COMUNIDADE: Estado libera recursos para 16º Sakura Matsuri e 25º Kyodo Matsuri

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, assinou, no último dia 2, a liberação de emendas parlamentares para a realização de dois importantes eventos nikkeis marcados para este mês. As festas são o 16º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri e o 25º Kyodo Matsuri, da AOKB e CCOB.

Os recursos são provenientes de emendas indicadas, em conjunto, pelos deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e Jooji Hato (PMDB), e pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD). Na assinatura de liberação dos recursos, o deputado Nishimoto foi representado pelo assessor chefe de gabinete, Hamilton Freitas, enquanto o deputado Ihoshi foi representado pelo assessor chefe de gabinete, Marcelo Hideshima.

 

Emendas foram indicadas por Hato, Nishimoto e Ihoshi (foto: divulgação)

 

 

Para o deputado Hélio Nishimoto, eventos como estes expressam grande importância para a comunidade nipo-brasileira. “Estas festas propagam a rica cultura japonesa”, afirmou.

O deputado Jooji Hato destacou a relevância da parceria entre os deputados. “Este trabalho em conjunto possibilita a conquista de mais recursos para as entidades nikkeis”, disse ele.

O outro integrante da parceria, deputado federal Walter Ihoshi, também se disse satisfeito com a liberação dos recursos para a realização dos dois eventos nikkeis. “As entidades que promovem estes eventos merecem nosso apoio irrestrito”, ressaltou.

“Além de apreciar a florada das cerejeiras, queremos oferecer aos nossos visitantes outras atrações, proporcionando um final de semana muito agradável, cheio de novidades”, ressalta o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kihatiro Kita.

 

25º Kyodo Matsuri – A Associação Okinawa Kenjin do Brasil – AOKB –, e o Centro Cultural Okinawa do Brasil – CCOB –, realizarão o 25º Kyodo Matsuri, no dia 29 de julho, no Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema (SP).

Na parte da manhã, o evento terá a apresentação dos taikôs. Haverá também, a apresentação do grupo de sanshin. O Kyodo Matsuri tem como objetivo transmitir e manter vivas importantes tradições da terra natal Okinawa às novas gerações de netos e bisnetos.

À tarde, a festa terá o tradicional Concurso Miss Ryuso, no qual será escolhida a mais bela nikkei com o tradicional Bingata de Okinawa. Este ano, terá a participação de até 30 candidatas.

No espaço alimentação haverá barracas de Okinawa sobá, hijá (sopa de cabrito), ashitebiti, Iriti, satá andagui, nantu, moti, manju, yakissoba, cachorro quente, pastel, entre outras opções de comidas.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

PRESIDENTE PRUDENTE: Joe Hirata se apresenta no Ni... O cantor Joe Hirata foi uma das atrações do Nikkei Fest realizado nos dias 1º, 2 e 3, no clube de campo da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Espor...
KOBUDO: Treino comemora 370 anos de falecimento d... Em comemoração aos 370 anos de falecimento de Musashi Sensei, os filiados da Confederação Brasileira de Kobudo realizam neste sábado (23) um treino es...
ATLETISMO: Equipe da Bela Vista Osasco sagra-se ca... Yuudo Yassunaga entrega troféu de campeão à equipe de Osasco (Foto divulgação) A Anma (Associação Nikkei Mirim de Atletismo) realizou no último di...
LAZER: 7ª Noite do Havaí acontece no dia 30 de mai... A Comissão de Incremento Social do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – realiza no próximo dia 30, das 19h30 às...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *