansavelmente”.

Já o cônsul adjunto Hiroaki Sano disse que considera a condecoração “um símbolo de amizade entre os dois países”. Sano lembrou que, desde que Noriteru Fukushima assumiu como cônsul geralem São Paulo, em 2013, entre condecorados de Outono e Primavera, foram homenageadas dez personalidades nikkeis, sendo seis no ano passado (três no Outono e outros três na Primavera) e quatro desta vez (Primavera). “Isto significa que as relações entre Brasil e Japão estámelhorando, o que me deixa muito satisfeito”, explicou Sano, acrescentando que os laços entre os dois países devem se estreitar ainda mais com a realização da Copa do Mundo, das comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e dos Jogos Olímpicos de 2016.

“Incumbidos” de falar em português, Hatiro Shimomoto, o “sempre deputado”, e Ignácio Moriguchi, destacaram a importância da homenagem.

Atual presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Moriguchi explicou que a importância da homenagem reside no fato de que os condecorados, indicados inicialmente pelas cinco grandes entidades (Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão), posteriormente são avalizados por toda a comunidade nipo-brasileira.

 

Condecorados pelo governo japonês receberam a honraria na casa do cônsul (foto: divulgação)

 

 

Herói – Emocionado, Hatiro Shimomoto lembrou a trajetória de seus pais, Yasuishi e Tomie Shimomoto, que vieram da província de Wakayama “partindo do porto de Kobe”. “Meu pai era muito rigoroso, por isso sempre apanhava, às vezes, sem saber o motivo. Mas agüentava firme pois sou inoshishi (nascidos sob o signo do javali). Mais tarde, percebi que o meu pai me amava muito e me ensinou valores como não sujar o nome e a respeitar os brasileiros”, disse Shimomoto, explicando que seu nome é uma homenagem a um herói japonês que derrotou a Rússia. “Ele afundou 33 navios e se apoderou de outros cinco, entre eles um que seria batizado de Kasato-Maru”.

Não à toa, Hatiro Shimomoto dedicou a homenagem ao seu pai, que o forjou para assumir suas funções, como o de homem público, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Confraternização dos Deputados e presidente da Federação das Escolas de Ensino da Língua Japonesa no Brasil.

“Esta homenagem aumenta minha responsabilidade porque daqui para frente serei notado e cobrado onde estiver”, brincou Shimomoto, que também agradeceu sua esposa,Tieko e seus filhos. “Sou um homem muito feliz”, garantiu.

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HOMENAGEM – Ikesaki receberá Medalha Anchieta e Di... Numa iniciativa do vereador suplente Victor Kobayashi (PSD), o empresário e presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hiro...
MÚSICA: Pianista japonês se apresenta no Espaço Cu... Yoshihiko Naya (foto: divulgação)     Nesta sexta-feira (27), às 18hs, o músico japonês Yoshihiko Naya encerra sua temporada inédi...
BEISEBOL PRÉ-JUNIOR: Coopercotia conquista título ... A categoria Pré-Junior do Coopercotia sagrou-se campeã do 1º Torneio de Beisebol “Aliança Cultural Brasil-Japão”, realizado nos dias 29 e 30 de agosto...
INFORME PUBLICITÁRIO: Hatiro Shimomoto com o imper... A maior honra na vida do ex-deputado estadual, Hatiro Shimomoto, foi ter sido homenageado pelo Governo de Wakayama. Além de ter sido recepcionado como...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *