COMUNIDADE: Erika Tamura é homenageada pela Câmara Municipal de Araçatuba

 

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Araçatuba aprovou voto de aplauso para a pesquisadora e empresária Érika Tamura, que trabalha na província de Ibaraki, no Japão. Acompanhada de seus pais, Hiroyuki e Noriko, Érika Tamura, que também é colaboradora do Jornal Nippak, recebeu das mãos da vereadora Edna Flor (PPS), proponente da homenagem, o diploma de “Voto de Aplausos”, título outorgado àqueles que se distinguem prestando serviços comunitários.

 

A homenageada ao lado de lideranças da comunidade de Araçatuba (foto: Shigueyuki Yoshikuni)

 

Natural de Araçatuba, Érika está há 14 anos no Japão. Trabalhou em diversos serviços, alguns pesados, mas dedicou-se com afinco a aprender o japonês. Com isso pôde ir galgando melhores posições. Hoje, trabalha em tecnologia de ponta – informática – em empresa japonesa e é também empreendedora, com firma própria. Ajudou muitos patrícios, solucionando problemas de vistos, servindo de intérprete.

O que foi enfatizado pelos 12 vereadores em seus discursos, são os artigos que Érika tem publicado há bom tempo nos jornais do Brasil, fazendo uma ponte entre os brasileiros daqui e os “do outro lado do mundo”.

Por exemplo, tiveram uma noção real do que aconteceu em Fukushima – acidente nuclear -, lendo o que ela narrou. Na época, Érika promoveu campanhas para arrecadar alimentos e levou-os aos abrigados.

 

Erika recebe a homenagem das vereadoras observada pelos pais e pelo deputado Walter Ihoshi (foto: Shigueyuki Yoshikuni)

 

O deputado federal suplente Walter Ihoshi (PSD-SP) compareceu especialmente para prestigiar o evento e enalteceu o caminho percorrido pela homenageada, discursando da tribuna.

Estiveram também presentes o assessor parlamentar Shinichi Yassunaga; o presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras, Kazoshi Shiraishi; o presidente da Nipo, Mitsuo Motoyama; e os ex-presidentes Takashi Kato e Massao Shirozaki. O advogado e proprietário do jornal Colônia da Noroeste, Victor Honda. De Lins, Maria Kazue Mori, da Academia Linense de Letras e diretora social do Bunkyo, e a professora  Sônia Yoshikuni.

 

Erika, os pais e o deputado federal Walter Ihoshi (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)

 

O plenário esteve lotado pelas famílias e amigos da homenageada. O jogo cuja renda seria destinada à Casa da Criança local foi adiado por mau tempo, mas será realizado em data ainda a ser confirmada e o valor remetido à beneficiada.

Érika regressa ao Japão no próximo dia 22, às 6h.

(Shigueyuki Yoshikumi, especial para o Jornal Nippak)

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MOGI DAS CRUZES: Concurso ‘Miss Akimatsuri’ recebe... Jovens japonesas ou descendentes que desejam participar do “Miss Akimatsuri” já podem se inscrever. As interessadas têm que preencher o formulário dis...
COMUNIDADE: Entidades nipo-brasileiras promovem ce...   As entidades nipo-brasileiras promovem, no próximo dia 24 de setembro, segunda-feira, a partir das 19h30, a cerimônia de boas-vindas ao novo...
CIDADES/MARINGÁ: Governo japonês entrega veículos ... A cerimônia da entrega oficial dos veículos será realizada nesta sexta (22), às 9 horas, no Parque do Japão, na cidade de Maringá, município situado n...
SÃO PAULO: ‘Lei de Zoneamento é descaso com a cida... Sem regras claras e com crimes ambientais nova lei causará impactos negativos em todos os bairros de São Paulo   Aurélio Nomura (*)  ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *